“O sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2:27-28)
É certo que temos que desfrutar da comunhão com Deus todos os dias, e todos os dias são abençoados, mas somente um dentre os sete dias da semana foi separado e santificado.
O sábado é o dia do Senhor, o dia em que nós em família separamos para Deus somente.
O sábado é um memorial da criação – o Criador, após ver o mundo maravilhoso que tinha feito, descansou.
É um memorial da salvação – o Salvador após sofrer e morrer em nosso lugar, descansou no sábado.
Ele disse:
“Eu vos dei o exemplo, para que como vos fiz, façais vós também.” (João 13:15)
Para o nosso descanso físico temos o sábado.
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou (Êxodo 20:8-11)
Para o nosso descanso espiritual temos Jesus.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28)
Para o nosso descanso eterno teremos a Nova Terra. (Apoc 21 e 22)
Deus não muda.
Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos (Malaquias 3:6)
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. (Tiago 1:17)
Quando Se propõe a realizar uma coisa, ELE A REALIZA, a despeito dos fracassos humanos. O convite e a promessa divinos não deixam de estar em vigor, e uma vez que o então chamado “povo de Deus” (Israel) não entrou no Seu “descanso”, logicamente “RESTA UM REPOUSO PARA O POVO DE DEUS” (Hebreus 4:9), e este povo são os cristãos.
A conclusão do autor da carta aos Hebreus é a de que os cristãos podem entrar nesse “repouso”,
porque podem
“chegar confiantemente ao trono da graça” (Hebreus 4:16)
onde Cristo ministra como:
“o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão” (Hebreus 3:1)
Eles acharão Alguém que se compadece deles e lhes dá socorro em tempo oportuno. Fazendo isso, entrarão como um povo, no “descanso de Deus”, tornam-se Sua propriedade particular, povo escolhido, nação eleita, sacerdócio real.