Orientações
NOTA: As classes de liderança de desbravadores são oferecidas a jovens adventistas batizados e que tenham mais de 16 anos de idade.
Cada nível de liderança deve ser alcançado separadamente, e em ordem crescente. Independente da idade, cada participante deve iniciar sempre no primeiro nível.
Os requisitos cumpridos para uma classe não têm valor para a outra. Cada requisito só terá validade quando cumprido dentro do período de realização de cada nível da classe.
1. CANDIDATO
O candidato a líder, líder máster ou líder máster avançado poderá iniciar os requisitos da classe, após receber uma recomendação, por escrito, da comissão de sua igreja.
2. PROVA
Todo o candidato a líder, líder máster e líder máster avançado deverá fazer as provas determinadas pela classe e atingir nota mínima 7. No entanto, o candidato que não for aprovado somente poderá fazer uma nova prova após três meses.
3. APLICAÇÃO DA PROVA
As provas deverão ser realizadas exclusivamente pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
4. LIVROS
Os livros indicados para as provas são:
Líder – Salvação e Serviço | Nisto Cremos | Estatuto da Criança
Líder máster – Nisto Cremos
Líder máster avançado – Nisto Cremos
5. PASTA
Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências dos requisitos do cartão.
O material deverá ser em:
- Papel: A4
- Fonte :Times New Roman ou Arial – 12
- Espaçamento: 1,5 entrelinhas
- Margens: superior – 3,0; inferior – 2,0; esquerda – 3,0; direita – 2,0
Nos casos de reação à leitura/resumo:
- Uma página: 1500 caracteres
- Duas páginas: 3000 caracteres
- Três páginas: 4500 caracteres
- Quatro páginas: 6000 caracteres
A capa deverá conter as seguintes informações:
- Título com o nível de liderança do candidato
- Nome completo do candidato
- Nome do Clube que participa
- Região
- Associação/Missão
- União
6. ENTREGA DA PASTA
Este material deverá ser entregue ao Ministério de Desbravadores e Aventureiros de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar à pasta o seu registro totalmente preenchido e devidamente assinado.
7. AVALIAÇÃO DA PASTA
A avaliação, aprovação e a autorização para a investidura deverão ser realizadas pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros. No caso de líder máster avançado, a pasta deverá conter a recomendação por escrito (Formulário MJA/DSA-LMA).
8. PERMISSÃO PARA INVESTIDURA
O candidato somente poderá ser investido após receber a devida aprovação de sua pasta.
9. INVESTIDURA
A cerimônia de investidura para cada nível de liderança, deverá ser realizada por:
Líder | Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão ou pastor distrital ou regional, mediante autorização.
Líder máster | Ministério de Desbravadores e Aventureiros da União ou Associação, mediante autorização.
Líder máster avançado | Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Divisão ou União, mediante autorização.
10. PERDA TEMPORÁRIA DA INVESTIDURA
Em caso de inatividade, quando deixar de se envolver diretamente com o Clube de Desbravadores por um período de dois anos. Para voltar à sua condição de líder investido terá que revalidar a investidura (item 13), não precisando participar de uma nova cerimônia de investidura.
11. PERDA DA INVESTIDURA
A investidura permanecerá válida enquanto a pessoa estiver ativamente envolvida como membro do Clube de Desbravadores. No entanto, perderá sua investidura e o direito de usar o uniforme, conforme os casos abaixo, necessitando revalidar a investidura (item 12 e 13):
- Censura: Quando receber censura por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após vencer o prazo da censura, apresentando a autorização para a nova investidura.
- Remoção: Quando for removido por parte da igreja, somente poderá começar a revalidação após seu rebatismo, apresentando a autorização para a nova investidura.
12. AUTORIZAÇÃO PARA NOVA INVESTIDURA
Para reaver a investidura, será necessário procurar o regional, coordenador ou departamental para poder receber a autorização para iniciar a revalidação de investidura.
13. REVALIDAÇÃO DE INVESTIDURA
A revalidação acontecerá após o candidato completar, no período de um ano, os requisitos abaixo e, após isso, deverá participar de uma nova investidura para voltar a usar o uniforme:
- Ser membro ativo de um Clube de Desbravadores ou participar ativamente de uma coordenação distrital ou regional.
- Participar do curso de 10 horas dirigido pela Associação/Missão e apresentar o certificado.
- Escolher e participar em um dos itens abaixo:
a) Participar de um projeto ou programa especial com seu Clube.
b) Estar atuando em algum cargo de liderança de sua igreja;
c) Organizar ou participar de um projeto evangelístico como: semana santa, pequeno grupo, classe bíblica ou equivalente; - Participar ativamente numa das equipes de apoio de um evento realizado pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
NOTA: O propósito da renovação é dar reconhecimento para aqueles que, através do seu treinamento, são responsáveis por manter um alto padrão de excelência moral e física no Clube de Desbravadores. Esta não é uma tentativa para excluir uma pessoa qualificada que, durante muitos anos, serviu fielmente à igreja e aos seus jovens nas suas várias organizações; mas uma maneira de valorizar os que permanecem fiéis e ativos aos propósitos da igreja.
