Deus Espírito Santo

Conta-se que uma menina e sua avó estavam na igreja certa manhã. A menina se ocupava com seu desenho, aparentemente alheia àquilo que o pregador dizia. Porém, ela estava escutando. Em dado momento, puxou a manga da blusa da avó e perguntou:

– Vovó, o pastor disse que Deus vive em nós?

– Sim, querida. Ele vive.

Ela continuou desenhando por mais alguns momentos, até que outra pergunta exigiu uma resposta urgente.

– Vovó, o pastor acabou de dizer que Deus é maior do que nós?

– É claro, princesa. Deus é maior do que nós.

– Se Ele é maior do que nós, e mora dentro de nós, uma parte dele não devia aparecer pelo lado de fora?[1]

A menina tem razão; realmente, deveria. Uma experiência real e genuína com Jesus permite que Ele seja visto “pelo lado de fora” de nossa vida. Chamamos isso de testemunhar. É isso que o Espírito Santo, manifestado mediante o fruto e os dons, pode fazer por intermédio do povo de Deus e pela obra de Deus. E o Espírito Santo só pode fazer isso em nós e por nós porque é Deus, e não meramente uma força misteriosa impessoal atuando em algum lugar.

A divindade do Espírito Santo

O ensino bíblico é claro: O Espírito Santo é Deus, tanto quanto o Pai e o Filho. Na Bíblia há diversas provas disso; vou mencionar apenas sete:

  1. Ele é chamado de Espírito eterno: “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”. Hebreus 9: 14.
  2. O Espírito pensa as coisas profundas de Deus: “Porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. 2 Coríntios 2:10-11.
  3. O Novo Testamento atribui à pessoa do Espírito Santo o que o Antigo Testamento apresenta como obra de Deus. Compare, por exemplo, Atos 28:25-26 com Isaías 6:8-9 (“E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis”. /// “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais”). Como se observa, o Espírito Santo do Novo Testamento é o Senhor do Antigo Testamento. Outro exemplo é o de Hebreus 3:7-9 com Êxodo 17:7.
  4. O Espírito Santo é onipresente. Salmo 139:7: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”.
  5. O Espírito Santo é onisciente. 1 Coríntios 2:10: “Porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”. Como afirma John Miley, nenhuma pessoa pode conhecer as coisas secretas na mente de outras pessoas, mas o Espírito sonda e conhece todas as coisas. “A ênfase mais profunda está no fato de que Ele busca e conhece a mente de Deus. A busca é o conhecimento mais absoluto. Este é o sentido de ἐρευνᾷ, como o termo é usado em outros textos. Não há expressão mais forte de uma onisciência absoluta nas Escrituras. Esta é a onisciência do Espírito Santo”.[2]
  6. O Espírito Santo é onipotente, a ponto de distribuir os dons segundo o seu critério.  1 Coríntios 12:11: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
  7. Porque lhe é dada adoração divina: na fórmula batismal (Mateus 28:19) e na bênção apostólica (2 Coríntios 13:14 e Apocalipse 1: 4). Em 1 Coríntios 6:20, somos advertidos: “Glorificai a Deus no vosso corpo”, mas é o Espírito Santo que habita no corpo como Seu templo (verso 19). Em Atos 4:23 a 31, a igreja apostólica está em oração e adoração, e o Espírito Santo é central neste processo (versos 25 e 31).[3]

Além dos diversos versículos bíblicos já mencionados, vale a pena citar Atos, capítulo 5, o qual “fornece evidência persuasiva em favor da divindade do Espírito. Pedro disse a Ananias que este mentira ao Espírito Santo (Atos 5:3), o que fortemente implica que Ananias praticou falsidades diante do Deus Espírito Santo, e não em relação a Deus o Pai ou […] Deus o Filho”.[4]

É também fundamental compreender, como lembra Charles Hodge, que “as obras do Espírito são as obras de Deus. Ele moldou o mundo. (Gn 1: 2). Ele regenera a alma: nascer do Espírito é nascer de Deus. Ele é a fonte de todo conhecimento; o doador de inspiração; o professor, o guia, o santificador e o Consolador da Igreja em todas as épocas. Ele modela nossos corpos; Ele formou o corpo de Cristo, como habitação adequada para a plenitude da Divindade; E Ele deve vivificar nossos corpos mortais. (Romanos 8:11)”.[5]

Cuidado com o estudo sobre o Espírito Santo

Devido à nossa limitação humana, é impossível compreender muita coisa sobre Deus, Sua pessoa e obras. Em relação com a pessoa do Espírito Santo não é diferente: o que dEle podemos e devemos saber está revelado nas páginas das Escrituras, quer seja lógico ou não à razão humana. É com esse cuidado em mente que devemos analisar o que nos diz a Palavra de Deus sobre a Terceira Pessoa da Trindade. Uma postura humilde é altamente necessária neste empreendimento.

Entretanto, mais do que apenas compreender quem é o Espírito Santo, precisamos experimentar Seu poder transformador descrito nas Escrituras. Como?

  • Permitindo-lhe e convidando-O que atue em nosso coração;
  • Colocando nossa vontade ao Seu dispor;
  • Fazendo atividades que facilitem Sua atuação em nós (por exemplo: oração, leitura da Bíblia, testemunho).

Ao mesmo tempo, devemos evitar coisas em nossa vida que nos distraem e nos impedem de desfrutar a plenitude do poder do Espírito. Exemplos:

  • Atividades que nos distanciam de Deus: músicas, livros e filmes que não refletem a vontade de Deus;
  • Alimentação que nos indispõe para concentrar nossa mente com as coisas divinas;
  • Estilo de vida que nos torna seculares e insensíveis à voz de Deus.

Afinal, como negligenciar Aquele que – como o Pai e o Filho – merece ser adorado e louvado? Como ignorar Aquele que é responsável por nossa segurança e salvação?


Referências:

[1] Ron E. M. Clouzet. A Revolução do Espírito: Você está preparado? Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2016, p. 106.

[2] John Miley. (1892). Systematic theology, volume 1 (p. 262). New York: Hunt & Eaton.

[3] W. G. T. Shedd. (2003). Dogmatic theology. (A. W. Gomes, Org.) (3rd ed., p. 269). Phillipsburg, NJ: P & R Pub.

[4] Woodrow Whidde, Jerry Moon e John W. Reeve. A Trindade.  Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003, p. 85.

[5] Charles Hodge. (1997). Systematic theology (Vol. 1, p. 528). Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc.

Fonte: Portal Noticias Adventistas


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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