A Expiação de Jesus e a Expiação de Satanás

Veja antes o Artigo: Um Bode para Jesus e outro Bode para Azazel.

Muitos Apologistas evangélicos acusam os adventistas de ensinar que Satanás seria o co-redentor do mundo. Um argumento extremamente desrespeitoso inventado por quem desconhece o funcionamento do santuário terrestre e a doutrina adventista do santuário. Tanto Jesus quanto Satanás fazem expiação, mas de forma OPOSTA.

Satanás precisa expiar seus próprios pecados e os que fez os outros cometerem, na qual ele é co-participante! Ele é o autor do pecado e culpado por toda a rebelião!

Com Jesus é diferente! Ele não tem pecado próprio a expiar! Mas apenas dos que se achegam a ele para salvação!

JESUS

Imagem de Freepik

1- Santo, puro, imaculado. Morreu fazendo EXPIAÇÃO pelos pecados dos santos (todos que se achegam a ele para salvação). É simbolizado pelo bode que é morto e seu sangue levado até o santíssimo. Ressuscitou dos mortos porque o salário do pecado é a morte e Ele nunca pecou. Após expiar os pecados subiu aos Céus donde foi advogado dos santos até 1844. Após esta data começou o julgamento. Cristo apaga dos livros os pecados de todos que tiveram fé nele e atesta os salvos perante os anjos.

AZAZEL

1– O autor do pecado. Não derrama seu sangue em favor de ninguem. Prefigurado pelo Bode enviado ao deserto. Quando Jesus morreu na cruz se tornou o penhor da salvação dos crentes. O pecado dos crentes foi colocado sobre Jesus e depois sobre o santuário celestial. Quando Jesus sai do santuário na segunda vinda e o JUÍZO DECLARA OS SANTOS JUSTOS mediante seus sacrifício, Cristo jogará toda a culpa do pecado dos maus e dos bons sobre Satanás.

Cristo não pode ficar com os pecados dos santos sobre si, porque ele não TEM PECADO E NÃO É o autor do pecado.

2- Satanás pagará (expiará) pelos seus pecados e pelos pecados que fez os outros cometerem.

3- O fato de ser enviado pro deserto é o simbolismo do Milênio em que ele ficará preso ao deserto, ou seja, à Terra destruída pela segunda vinda.

4- Como o salário do pecado é a morte Satanás morrerá no fim do Milênio (Apoc 20:9) ao tentar invadir, junto com os ímpios, a Nova Jerusalém.

 

VEJA QUE AS EXPIAÇÕES SÃO DIFERENTES! JESUS NÃO FEZ NINGUEM COMETER PECADO E NEM NUNCA PECOU!

 

 

REPREENSÃO aos que distorcem a doutrina adventista do santuário:

Jesus não tem pecados próprios a expiar e ele nunca fez ninguem cometer pecado nenhum. Jesus morreu POR CAUSA de nossos pecados.

Satanás morrerá por causa de SEUS PRÓPRIOS PECADOS E DOS QUE FEZ OS OUTROS COMETEREM.

É muito diferente. É indispensável entender como funciona o Plano da Redenção simbolizado no santuário. visitem:

www.osantuario.com.br

.

Respondendo as questões da CACP

1- Como O Bode Azazel pode simbolizar Satanás, se a Bíblia diz que ambos os bodes deveriam ser perfeitos. Satanás é puro e perfeito (Levítico 1:3)?

RESPOSTA: Todo o serviço do santuário é simbólico. Por exemplo: antes de oficializar e entrar no lugar santo o sacerdote tinha que se banhar numa bacia. Isto é simbolo do batismo por imersão e do lava pés.

Igualmente os 2 Bodes eram escolhidos sem defeito físico para indicar 2 pessoas perfeitas que seguiram caminhos diferentes:

Levítico 16:8:Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o SENHOR, e a outra, para o bode emissário.