14. PERDA DEFINITIVA DE INVESTIDURA
Fica determinado por voto da Igreja Adventista do Sétimo Dia que qualquer pessoa que tenha sofrido repreensão por envolvimento em qualquer instância com algum tipo de abuso sexual com menores não poderá mais reaver sua investidura.
Lider
NOTA: É requerido aos participantes completar essa classe em, no mínimo, 1 ano, e, no máximo, 3 anos.
PRÉ-REQUISITOS
1. Todo candidato a líder deverá:
a) Ter no mínimo 16 anos completos para iniciar a classe e, no mínimo, 18 anos completos para a investidura.
b) Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
c) Possuir uma recomendação para investidura, por escrito, da comissão de sua igreja.
d) Estar em harmonia com os princípios da igreja e ser um dizimista fiel.
2. Ter concluído todas as classes regulares, ou estar simultaneamente cumprindo os requisitos de classes agrupadas e líder.
3. Ler o Manual Administrativo do Clube de Desbravadores.
4. Ser membro ativo de um Clube ou estar participando de uma coordenação distrital ou regional.
I. CRESCIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL
1. Fazer o ano bíblico jovem e apresentar a certificação.
2. Ler o livro Mensagens aos Jovens, de Ellen White, e apresentar uma reação à leitura de três página.
3. Selecionar e ler um livro sobre liderança ou desenvolvimento juvenil, e apresentar uma reação à leitura de duas páginas.
4 – Demonstrar o crescimento de sua liderança e habilidade no ensino, completando quatro dos seguintes requisitos:
a) Fazer uma dissertação sobre a arte de falar para adolescentes, de três a quatro páginas.
b) Ajudar no treinamento de uma equipe para um evento dos desbravadores de sua Associação/Missão.
c) Ensinar duas especialidades para seus desbravadores.
d) Planejar e coordenar um acampamento de Clube ou unidade.
e) Assistir, no mínimo, a 75% das reuniões de diretoria durante o ano e fazer um relatório de sua participação.
f) Participar ou liderar um pequeno grupo por, no mínimo, seis meses.
5. Completar um dos seguintes itens:
a) Atuar como diretor ou professor na classe de juvenis
b) Conduzir ou colaborar na liderança de uma escola cristã de férias
c) Participar em uma de suas férias no projeto missionário Missão Calebe.
6. Estudar o livro Salvação e Serviço e prestar o exame preparado pela DSA, disponível na sua Associação/Missão.
7. Estudar o livro Nisto Cremos – crenças fundamentais 1 a 10, e prestar o exame preparado pela DSA, disponível em sua Associação/Missão.
II. FUNDAMENTOS DO ACONSELHAMENTO DOS DESBRAVADORES
1. Participar de um seminário de 4 horas dirigido pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão sobre o papel do conselheiro.
2. Ser conselheiro, diretor ou diretor associado do Clube por, no mínimo, um ano.
3. Estudar o Estatuto da Criança conforme a legislação do seu país, e realizar uma prova para nota mínima 7, disponível na Associação/Missão.
4. Ler os capítulos 4, 5, 6, 7, 8, 31, 32, 33, 34 e 35 do livro Orientação da Criança, de Ellen White, e apresentar uma reação à leitura de duas páginas.
III. SERVIÇO AO CLUBE
1. Ser instrutor de uma classe regular e uma classe avançada até a investidura.
2. Completar um destes mestrados: Zoologia, Botânica ou Atividades recreativas.
3. Completar a especialidade de Arte da pregação cristã.
IV. LIDERANÇA APLICADA
1. Apresentar o certificado de participação em um curso de Treinamento de Diretoria – Nível básico, realizado pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão.
2. Participar de um curso de liderança de 10 hs realizado pelo Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Associação/Missão e apresentar o certificado.
3. Participar de um treinamento promovido pela Associação/Missão, para um dos departamentos abaixo:
a) Ministério Pessoal
b) Escola Sabatina
c) Pequenos Grupos
d) Evangelismo
Lider Master
NOTA: Esta classe deverá ser completada dentro de um período máximo de 3 anos, e as atividades realizadas em classes anteriores não poderão ser reaproveitadas.
PRÉ-REQUISITOS
1. Ter, no mínimo, um ano de experiência como líder investido.
2. Todo candidato a líder máster deverá:
a) Ter 18 anos completos para iniciar esta classe.
b) Ser membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
c) Possuir uma recomendação para investidura, por escrito, da comissão de sua igreja.
d) Estar em harmonia com os princípios da igreja e ser um dizimista fiel.
