Alguns Problemas com o Futurismo Adventista

Existe entre alguns adventistas uma obsessão com a especulação profética. O momento de relativa paz e de espera é preocupante para eles, levando-os a reinterpretar a profecia apocalíptica em linhas futuristas. Nas profecias de Daniel e Apocalipse, eles encontram as previsões relativas a algumas das nações contemporâneas do Oriente Médio e até mesmo identificam proeminentes líderes políticos e religiosos específicos como cumprimentos da profecia. Ao fazer isso, eles cometem dois erros sobre os quais Ellen G. White nos alertou.

1. Má aplicação da Profecia. Por mal aplicarem a profecia bíblica chegam a conclusões erradas. Como isso acontece? Ela explica: “Alguns tomarão a verdade aplicável a seu tempo, e a porão no futuro. Acontecimentos, na seqüência da profecia, que tiveram seu cumprimento no distante passado, são considerados futuros, e assim, por essas teorias, a fé de alguns é solapada” – Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 102. Esta afirmação rejeita a introdução do futurismo na interpretação profética adventista, através da reaplicação das profecias, e traz dois pontos sobre aqueles que tentam fazê-lo. Primeiro, eles se esqueceram de que o adversário está constantemente trabalhando em cima das mentes humanas. Por isso os estudantes da Bíblia devem ser cautelosos em interpretações pessoais da profecia. Em segundo lugar, eles ignoram que o Senhor no passado tem conduzido seu povo na interpretação da profecia. Eles destacam-se do resto do corpo de Cristo, vindo com a sua interpretação pessoal das profecias Bíblicas. “É verdade que há profecias ainda por cumprir. Mas trabalho bem errôneo tem sido feito vez após vez e continuará a sê-lo por aqueles que buscam encontrar nova luz nas profecias, e que começam por se desviar da luz que Deus já deu. Mas o Senhor não põe sobre os que não tiveram uma experiência em Sua obra a responsabilidade de fazer uma nova exposição das profecias que, por meio de Seu Espírito Santo, Ele moveu Seus escolhidos servos a explicar”. (Mensagens Escolhidas, Vol 2 págs 111 e 112).

2. Excitação emocional. A falsa sensação de excitação vai prejudicar a imagem e a mensagem da igreja. Há alguns, ao estudar não só a profecia, mas a Bíblia em geral, “têm um ardente desejo de extrair algo novo e estranho para apresentar ao rebanho de Deus. A repreensão de Deus está sobre tais professores” (Manuscript Releases, vol. 1, 61). Quando isso torna-se conhecido fora da igreja, sua reputação fica danificada. Ellen G. White escreveu: “É o desejo e plano de Satanás de trazer entre nós aqueles que vão a grandes extremos, pessoas de mentes estreitas, que são críticas e afiadas, e muito tenazes na realização de suas próprias concepções do que a verdade significa … Através do trabalho de alguns dessa classe de pessoas, o corpo inteiro dos observadores do sábado será designado como intolerante, farisaico, e fanático” (Ellen G. White, Medical Ministry, 269). Quando se trata de eventos escatológicos, é perigoso tentar preencher cada lacuna. Nossa escatologia deve ser colocada dentro da soteriologia do Novo Testamento, enfatizando a esperança como seu conteúdo principal.

……………………………………………………………………………………………………..

Artigo escrito por Angel Manuel Rodríguez para a Adventist Review. O Sr. Rodríguez é diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo dia. Traduzido pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com

Autor: Angel Manuel Rodríguez

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Entre o “não é” e o “aparecerá”

A revelação mais surpreendente de Apocalipse 17 é a declaração de que a besta “está …

As Revelações do Apocalipse

  titulo arquivo 1.  Um Livro Aberto   2.  O Personagem Central   3.  O …

Comparando Escatologias – Parte 8: Apocalipse 8-11

Na sétima postagem dessa série, analisamos as interpretações católicas e protestantes em geral a respeito …

Deixe uma resposta