Uma pessoa perfeita que é Cristo morre por nossos pecados (O BODE sacrificado) e outra pessoa deixa de ser perfeita quando o sacerdote sai do santuário e coloca a culpa pelo outro Bode ter morrido e toda a congregação ter pecado em cima dele!

A Bíblia afirma que satanás era perfeito:

Ez 28:14-15: “Eu te coloquei com ó querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade”.

O fato do Bode azazel ser afastado da congregação no fim da expiação denota que ele é o originador do pecado, o culpado pelos pecados dos santos (que Cristo redimiu) e inclusive o culpado pelo pecado de ter matado o outro Bode (Cristo)!

Agora o fato de lançar sortes de modo algum pode ser interpretado da forma literal. Ali é um simples ato de escolha, para saber qual bode vai representar o messias e qual bode vai representar seu inimigo. O texto já é claro: apenas “um Bode é para o Senhor”! Tomemos por exemplo o castiçal no lugar santo que simboliza o Espírito Santo e os 12 pães da mesa da proposição que simboliza os 12 apóstolos e as 12 tribos de Israel. Sabemos que Jo 6:35 afirma tb que “Jesus é o pão da vida”.

Nota 1: Segundo o Talmud, os animais deviam ser tão parecidos entre si tanto quanto fosse possível consegui-los. Para evitar a confusão logo depois de ter lançado sortes, se colocava um cordão escarlate nos chifres do macho caibro para o Azazel e um cordão no pescoço do macho caibro para o Senhor. Assim era possível distinguir claramente entre os dois. A grande maioria das versões deixam sem traduzir a palavra hebréia azazel, porque não há unanimidade de opinião quanto ao significado desta palavra. Muitos eruditos modernos sustentam, junto com os judeus, que Azazel é um espírito suprahumano, pessoal e maligno. Assim como um macho era para o Senhor, um Ser pessoal, o outro animal devia ser também para um ser pessoal, e posto que evidentemente existe aqui uma antítese, a posição mais lógica seria a de pensar que Azazel está em oposição ao Senhor, e portanto não pode ser a não ser Satanás.

Nota 2: Um bode é escolhido para o Senhor e o outro é escolhido para Azazel, há um aparente contraste entre ambos e aquilo que representam. A idéia de que Azazel representa Satanás não é uma idéia original de um grupo de crentes. No livro de l Enoque (2º Séc. a.c) há uma lista de anjos, que recebem muitos nomes, que são dados aos anjos bons e aos maus; entre os anjos maus está o nome de Azazel. Portanto, em tempos pré-cristãos, Azazel foi identificado com um poder demoníaco.

2- Se não existisse o santuário e a morte do Cordeiro de Deus, Satanás expiaria sua culpa da mesma maneira?

O santuário somente foi dado ao hebreus para explicar o PLANO DA REDENÇÃO. Sem santuário não haveria plano da redenção. Nenhum ser humano jamais se salvaria. Obviamente que se fosse assim Deus não seria amor e justiça, mas seria apenas Justiça Implacável. Provavelmente a raça humana teria sido aniquilada no dilúvio. Os anjos maus tb seriam todos mortos. E Satanás ainda expiaria sua culpa de ter pecado e a culpa de ter levado 1/3 dos anjos e toda raça humana ao pecado.

OBS: Esta questão foi criada para mostrar NOVAMENTE aos apologistas evangélicos a diferença evidente entre a expiação de Azazel e do Cordeiro que derrama o sangue no santuário. Mesmo se Cristo não viesse nos salvar, ainda assim Satanás teria o que expiar. (A expiação de Lúcifer não salva ninguem e nem a si próprio).

 Leia Também

Fonte: Adventismo em Foco

Atualizado em 25 de Julho de 2009.

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Entre o “não é” e o “aparecerá”

A revelação mais surpreendente de Apocalipse 17 é a declaração de que a besta “está …

O método historicista de interpretação protestante

O texto a seguir, extraído da obra do Reverendo Joseph Tanner, Daniel and the Revelation, assinala …

Um Bode para Jesus e outro Bode para Azazel

Levítico 16:8: E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×