11 – Família de Caná

TEMA: Família

TEXTO: João 2:1-12

PROPÓSITO: Comprometer os casais com a salvação da sua família e do seu lar

INTRODUÇÃO

Esta passagem sagrada apresenta a mais completa aplicação do evangelho de Cristo para resolver os problemas da família. Na verdade, este texto da Bíblia é a história de uma família que estava à beira da ruína e de um vexame público, porque para aquela gente daquela época, se alguém oferecesse uma festa de casamento, de diferente das festas de hoje em dia que só duram algumas horas; naquela época duravam dias, e caso faltasse o vinho, isso seria a pior vergonha não só para os noivos mas para toda a família também. Mas, um milagre transformou a água em vinho e resolveu o problema.

 

I – AS FAMÍLIAS DE HOJE

 

As famílias hoje em dia estão passando por uma das piores crises desde que foi instituída por Deus no Éden, e semelhante àquela família de Caná estão à beira da ruína e da perdição eterna.

_ Há problemas de pais com os filhos, que freqüentemente se tornam estranhos dentro de casa; há problemas de desunião entre os irmãos; há problemas financeiros; há problemas de saúde; há problemas com os cônjuges, que segundo informações do IBGE, desde que o divórcio foi instituído em 1977 aqui no Brasil, um em cada quatro casamento se desfaz; e, do 1° para o 2° ano de casamento ocorre um fenômeno assustador. Os casos de divórcios se multiplicam para mais de 10 X mais. Passado de 542 até o 1° ano, para mais de 7.000 divórcios em média.

APLICAÇÃO:

Assim, muitos clamam hoje: _ Há esperança para mim?

_ Há esperança para o meu caso?

Os casais clamam:

_ Que devo fazer para manter o meu casamento?

_ E vocês os pais: como posso educar e orientar os meus filhos no temor do Senhor?

_ Os filhos: existe algum poder especial para me fazer entender e obedecer a meus pais, e permanecer nos caminhos de Deus?

TRANSIÇÃO: Meus irmãos e irmãs, se algumas dessas coisas estão se passando em tua vida, então você precisa entender melhor essa história da família de Caná.

II – PROBLEMAS NA FAMÍLIA DE MARIA

A)  Conflito na festa. Maria estava muito atarefada por dois motivos [antes, ler os versos 1,2 e 3]

1 Mulher prendada. Maria por ser uma mulher muito prendada não estava ali apenas para comer e beber, mas para resolver os problemas.

2 Para esconder sua dor. Talvez Maria estivesse querendo esconder a dor da separação de seu esposo José, pois já havia falecido naquela ocasião; ou, então para esconder a dor da ausência do filho primogênito do seu ventre, que havia saído de casa a quase dois meses, desde que foi batizar-se no Jordão, até os quarenta dias no deserto, e iniciado o convite dos seus cinco primeiros discípulos.

TRANSIÇÃO:

Talvez alguém pergunte: Jesus foi indelicado com a sua mãe.

3  Conflito entre mãe e filho. [ler o verso 4]

a Não por dois motivos.

B) Para aquela cultura o termo mulher, só era usado quando alguém se dirigia a alguém do sexo feminino com muito respeito e carinho, semelhante ao “mãinha” dos bahianos que mesmos chateados usam essa palavra somente com muito respeito e carinho.

C) Vinho para Maria X vinho para Jesus. Vinho para Maria significava a festa, o romance, a alegria. Mas para Jesus o vinho significava o seu próprio sangue que deveria derramar na cruz; não só a favor daquela família de Cana, mas por todas as famílias. [ler os versos 4 e 5] Então nos olhos e nas palavras de Cristo, Maria compreendeu a vontade dEle; e abençoada pelo Espírito Santo, disse aos serventes: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.

TRASIÇÃO:

Agora com o coração aberto de Maria o Divino Mestre podia apresentar a grande lição para resolver os problemas das famílias.

II – SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS

A) – Lição da cooperação humana.

1 [ler o verso 6] Seis talhas = seis corações de pedra – pais, irmãos, primos… Jesus sabia que os problemas do divórcios; as brigas, a loucura, o desespero… procedem do interior do coração [Mc. 7:21-23]. Por isso ordenou a participação humana em “encher as seis talhas”.

2 Água.. No evangelho de João, a água é o Espírito Santo [ler João 7:37-39]. E assim, encontramos a mesma verdade ensinada para à mulher samaritana, em João 4:10, “se conheceres o dom de Deus, e quem… tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva”.

Segundo Roger Morneaau, em seu livro: Respostas Incríveis à Oração, pág. 31, “a graça é o poder do Espírito Santo em ação”, aplicando os méritos do sangue de Cristo, para:

a) Perdoar pecados (Isa. 59:1 e 2);

b) Reconciliação (Filemon 25); 

c) Regeneração (Tito 3:5)

B) Momento do milagre

1- [ler o verso 8] Ninguém sabe dizer o momento exato do milagre; se foi no “enchei”, no “tirai”, ou no “leva”, mas o importante é que o poder do Espírito da graça de Cristo transformou a água em vinho e resolveu o problema daquela família.

APLICAÇÃO:

Estarei falando hoje para um “Maria” que está com o seu coração endurecido para com o seu esposo (a), e com a vida cheia de problemas?

Então “Maria”, pode parecer ridículo água transformar-se em vinho. Mas, você precisa exercer fé! Você precisa encher as “seis talhas de água”.

CONCLUSÃO

A)- Como vimos, diante dos problemas no casamento e na família, só a graça do Espírito Santo de Deus agindo dentro do nosso coração de pedra, é que pode transformar a água em vinho e resolver o problema.

B) Nossa parte é exercer fé, sendo um cooperador da nossa própria salvação, e da salvação de tua família.

APELO

Não poderíamos concluir aqui, sem termos um momento de oração. Mas antes quero fazer um convite especial para os casados. Você que é casado, e sente que você precisa exercer a tua fé, você sente que precisa fazer um compromisso diante de Deus, para encher a tua própria talha de pedra e as talhas da tua família. Quero pedir que você fique de pé agora, e venha aqui na frente para orarmos com você!

 

BAIXAR PDF

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

Baixar


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Folheto Digital: Sábado, o Dia de Deus!

Esse folheto digital aborda o assunto do Sábado como dia de guarda na Bíblia Sagrada. …

2 Sermões em PDF para o Dia das Mães

Quem criou o Dia das Mães? Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante …

8- A única resposta a violência – Intervenção

A. DEUS ESTÁ DISPOSTO A INTERVIR, EM MEIO À VIOLÊNCIA 1. Quando a violência propagou-se …

Deixe uma resposta