Dormir é Perda de Tempo?

Você dorme bem? Provavelmente, não, de acordo com os resultados de uma das maiores pesquisas brasileiras já realizadas sobre o sono. Em julho de 2006, cerca de 43 mil pessoas participaram do estudo durante a 2ª Semana Brasileira do Sono. Os resultados revelaram que 44% dos brasileiros não dormem bem, 31% têm alguma dificuldade para dormir, 52% dormem pouco e acordam cansados, 42% se sentem sonolentos durante o dia, e 28% roncam.

Com tantas obrigações e preocupações que a vida moderna traz, dormir ficou em segundo plano. Alguns pensam que dormir é perda de tempo. Outros querem dormir melhor, mas não conseguem. Trânsito, televisão, cinema, internet, filhos e dupla jornada de trabalho são alguns dos inimigos de uma boa noite de sono.

Dormir bem é absolutamente essencial para a saúde física, mental e espiritual. Cerca de um terço da vida passamos dormindo. É durante o sono que as funções corporais e mentais são restauradas e o corpo é preparado para enfrentar o dia seguinte. Entretanto, a grande maioria das pessoas não dorme adequadamente, o que pode ocasionar sérios problemas de saúde, como veremos adiante.

Dormir mal ou pouco pode causar irritabilidade, perda de memória, depressão e dificuldade de concentração. Em adultos, descobriu-se que a falta de sono influencia negativamente na capacidade de avaliar riscos e de tomar decisões. As crianças também são afetadas. Dormir tarde prejudica a liberação do hormônio de crescimento, deixa as crianças mais irritadas e com menor capacidade de concentração na escola.

Além disso, quando dormimos mal por muito tempo, nosso corpo sofre alterações fisiológicas que podem estar relacionadas com a obesidade e o diabetes. Num artigo recente publicado na revista Circulation, médicos americanos concluíram que qualidade de sono inadequada está relacionada com aumento da pressão arterial, inclusive em adolescentes.

Faça ajustes na sua agenda para dormir mais e melhor. Lembre-se de que as horas de sono antes da meia-noite são essenciais para um bom descanso, então procure ir para a cama cedo e dormir de 7 a 8 horas por noite.

A receita para uma boa noite de sono é a seguinte:

(1) procure dormir num quarto escuro, silencioso e bem ventilado,

(2) vá para cama com o estômago vazio (jantar leve até três horas antes de dormir),

(3) faça atividades físicas moderadas durante o dia,

(4) esteja com a consciência limpa e em paz com os outros e com Deus.

Siga essas orientações e melhore sua saúde, espiritualidade, humor, produtividade e eficiência.

Luiz Fernando Sella 
Médico da Clínica Adventista Vida Natural, em Ibiúna, SP.

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Dicas para evitar dores de ouvido nas crianças em viagens aéreas

Com o feriado de Corpus Christi que ocorreu nesta semana, muitas famílias decidiram viajar. Se …

Como Reduzir o Risco de Câncer de Mama

Melhore 3 itens em seu estilo de vida e proteja-se contra o câncer de mama. …

Desordem Bipolar e Traumas da Infância

Será que há alguma relação entre traumas psicológicos do passado infantil e transtorno afetivo bipolar? …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: