As 5 vezes que Deus se Arrependeu

A Bíblia registra 5 (Cinco) ocasiões em que Deus se arrepende de algo, veja quais foram elas.

CITAÇÕES

1. Gênesis 6:5-7

Por ocasião do dilúvio a maldade desencadeada pela descendência de Caim, gerou um estado de violência, imoralidade e criminalidade que acarretou um estado de tristeza no coração de Deus…

 

“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.”

 

2. Êxodo 32:14

Quando o povo adorou o Bezerro de ouro ao saírem do Egito, Deus sugeriu a Moisés destruir os Israelitas e fazer por meio dele uma nova nação, no entanto Moisés intercedeu pelo povo, e foi nessa circunstância que…

 

“Então, se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo.”

 

A sugestão divina a Moisés tinha na verdade o primário propósito de provar seu caráter.

3. 1 Samuel 15:11

Quando Saul desobedeceu a ordem de Deus enviada por meio de Samuel…

 

 

“Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.”

 

4. 1 Crônicas 21:15

Quando Davi fez um censo de Israel Deus enviou uma praga que matou milhares de pessoas, um anjo estava para exterminar mais alguns em Jerusalém, quando…

 

“Enviou Deus um anjo a Jerusalém, para a destruir; ao destruí-la, olhou o SENHOR, e se arrependeu do mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, retira, agora, a mão. O Anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.”

 

5. Jonas 3:10

Quando o profeta Jonas pregou na cidade de Nínive, dizendo que em 40 dias a cidade seria subvertida, toda a população se converteu, incluindo o Rei, e como resultado…

 

“Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.”

 

EXPLICAÇÃO

O arrependimento de Deus não é como o do homem. “Aquele que é a Força de Israel não mente nem Se arrepende; porquanto não é um homem para que Se arrependa.” I Sam. 15:29. O arrependimento do homem implica uma mudança de intuitos. O arrependimento de Deus implica uma mudança de circunstâncias e relações. O homem pode mudar sua relação para com Deus, conformando-se com as condições sob as quais pode ser levado ao favor divino; ou pode, de moto próprio, colocar-se fora da condição favorável; mas o Senhor é o mesmo “ontem, e hoje e eternamente”. Heb. 13:8. A desobediência de Saul mudou sua relação para com Deus; mas as condições de aceitação por parte de Deus ficaram inalteradas – as reivindicações de Deus eram ainda as mesmas; pois nEle “não há mudança nem sombra de variação”. Tia. 1:17. (Ellen G. White – Patriarcas e Profetas 630)


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Estaria a Bíblia cheia de erros?

A Bíblia está CHEIA de erros      -o primeiro erro foi quando Eva duvidou …

Biblias

Bíblias     Bíblia Comentada   Acessar     Bíblia Narrada e Musical Vol 1 …

Sete Pessoas famosas da Bíblia que tiveram lepra

1 – Miriam A irmã de Moisés, a mesma que o vigiou quando ele foi deixado no …

Deixe uma resposta