35. Cirilo de Alexandria

Cristologia – Século V – Éfeso

A natureza de Cristo é única. Ela é o resultado da amalgamação de sua natureza humana e divina.

Por ocasião da controvérsia nestoriana, Cirilo de Alexandria (378- 444), passou a defender a tese cristológica de que em Cristo havia duas pessoas distintas, uma divina e outra humana. 

Eram duas naturezas distintas antes da união. Porém, após a união, ambas resultaram numa só natureza.

Essa doutrina cristológica ficou sendo conhecida pelo nome de miafisismo.

A palavra “miafisismo” é de origem grega. Ela foi criada como uma reação ao nestorianismo, que ressaltava que Cristo tinha duas naturezas distintas habitando num mesmo corpo.

Cirilo foi um escritor prolífico, mas pomposo e de difícil leitura. Suas frases são longas e intrincadas, com várias orações subordinadas e construções desnecessariamente complicadas. Ele foi protagonista de todas as controvérsias cristológicas ocorridas no final do quarto até meados do quinto século.

Em 431, a formula cirílica foi adotada pelo Concílio de Éfeso. Posteriormente essa teologia cristológica foi denominada por miafisismo.

O miafisismo acabou tornando-se a fórmula cristológica das igrejas ortodoxas orientais. Como foi dito, a fórmula afirma que Jesus tem as duas naturezas, humana e divina, fundidas numa só. 

As duas naturezas estão unidas sem separação, sem confusão e sem alteração. Ou seja, o Cristo encarnado tinha uma natureza, mas uma natureza que é ainda tanto divina quanto humana, com todas as características de ambas.

Os miafisistas rejeitaram a fórmula apresentada pelo Concilio de Calcedônia (451), pois nele foi adotado o diofisismo.

A definição ciriliana foi adotada apenas pelos três primeiros concílios ecumênicos. Para os miafisistas a natureza de Cristo é única, fruto da uniãoda natureza humana e divina.

A fórmula definida pelo Concílio de Calcedônia continua sendo o ensinamento oficial da Igreja Ortodoxa, Católica e dos Protestantes tradicionais.

As igrejas agrupadas sob a Ortodoxia Oriental seguem a fórmula cristológica de que em Jesus há uma parte humana e a parte divina, mas estas duas partes estão unidas formando uma única natureza de Cristo.

As igrejas ordotoxas orientais incluindo os coptas que se consideram miafisista são as seguintes: Igreja Apostólica Armênia, Ortodoxa Síria, Ortodoxa Alexandrina (copta), Ortodoxa Etíope, Ortodoxa Eritreita, entre outras.

As igrejas orientais estão separadas das Igrejas Católica e Ortodoxa. Elas aderiram somente aos três primeiros concílos ecumênicos e rejeitaram a formula proposta pelo Concílio de Calcedônia.

 


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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