“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3:13).
Este versículo bíblico é muitas vezes interpretado como um argumento contra a lei de Deus e em favor de Jesus Cristo. Esta é uma grosseira perversão de seu sentido. Aqui está o que ele significa, e o que não significa.
“A maldição da lei” paira sobre aqueles que infringem a lei (cf. Deut. 28:15).
“A maldição da lei” é “morte” (comparar com 1 João 3:4 Romanos 6:23).
A morte é pronunciada sobre todos os que infringem a lei de Deus (dos Dez Mandamentos) porque essa lei é tão perfeita, tão santa, tão imutável (veja Romanos 7:12), e tão eterna (sendo escrita em pedra, Êxodo 31:18), que todos os infratores são justamente condenados à morte por violarem seus princípios sagrados.
Assim, Gálatas 3:13, não é um argumento contra a lei de Deus, mas a favor dela.
A boa notícia é que Jesus Cristo voluntariamente tomou o horror da “maldição da lei” tornado-se “maldição para nós”.
Por causa do que Jesus fez por nós no Calvário, podemos nos arrepender de nossos pecados, ter fé nEle, sermos totalmente perdoados, e assim, ficarmos em pé perante a Lei de Deus como se nunca tivéssemos pecado (veja Romanos 3:26).
Longe de abolir a lei de Deus, a morte de Jesus Cristo estabelece sua santidade e validade eterna (Romanos 3:31).
Compreender a relação adequada entre a lei e o evangelho leva as pessoas a escolherem “guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apocalipse 14:12).
Como é o seu entendimento hoje?
Texto de autoria de Steve Wohlberg, publicado no site White Horse Media. Crédito da Tradução: Blog Sétimo Dia https://setimodia.wordpress.com/