Artérias de crianças podem ficar ‘velhas’ aos sete anos de idade, sugere pesquisa

Obesos infantis apresentavam alterações de pressão e de níveis de colesterol no sangue. Artérias delas já estavam começando a ficar rígidas e com as paredes mais espessas.

Nas crianças obesas, as artérias podem começar a ficar doentes aos sete anos de idade. A afirmação é de pesquisadores italianos e americanos, que publicaram seu trabalho na revista “Diabetes Care”.

Para chegar a essa conclusão, foram estudadas cem crianças obesas com idade entre 6 e 14 anos, que foram comparadas a crianças com peso normal. As crianças obesas apresentavam alterações da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue, além de uma tendência ao diabetes que é representada pela resistência à insulina.

Rigidez e espessura
O dado mais impressionante do estudo foi a constatação de que as artérias dessas crianças já estavam começando a ficar rígidas e com as paredes mais espessas. Essas alterações arteriais são precursoras do estreitamento da doença coronariana. As alterações das artérias foram descobertas através de um exame de ultra-som das carótidas, que levam o sangue ao cérebro.

A relação entre obesidade e um risco aumentado de diabetes e doenças do coração já era conhecida dos médicos, porém nunca haviam sido detectadas alterações tão graves em crianças tão jovens.

Todos esses achados reforçam a tese de que a obesidade deve ser combatida, principalmente com a mudança de hábitos desde a infância.

Fonte: G1

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

‘Verdadeira alegria e abundância’: ex-muçulmana supera traumas ao encontrar Jesus

Lily Meschi, uma iraniana ex-muçulmana que se mudou para os Estados Unidos ainda jovem, compartilhou sua jornada …

Viva com Esperança – Saúde & Qualidade de vida

  1. O Segredo da vida plena       2.  Alimentação Milagrosa       3. …

Por que a maioria dos cristãos não crê na distinção bíblica entre alimentos puros e impuros?

Aprendi algo com a experiência em debates, estudos teológicos e lógica formal: um lindo edifício …

Deixe uma resposta