3. Ser membro ativo de um Clube ou estar participando de uma coordenação distrital ou regional.
4. Apresentar os certificados dos cursos abaixo com período de validade dentro de quatro anos.
– Treinamento de Diretoria – Curso avançado
– Curso de Liderança para Líder de Associação/Missão
5. Ter concluído todas as classes avançadas.
I. CRESCIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL
1. Fazer o ano bíblico jovem e apresentar certificação.
2. Ler o livro A Ciência do Bom Viver e apresentar uma reação à leitura de três páginas.
3. Estudar o livro Nisto Cremos – Crenças Fundamentais 11 a 20, e prestar o exame preparado pela DSA, disponível na sua Associação/Missão.
4. Conduzir uma série completa de estudos bíblicos para a família de um desbravador não adventista.
5. Dirigir uma série de estudos bíblicos para uma classe bíblica visando ao Batismo da Primavera.
6. Participar do Projeto Missão Calebe de sua Associação/Missão por, no mínimo, 15 dias.
7. Completar um destes mestrados: Ciência e tecnologia ou Saúde.
II. SERVIÇO AO CLUBE
1. Ensinar uma classe regular e uma avançada durante um ano.
2. Exercer o cargo de diretor, secretário ou associado por um ano.
III. LIDERANÇA APLICADA
1. Participar do curso de liderança para máster, realizado pela Associação/Missão, e apresentar a certificação.
2. Completar um dos requisitos abaixo, conforme acordado antecipadamente com o MDA/MJ do seu Campo:
a) Apresentar um projeto (tese/monografia) sobre fundamentos do aconselhamento dos desbravadores, ou treinamento em serviço, ou desenvolvimento de novas habilidades, ou crescimento pessoal e espiritual, no mínimo, de quinze a vinte páginas.
b) Elaborar e ministrar uma aula no curso de máster numa das áreas estabelecidas, mediante a orientação do MDA/MJ da Associação/Missão. Anexar a avaliação de desempenho, escrita e assinada pelo MDA/MJ.
3. Preparar e apresentar, com recursos e por escrito (duas páginas), um cronograma detalhado indicando os principais eventos na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, dando enfoque especial à sua Divisão, União e Campo.
4. Escolher duas das áreas a seguir e ler um livro em cada uma delas. Apresentar uma reação à leitura de uma página cada, identificando o livro e o autor:
a) Liderança
b) Processo de aprendizagem
c) Desenvolvimento do adolescente
d) Habilidades pessoais
e) Desenvolvimento pessoal
f) Comunicação e relacionamentos
IV. HABILIDADES GERAIS
1. Administração
a) Apresentar um programa anual detalhado para o seu Clube.
b) Apresentar o calendário para ensinar todos os requisitos de uma classe regular e de uma classe avançada durante um ano.
c) Preparar o organograma de seu Clube com os cargos e funções e as atividades desenvolvidas.
2. Relações Humanas
a) Apresentar um seminário de 30 minutos sobre um dos seguintes assuntos: bullying, pedofilia ou abuso infantil.
b) Participar com o Clube no programa Quebrando o Silêncio, do Ministério da Mulher.
3. Acampamento
a) Planejar, dirigir e documentar um acampamento para o seu Clube.
b) Fazer e utilizar quatro tipos de fogueiras em um evento ou acampamento.
c) Durante um acampamento realizado por seu Clube dirigir uma simulação de busca e resgate de um acidentado, visando instruir e orientar o Clube como agir nestas circunstâncias.
d) Apresentar uma atividade na natureza, própria para o sábado.
e) Conduzir um evento em orientação para novatos e avançados.
4. Evangelismo Juvenil e Atividades Comunitárias
a) Dirigir um projeto evangelístico de Semana Santa com o Clube ou unidade, em pequenos grupos ou pontos de pregação.
b) Realizar e promover um projeto comunitário de acordo com as necessidades de sua região, ou participar de um projeto em algumas das áreas: doação de sangue, mutirão de natal, doação de agasalhos ou projetos da ASA da igreja local.
5. Criatividade
a) Ler um livro de criatividade voltado à faixa etária que está sendo liderada e apresentar uma reação à leitura de uma página.
b) Apresentar ideias criativas para fortalecer o Clube em três das seguintes áreas:
– Reunião geral do Clube
– Cantinho da unidade
– Planejamento geral do Clube
– Fazer três especialidades que não estão nas classes
– Requisitos das classes regulares e avançadas
c) Ensinar e cumprir no Clube três requisitos de uma classe regular utilizando seus próprios recursos criativos.
V. ORDEM UNIDA
1. Planejar e conduzir um desfile cívico em um evento especial.
2. Coordenar três diferentes hasteamentos de bandeiras em reuniões do seu Clube, dando atenção especial ao nó a ser utilizado e aos cuidados com a bandeira.
