9 – Educando para a Vida Eterna

TEMA: Educação dos filhos

PROPÓSITO: Alertar para as responsabilidades de pais e mestres

TEXTO: Lc 2:52

TESE: Educando em todas as áreas

INTRODUÇÃO

Pais e mestres Deus lhes deu um tesouro em suas mãos, os filhos, esses meninos e meninas são o único material que Deus lhes deu com o qual vocês podem fazer homens e mulheres para a sociedade bem como para a eternidade.

 

 E. G. White, comentando S. Luc. 2:52, disse: “Aqui nos é sugerido o dever dos pais e mestres. Seu empenho deve ser cultivar as tendências dos adolescentes para que em cada fase de sua vida representem a beleza natural apropriada a esse período, desenvolvendo-se naturalmente como as planta no jardim”. (PJ, p 83).

 

 Por isso devem dedicar o seu melhor, conhecendo cada fase e procurando educar conforme os desígnios de Deus.

I – O DESENVOLVIMENTO FÍSICO

     A) Crescendo em estatura

1. Grande é a responsabilidade dos pais na formação física de seus filhos. Uma das formas que se pode cumprir este dever é através de práticas úteis na vida durante o crescimento do filho, desde os seus primeiros anos.

2. Eliseu é um exemplo: “Os primeiros anos da vida do profeta Eliseu passaram-se na quietude da vida campesina, sob ensino de Deus e da natureza, e na disciplina do trabalho útil”. (Educação, p 58). Como o exemplo de Jesus que crescia em estatura. “Aprendeu o ofício de carpinteiro e trabalhou com suas próprias mãos na pequena oficina de Nazaré… ao trabalhar na infância e na juventude, a mente e o corpo se desenvolviam”. (OC p 345).

3. Os professores também terão sua responsabilidade neste papel, devem ser exemplos. “O exercício ao ar livre, especialmente no trabalho útil, é um dos melhores meios de recreação para o corpo e o espírito; e o exemplo do professor inspirará seus discípulos com o interesse e respeito pelo trabalho manual”. (Educação p 278).

II – O DESENVOLVIMENTO MENTAL

A) Crescendo em conhecimento

1. A primeira escola dos filhos deve ser o seu próprio lar, uma responsabilidade dos pais, mas principalmente da mãe. “Para os primeiros oito ou dez anos da vida de uma criança, o campo ou o jardim é a melhor sala de aula, a mãe é o melhor professor, a natureza o melhor compêndio… A mãe deve ser a professora, e o lar a escola, em que cada criança receba suas primeiras lições”. (OC p 300,301).

2. A escola intermediária: “Planejando acerca da educação dos filhos, fora do lar, devem os pais compenetrar-se de que não mais é coisa livre de perigo enviá-los às escolas públicas, e cumpre que se esforcem para enviar às escolas onde obtenham educação baseada em fundamentos escriturístico”. (CPPE, p 205).

3. A escola celestial: “Aquele que coopera com o propósito divino em transmitir à juventude o conhecimento de Deus, e em lhes moldar o caráter em harmonia com o seu, realiza uma elevada e nobre obra. Suscitando o desejo de atingir o ideal de Deus, apresenta uma educação que é tão alta como o céu e tão extensa como o universo; uma educação que não poderá completar-se nesta vida, mas que se prolongará na vindoura; educação que garante ao estudante eficiente sua promoção da escola preparatória da terra para o curso superior – a escola celestial”. (Educação, p 19).

III – O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

A) Crescendo em graça

1. “A grande obra dos pais e dos mestres, é a formação do caráter – procurar restaurar a imagem de Cristo nos que se acham sob seus cuidados”. (CPPE, p 61).  O esforço no ensino e formação do físico e intelectual são importantes; porém mais importante e indispensável sem dúvidas é a formação do caráter.

1. “Podem as crianças ser cristãs, tendo uma experiência de acordo com sua idade. Isto é tudo quanto Deus delas espera. Necessitam de ser educadas nas coisas espirituais; e os pais devem dar-lhes toda oportunidade para que formem caráter semelhante ao de Cristo”. (PJ, p 84).

2. Os pais devem estar atentos para sua responsabilidade na formação espiritual de seus filhos. Devem fazer a parte deles; porém dependendo sempre da cooperação de Deus. “Pai cristãos, suplico-vos que desperteis… Caso negligencieis vosso dever os vos esquiveis de vossa responsabilidade, esperando que o Senhor faça vosso trabalho, sereis desapontados. Quando tiverdes feito fielmente tudo que puderdes, trazei vossos filhos para Jesus; e com fé sincera e perseverante intercedei por eles. O Senhor será o vosso ajudador; cooperará com os vossos esforços; em sua força alcançareis a vitória”. (OC, p172).

CONCLUSÃO

Os pais e professores sabem com certeza que tem uma grande responsabilidade em suas mãos; pois devem dedicar o seu máximo esforço e é claro somado ao esforço divino para formarem homens e mulheres para a eternidade. Deve haver cuidado especial em todas as áreas: física, mental e principalmente espiritual; pois no céu haverá a continuidade deste processo.

“Ali toda faculdade se desenvolverá, e toda capacidade aumentará. Os maiores empreendimentos serão levados avante, as mais altas aspirações realizadas, as maiores ambições satisfeitas. E, todavia, surgirão novas culminâncias a galgar, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos assuntos a apelarem para as forças do corpo, espírito e alma”. (Educação, p 307).

APELO

Queridos pais e mestres presentes, quantos de vocês querem neste momento pedir a Deus que faça de vocês um instrumento nas mãos dEle para educarem os filhos de tal forma e em todas as áreas, de maneira que estejam preparados no grande dia, para ingressarem na escola superior, “vida eterna”.

 

BAIXAR PDF

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

 

Baixar


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Folheto Digital: Sábado, o Dia de Deus!

Esse folheto digital aborda o assunto do Sábado como dia de guarda na Bíblia Sagrada. …

2 Sermões em PDF para o Dia das Mães

Quem criou o Dia das Mães? Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante …

8- A única resposta a violência – Intervenção

A. DEUS ESTÁ DISPOSTO A INTERVIR, EM MEIO À VIOLÊNCIA 1. Quando a violência propagou-se …

Deixe uma resposta