Alguns Problemas com o Futurismo Adventista

Existe entre alguns adventistas uma obsessão com a especulação profética. O momento de relativa paz e de espera é preocupante para eles, levando-os a reinterpretar a profecia apocalíptica em linhas futuristas. Nas profecias de Daniel e Apocalipse, eles encontram as previsões relativas a algumas das nações contemporâneas do Oriente Médio e até mesmo identificam proeminentes líderes políticos e religiosos específicos como cumprimentos da profecia. Ao fazer isso, eles cometem dois erros sobre os quais Ellen G. White nos alertou.

1. Má aplicação da Profecia. Por mal aplicarem a profecia bíblica chegam a conclusões erradas. Como isso acontece? Ela explica: “Alguns tomarão a verdade aplicável a seu tempo, e a porão no futuro. Acontecimentos, na seqüência da profecia, que tiveram seu cumprimento no distante passado, são considerados futuros, e assim, por essas teorias, a fé de alguns é solapada” – Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 102. Esta afirmação rejeita a introdução do futurismo na interpretação profética adventista, através da reaplicação das profecias, e traz dois pontos sobre aqueles que tentam fazê-lo. Primeiro, eles se esqueceram de que o adversário está constantemente trabalhando em cima das mentes humanas. Por isso os estudantes da Bíblia devem ser cautelosos em interpretações pessoais da profecia. Em segundo lugar, eles ignoram que o Senhor no passado tem conduzido seu povo na interpretação da profecia. Eles destacam-se do resto do corpo de Cristo, vindo com a sua interpretação pessoal das profecias Bíblicas. “É verdade que há profecias ainda por cumprir. Mas trabalho bem errôneo tem sido feito vez após vez e continuará a sê-lo por aqueles que buscam encontrar nova luz nas profecias, e que começam por se desviar da luz que Deus já deu. Mas o Senhor não põe sobre os que não tiveram uma experiência em Sua obra a responsabilidade de fazer uma nova exposição das profecias que, por meio de Seu Espírito Santo, Ele moveu Seus escolhidos servos a explicar”. (Mensagens Escolhidas, Vol 2 págs 111 e 112).

2. Excitação emocional. A falsa sensação de excitação vai prejudicar a imagem e a mensagem da igreja. Há alguns, ao estudar não só a profecia, mas a Bíblia em geral, “têm um ardente desejo de extrair algo novo e estranho para apresentar ao rebanho de Deus. A repreensão de Deus está sobre tais professores” (Manuscript Releases, vol. 1, 61). Quando isso torna-se conhecido fora da igreja, sua reputação fica danificada. Ellen G. White escreveu: “É o desejo e plano de Satanás de trazer entre nós aqueles que vão a grandes extremos, pessoas de mentes estreitas, que são críticas e afiadas, e muito tenazes na realização de suas próprias concepções do que a verdade significa … Através do trabalho de alguns dessa classe de pessoas, o corpo inteiro dos observadores do sábado será designado como intolerante, farisaico, e fanático” (Ellen G. White, Medical Ministry, 269). Quando se trata de eventos escatológicos, é perigoso tentar preencher cada lacuna. Nossa escatologia deve ser colocada dentro da soteriologia do Novo Testamento, enfatizando a esperança como seu conteúdo principal.

……………………………………………………………………………………………………..

Artigo escrito por Angel Manuel Rodríguez para a Adventist Review. O Sr. Rodríguez é diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo dia. Traduzido pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com

Autor: Angel Manuel Rodríguez

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

A marca da besta é um microchip?

Muitas pessoas acreditam que a marca da besta, mencionada em Apocalipse 13:16-18 é um micro …

Material em PPT – Criacionismo

Palestras em Power Point 001 Doutrinas Biblicas – Digitais do Criador   002 Doutrinas Biblicas …

122. Quem são os 144.000 mencionados na Bíblia?

A sua pergunta tem sido causa de muita controvérsia pois há muita especulação em torno …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×