VI. RECREAÇÃO
1. Ler a seção 13 – Recreação e Divertimentos – capítulos 124 ao 135 do livro Mensagens aos Jovens e apresentar uma reação à leitura de, no mínimo, duas páginas.
2. Apresentar dez atividades recreativas que o Clube possa realizar, sendo cinco gerais e cinco para sábado à tarde.
Lider Master Avançado
NOTA: Esta classe deverá ser completada dentro de um período máximo de três anos, e as atividades realizadas em classes anteriores não poderão ser reaproveitadas.
PRÉ-REQUISITOS
1.Ter, no mínimo,um ano de experiência em líder máster.
2. Todo candidato a líder máster avançado deverá:
a) Ter 20 anos completos para iniciar esta classe.
b) Apresentar uma carta de recomendação por escrito, da comissão de sua igreja para a investidura.
c) Estar em harmonia com os princípios da igreja e ser um dizimista fiel.
3. Ter sido investido na classe de líder máster.
4. Ser membro ativo de um Clube ou estar participando de uma coordenação distrital ou regional.
5. Apresentar os certificados dos cursos abaixo com período de validade dentro de, no máximo, quatro anos.
– Treinamento de Diretoria – Curso avançado
– Curso de Liderança para Líder da Associação/Missão
– Curso de Liderança para Máster da Associação/Missão
I. CRESCIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL
1. Fazer o ano bíblico jovem e apresentar certificado.
2. Estudar o livro Nisto Cremos – crenças fundamentais 21 a 28, e prestar o exame preparado pela DSA, disponível na sua Associação/Missão.
3. Ler o livro Retrato dos Pioneiros (conforme cada país) e apresentar uma reação à leitura de duas páginas.
4. Ler o livro O Grande Conflito e apresentar uma reação à leitura de três páginas.
II. SERVIÇO AO CLUBE
1. Manter responsabilidade na diretoria de um Clube ou região por, pelo menos, um ano ou participar de todos os eventos e atividades distritais ou regionais. Durante esse período, assistir, no mínimo, a 75% das reuniões regulares do Clube.
2. Servir como orientador a um candidato à classe de líder até a sua investidura.
III. LIDERANÇA APLICADA
1. Assistir ao curso de liderança para máster avançado realizado pela Associação/Missão.
2. Desenvolver um código de disciplina para o seu Clube.
3. Apresentar uma ideia de como desenvolver, na prática, uma especialidade de sua escolha e realizá-la no Clube.
4. Ler um livro sobre liderança cristã e apresentar uma reação à leitura de duas páginas.
5. Completar um destes mestrados: Ecologia ou Habilidades domésticas.
IV. DISCIPULADO E EVANGELISMO
1. Fazer o mestrado em Testificação.
2. Participar ativamente de uma das equipes da semana de oração jovem.
3. Dar um estudo bíblico completo.
4. Preparar e acompanhar uma pessoa até o batismo, a fim de possuir a experiência do fruto de seu trabalho.
V. HABILIDADE DE CAMPING
1. Organizar e liderar uma expedição em uma das seguintes áreas e apresentar um relatório com fotos:
a) Montanha ou ciclismo.
b) Inverno ou chuva.
c) Água ou calor.
2. Construir quatro móveis campestres em tamanho real, cada um tendo, no mínimo, seis nós ou amarras diferentes. Apresentar a foto.
3. Desenhar e executar duas trilhas de eventos com dez diferentes atividades cada uma, e descrever seu propósito.
4. Dirigir uma cerimônia de fogo do conselho de forma criativa, em um acampamento ou expedição.
VII. CAPACITAÇÃO APLICADA
A partir deste momento, o candidato a líder máster avançado precisará escolher uma das duas áreas abaixo:
a) ÁREA 1 – TEÓRICA – Produção de materiais
1. O Departamental de Jovens passa a ser o orientador direto.
2. Escolher, em comum acordo com o departamental, em qual área desenvolverá sua pesquisa.
3. O material deverá ter, no mínimo, 30 páginas.
4. Preparar três aulas baseadas no conteúdo pesquisado.
5. Ministrar, pelo menos, uma aula em um dos cursos da Associação/
Missão.
b) ÁREA 2 – PRÁTICA – Desafio prático
1. Fundar um Clube.
2. Manter o Clube por, pelo menos, dois anos.
3. Apresentar o planejamento de atividades do Clube para os dois anos.
4. Cumprir o currículo básico das classes com o Clube em formação e investir, pelo menos, 60% dos desbravadores nas classes regulares e 40% nas avançadas.
5. Ajudar e orientar um candidato a líder máster até a sua investidura.
6. Deixar uma diretoria consolidada na liderança do Clube, garantindo o processo normal de transição de liderança, caso isso seja necessário.