A Verdade da Ressurreição dos Mortos Parte 1

INTRODUÇÃO

1- A Origem do Mal

“Então Satanás e seus anjos foram expulsos para a Terra!” (Apoc 12:7-12)

-Você pode ler a história completa de Lúcifer em Isaías 14:11-18; Ezequiel 28:13-19; e Apocalipse 12:4-12.

A Bíblia diz que existem milhões de anjos criados. (Daniel 7:10) Entre eles havia um querubim que trabalhava próximo do trono de Deus. Ele era considerado bom e perfeito até o dia que pecou contra o Altíssimo. A Bíblia diz que ele elevou o seu coração de forma orgulhosa por causa de sua formosura. (Ezequiel 28:17). Por causa de seus sentimentos malvados ele acabou por corromper a sua sabedoria e sem explicação nenhuma se revoltou contra Deus. Seu objetivo era derrubar Deus do trono e se tornar igual a Ele. (Isaías 14:14). Para poder conseguir isso ele conseguiu convencer 1/3 (um terço) dos anjos do céu a ficar do seu lado. (Veja que em Apocalipse 12:4 a cauda do Dragão arrasta 1/3 das estrelas do Céu. O Livro de Jó, no capítulo 38:4-7 afirma que estrelas são símbolos para anjos). Ele prometeu um governo melhor do que o divino, aonde os anjos não teriam que obedecer a Lei de Deus.

Guerra Total: Então a Bíblia diz que o Capitão do Exército de Deus (Josué 5:13-15), o arcanjo Miguel teve que intervir para acabar com a rebelião. Arcanjo significa: aquele que está acima dos anjos. Miguel significa: Quem é como Deus? Apocalipse 12:7 continua a história dizendo que houve guerra no céu entre Miguel e seus anjos e Satanás e os anjos que ficaram ao seu lado. No entanto, Lúcifer perdeu a guerra e junto com a terça parte dos anjos celestiais foi expulso para a Terra!

Dessa forma, o mal chegou a nosso recém criado planeta que se viu no meio de um conflito de proporções cósmicas. Até nesse ponto da história já se percebe um engano terrível que a Bíblia Sagrada não aprova: a idéia da existência do inferno. A Bíblia não diz que Satanás foi expulso para o inferno, mas sim para a Terra. O próprio Jesus declarou que viu Satanás caindo do Céu como um raio. (Ver Apocalipse 12:9 e Lucas 10:18). A idéia de um inferno a arder eternamente é contra o que a Bíblia ensina do destino dos maus.

Depois de sua expulsão do Céu, Lúcifer usou uma serpente como médium levando Adão e Eva a pecarem contra Deus. Veja Gênesis capítulo 3. Desde então os seres humanos perderam a imortalidade e ficaram sujeitos a influência dos anjos maus ou espíritos de demônios como são popularmente conhecidos. Mas, Deus em sua onisciência já sabia que isso poderia acontecer e formulou um plano de salvação que redimisse os seres humanos e mantivesse todo o universo livre da rebelião ou do pecado. Esse plano foi formulado antes da criação da Terra (Ap 13:8, Colossenses 1:26, 2:2) e aplicado na vida e morte de Cristo.

Mas foi na batalha do Éden que Satanás lançou a maior de todas as mentiras que se arraigou na cultura da humanidade. Vamos analisá-la à seguir:


2- A Primeira Mentira do Querubim Caído

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maior mentira já inventada pelo inimigo de Deus para enganar o ser humano foi pela primeira vez proclamada no Jardim do Éden:

Deus disse: “Se Vocês Comerem do fruto… Morrerão”, ou seja, O “Salário do Pecado é a Morte”. “A Alma Que Pecar Morrerá”! Genesis 3:3; Romanos 6:23; Ezequiel 18:4 e 20.

Satanás Disse: Podem Pecar a Vontade… “É Certo Que Não Morrereis”. Genesis 3:4.

Para apoiar sua pretensão de controlar o nosso planeta e impedir as pessoas de se preparar para a Volta de Jesus, que é o dia que os santos serão ressuscitados e serão imortalizados, Satanás inventou a idéia de que existe vida após a morte, de que a alma é imortal e que ninguém precisa se preparar para se encontrar com o grande Juiz. Ao lado desta grande mentira está o espiritismo, a Nova Era e a idéia oriental da reencarnação:

Para saber tudo sobre o que biblicamente ocorre após a morte  e sobre a ressurreição dos mortos leia os capítulos a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação sobre a ilustração acima: as escrituras afirmam que através de Cristo o Pai criou todo o Universo. Ver João 1:3, 10, Colossenses 1:15-17. Repare no plural “façamos” usado em Gênesis 1:26.

Capitulo 1 A alma humana é mortal ou imortal?

1- COMO FOI CRIADO O HOMEM? MORTAL OU IMORTAL[1]?

  1. Homem é mortal

“Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?” Isaias 51:12

  1. Homem foi criado do pó da Terra.

A ciência comprova que os elementos encontrados no pó da terra: oxigênio, fósforo, cloro, flúor, cálcio, ferro, magnésio‚ potássio e manganês se encontram presentes no organismo humano.

“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Gênesis 2:7.

  1. Homem passou a ser alma vivente

Note que ao receber o fôlego da vida o homem passou a ser alma vivente (ser vivo). O Senhor não colocou dentro do homem uma alma. Ele se TORNOU alma vivente, e NÃO RECEBEU A ALMA. Podemos concluir que: PÓ DA TERRA+ FOLÊGO DA VIDA = ALMA VIVENTE. A alma é o corpo com o fôlego da vida.

