A leitura da Bíblia surpreende. Cantares 4 é surpreendente! Nesse capítulo, o esposo e a esposa fazem elogios um ao outro. Mas quem toma a iniciativa é o marido. O esposo exalta as qualidades físicas da esposa, destacando características específicas e marcantes de sua beleza física. Mas os elogios não se restringem aos aspectos físicos. Ele destaca a força, a postura e a pureza dela. Ele enfatiza que nela não há defeito.
Uma qualidade destacada é a virgindade da esposa quando era noiva. Quando ela se casou, não havia tido experiência sexual. Ele diz: “Meu amor, minha noiva, você é um jardim fechado, um manancial recluso, uma fonte selada” (Cantares 4:12). Isso indica que a jovem se guardou somente para o amado.
O ensinamento bíblico é claro: a experiência sexual deve ser reservada para o casamento e vivida entre um homem e uma mulher. “Mas estamos no século 21”, alguém pode dizer. “Estamos em outros tempos.” Outra pessoa pode argumentar: “Nada a ver; eu faço com meu corpo o que eu quero. Meu corpo, minhas regras.” Ainda alguém pode afirmar: “As pessoas decidem quando e como ter relacionamento sexual, e não devemos reprimi-las.”
Toda opinião deve ser respeitada, claro. Mas se alguém afirma ser cristão bíblico, então DEVE viver este princípio em todo tempo e lugar: a experiência sexual é reservada para o casamento, e vivida entre um homem e uma mulher. Não há negociação. Ponto. E isso vale para homens e mulheres.
“Eu sou cristão, eu sou cristã, e sobre esse assunto eu penso diferente.” Se alguém pensa e vive diferente dos princípios bíblicos, tem essa liberdade; claro que tem. Mas então não pode dizer que é cristão bíblico. Simples assim.
Num mundo em que tantos pregam o relativismo naquilo que convém, numa sociedade em que o sexo é mercadoria servida a gosto do freguês, a Bíblia é categórica: o sexo deve acontecer no contexto do casamento, exclusivamente entre um homem e uma mulher. Esse conceito pode parecer careta no mundo em que vivemos. Mas sabemos que pureza e fidelidade são elementos essenciais para um casamento seguro e feliz.
A sexualidade que traz felicidade total é aquela que segue as orientações do Pai Celestial.
Ser cristão bíblico tem seus custos. Seguir os princípios da Palavra é um deles.
(Adolfo Suárez é pastor e reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia)
1 Tessalonicenses 4 é um texto notável quando o assunto é esse: “…não com desejos imorais, como os gentios que não conhecem a Deus” (v. 5).
Fonte: Outra Leitura
Descubra mais sobre Weleson Fernandes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.