Estudante adventista sem sala especial fica de fora do Enem

Local de prova no entanto era o indicado em seu cartão de inscrição. Ela deveria ficar confinada em sala e só fazer o exame após o pôr do sol.

Fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a estudante Ana Patrícia Pacheco Passos, de 19 anos, teve uma surpresa ao chegar ao local de prova do Enem, na tarde deste sábado (5 de novembro).

Apesar de ter requisitado condições especiais, não havia na UERJ, Zona Norte do Rio, uma sala especifica para os sabatistas.

Segundo a orientação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os candidatos de religiões sabatistas, que tem o sábado como dia sagrado, deveriam ficar confinados em uma sala separada e só iniciar a prova após o pôr do sol.

“O segurança não sabia de nada e a coordenadora de prova me disse que ou eu fazia a prova com todo mundo ou não a fazia. Não abro mão do meu direito religioso e de ter minha religião respeitada. Fiz tudo certo, troquei e-mails, recebi orientação do Inep e cheguei na hora”, explicou ela.

Além do cartão de inscrição com a indicação do local de prova, Ana Patrícia levou também o e-mails impressos que recebeu do Inep.

“Ano passado também fiz a prova mas era tudo em um dia só e em um domingo”, lembrou Ana que vai fazer vestibular para medicina pela segunda vez.

Procurada pelo G1, a coordenação de prova da UERJ não quis se pronunciar.

Fonte: G1

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Argélia fecha todas as igrejas e proíbe conversões ao cristianismo

  A associação Portas Abertas revelou que todas as igrejas protestantes evangélicas na Argélia estão …

Cristãos pressionados a renunciar à fé em Bangladesh

Kulsum* e Hamila* são duas mulheres cristãs do Norte de Bangladesh que conhecem a dura realidade da …

‘Verdadeira alegria e abundância’: ex-muçulmana supera traumas ao encontrar Jesus

Lily Meschi, uma iraniana ex-muçulmana que se mudou para os Estados Unidos ainda jovem, compartilhou sua jornada …

Deixe uma resposta