2- QUEM É O ÚNICO SER IMORTAL?

Deus Pai Todo Poderoso

…Que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém. I Tim 6:14-16.

3- A ALMA É IMORTAL?

Não.

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezeq. 18:4

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezeq. 18:2

4- COMO MORRE A ALMA? O QUE É A MORTE?

A alma morre quando Deus retira o fôlego da vida do corpo, que entra em estado de decomposição e se torna novamente pó

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Ecles 12:7

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. Gen 3:19

CORPO – FOLÊGO DA VIDA = MORTE

Note que em Eclesiastes o escritor usa o termo espírito. O que significa isto? A palavra espírito, usada neste verso, é traduzida como “fôlego da vida” em Eclesiastes 3:19. Ela vem da palavra hebraica ruach, que quer dizer “alento”, “fôlego”, “respiração”.

Não é como pretendem os espíritas uma parte espiritual consciente e viva do homem que se separa do corpo por ocasião da morte. Note que em Eclesiastes 3:19 o autor iguala a morte de homens com a dos animais:

“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. Ec 3:19

5- A QUE ESTADO A MORTE É COMPARADA?

Ao estado sonoNa Bíblia, a morte é chamada “sono” 54 vezes. A morte é um sono sem sonhos, no qual não temos consciência de nada.

Os escritores bíblicos tinham em mente a correta concepção do que é a morte, neste caso aquilo que conhecemos como a primeira morte, (primeira morte é aquela que sofremos antes do juízo final onde os ímpios finalmente irão sofrer a Segunda morte e nunca mais voltarão a vida). Para eles esta morte era comparada a um sono. O próprio Cristo, fez esta comparação, ao se referir a Lázaro, como se ele estive dormindo, quando o mesmo já se encontrava morto.

“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” João 11:11-14.

Paulo também sempre que se referia a morte como um sono. Não mencionava que as pessoas estavam mortas, mas sim dormindo.

  1. I Coríntios 15:6: Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.
  2. I Coríntios 15:20: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
  3. I Coríntios 15:51: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
  4. I Tessalonicenses 4:13: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
    I Tessalonicenses 4:14: Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
    I Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.

6- OS MORTOS TEM CONSCIÊNCIA? OS MORTOS SABEM O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS VIVOS? PODEM ELES INTERFERIR NOS ASSUNTOS DESTE MUNDO? PODEM OS MORTOS PREVER O FUTURO?

Por que esta comparação da morte com o sono? Por que quem está dormindo está inconsciente em algum momento irá despertar. Se os mortos estão dormindo, não podem revelar o futuro nem auxiliar os que estão vivos. Vários textos bíblicos indicam que os mortos não sabem de nada e não interferem nas coisas deste mundo.

Vejamos abaixo:

  1. Não sabem o que se passa entre os vivos:

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol… Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Ec 9:5,6, 10.

  1. Não louvam ao Senhor

“Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio”. Salmo 115:17

  1. Não pensam

“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos”. Salmos 146:4.

7- ONDE ESTÃO OS MORTOS?

Os bons Não estão no Céu

Se os mortos estivessem no Céu, certamente louvariam a Deus; mas este texto declara que eles partiram para o silêncio.

“Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem a região do silêncio.” Salmos 115:17.

Os maus não estão no inferno

Pois ainda ninguém recebeu a recompensa por seus atos, nem os bons nem os maus. Isto acontecerá no futuro, quando Cristo voltar a Terra, em duas etapas, os justos receberem sua recompensa na ressurreição da vida e os ímpios na ressurreição da condenação [o juízo final] (ver pergunta 8)

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Apocalipse 22:12 (Galardão significa recompensa)

Estão dormindo no pó da terraEstão nos túmulos!

“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz”. João 5:28

A palavra cemitério significa dormitório. Remontando à etimologia da palavra cemitério (do grego koimetérion, ‘dormitório’; pelo latim coemeteriu, recinto onde se enterram e guardam os mortos)

Quando Jesus ressuscitou ao terceiro dia, disse a Maria: “Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai …” S. João 20:17. Ele morreu, Seu corpo ficou descansando na sepultura.

[1] A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23) e a alma que pecar morrerá (Ezequiel 18:4). Adão e Eva foram criados imortais, mas pecaram e perderam o direito a vida eterna. Todos os seus descendentes pecaram e por isso a morte veio a todos como retribuição. (Romanos 3:23) O único que jamais pecou foi Jesus Cristo, que sendo o cordeiro imaculado morreu não para pagar a sua pena, mas a pena daqueles que cressem nEle. (Hebreus 4:15, 7:26 e 9:28).

 

Fonte: Blog Adventismo em Foco

 

Veja A Verdade da Ressurreição dos Mortos Parte 2

 

 

 

 

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

1 O que significa “Fogo Eterno” em São Mateus 18:8?

O que significa “Fogo Eterno” em São Mateus 18:8? Significa que os ímpios ficaram eternamente …

Deus pode morrer?

Quando um cristão adota a perspectiva mortalista a respeito da alma humana, uma das mais …

A IMORTALIDADE DA ALMA

  INTRODUÇÃO: Gên. 3:4.1. ” Mediante os dois grandes erros – a imortalidade da alma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×