Estudo 4 – O Plano da Salvação

O Plano da Salvação

 
Independentemente de quem tenhamos sido ou o que tenhamos feito no passado, Deus nos ama “com amor eterno”, dispondo-Se a vir ao mundo e passar pela agonia da cruz a fim de resgatar a humanidade perdida. Entretanto, muitos há que se perguntam: 
 
“Como posso ser bom diante de Deus?” 
“Como posso apagar meu passado mal.?” 
“Como posso ser apresentado sem culpa diante dEle?”
“Como posso ser salvo?” 
 
O caminho para a vida eterna é muito fácil de ser achado e compreendido, mas poucos sabem como ir a Cristo e experimentar alegria, paz de espírito, perdão e esperança. O presente estudo mostra a resposta bíblica para uma vida cristã vitoriosa.
 

PERGUNTAS PRÁTICAS

 

1. Quantos são pecadores e qual é o resultado do pecado? Romanos 5:12; 6:23


A morte passou a ________________ os homens, porquanto todos o salário do pecado é a _______.


2. Que reação Deus manifestou diante da entrada do pecado? Gênesis 3:8-10


( ) Abandonou o homem.
( ) Não Se importou.
( ) Procurou o homem.


3. Qual a condição da natureza humana após o pecado? Gênesis 6:5; Salmo 5 1:5; Jeremias 13:23; 17:9; Mateus 15:19 (marque V ou F)


( ) Ficou mais santa.
( ) Tornou-se corrompida e depravada.
( ) Permaneceu como era.


4. Quais são outras características da natureza humana pecaminosa? Efésios 2:3; 4:18; I Coríntios 2:14; Romanos 7:15-19, 23, 24


Querer o bem estar em mim; mas não consigo_________. O homem natural não _________ as coisas de Deus.
 
 

5. Que plano Deus estabeleceu para nos salvar da morte eterna? João 3:16 


Deus estabeleceu um plano mediante o qual. Seu Filho daria a vida em lugar do pecador. Dessa forma, todo o que O aceita como Salvador é perdoado e recebe a promessa de vida eterna. 

“Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (I Co 15:3).


6. 0 que Jesus fez por nós na cruz? I Pedro 2:24; Isaías 53:5, 6


Carregou em Seu corpo sobre o madeiro os nossos ____________________ O Senhor fez cair sobre Ele a _____________ de todos nós.


7. Quem pode mudar a natureza humana? I Samuel. 10:6; João 8:32


O Espírito ______________ e o conhecimento da_____________


8. A salvação depende de nossas boas obras? Efésios 2:8-9; GáLatas 2:16


( ) Sim
( ) Não


9. Como pode o homem alcançar a salvação? João 5:11-12; Hebreus 5:9


Aceitando a Cristo, o Autor da salvação eterna para todos os que lhe __________


Recapitulação 


Após o homem pecar, Deus foi procurá-lo e lhe deu a certeza de que Jesus morreria em seu lugar. Jesus é o cordeiro de Deus. Ele tomou sobre Si os pecados. Após o pecado, a natureza __________________________ ficou depravada e o coração___________. O Espírito Santo muda a natureza humana e implanta a lei de ____________________ no coração. A salvação depende de nossa fé em_____________.


Compromisso de fé


( ) Creio no plano idealizado por Deus para a salvação do homem.
( ) Aceito o trabalho do Espírito Santo para transformar minha natureza.

( ) Quero entregar o coração a Jesus, aceitando-O como meu Salvador.

 

Salvos do quê?


A Bíblia diz que todos nós já nascemos pecadores, certo? (Salmo 51:5). Ora, se nascemos pecadores, então o nosso fim é a morte, pois “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). 

Existe uma outra saída a não ser a morte eterna? Graças a Deus, sim! O verso de Romanos continua: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus”. Então, salvação = dom gratuito = Jesus.

Após Adão e Eva pecarem no Jardim do Éden, Deus profetizou a vinda do Messias, o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo e destruiria o reino de Satanás: 

 

 

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). 

Através do sacrifício expiatório de Cristo e do Seu precioso sangue derramado, a humanidade teria novamente a possibilidade da vida eterna (João 3:16).

Verdades sobre a salvação


• Não conseguimos a salvação pelas nossas próprias forças. Por mais que eu seja uma pessoa boa, tenha um bom nome na praça ou até mesmo doe meus bens aos pobres, eu não alcançarei a salvação. 

Somos salvos única e exclusivamente pela graça de Cristo, mediante a fé nEle. (Efésios 2:8-10).

• As obras não salvam, mas demonstram que estou salvo. A salvação pela graça não libera as pessoas para viver na desobediência. Isso se chamaria “graça barata”, conforme mencionou o teólogo alemão Dietrich Bonhoefer: 

 

 

“A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.” 

A graça envolve transformação, obediência e submissão à Lei de Deus.

• Salvação é um processo, não um momento da vida. A expressão “uma vez salvo, salvo para sempre” está errada e não é bíblica (1 Coríntios 10:12; Gálatas 5:4; Apocalipse 3:11). 

A salvação é um processo diário que envolve a nossa aceitação de Cristo e a nossa submissão total a Ele. O apóstolo Paulo fala da salvação em três tempos: 

Passado – justificação (Romanos 8:24), 
Presente – santificação (Hebreus 12:14) e 
Futuro – glorificação (1 Coríntios 15:51-53).

• A salvação é obtida mediante a fé em Jesus. Paulo afirma em Efésios 2:8 que somos salvos pela graça mediante a fé em Jesus. A fé é um dom concedido por Deus àqueles que aceitam a Cristo. 

Fé é confiança plena em Jesus, mesmo sem vê-Lo. É um relacionamento de amizade e dependência. Ela é um ingrediente indispensável àqueles que professam ser o povo de Deus (Apocalipse 14:12).

• Jesus morreu por todos, mas nem todos irão se salvar. O sacrifício de Jesus foi por toda a raça humana. Porém, nem todos irão se salvar, pois cada um deve escolher um caminho a seguir: a vida ou a morte (Deuteronômio 30:19). 

Crer em Deus e no sacrifício substitutivo de Jesus são as prerrogativas indispensáveis daqueles que aceitaram o caminho da vida. 

 

“Pois não há salvação em nenhum outro nome” (Atos 4:12).

A salvação é de graça, mas custou tudo para Deus. “Porque fostes comprados por preço” (1 Coríntios 6:20), o precioso sangue do Filho de Deus. Para que houvesse expiação pelo pecado, era necessário o derramamento de sangue (Hebreus 9:22). 

Por isso, Deus enviou o Seu Filho na forma humana a fim de dar a Sua vida “em resgate por muitos” (Mateus 20:28). Isso deve nos fazer refletir sobre a maneira como temos vivido. A prática consciente do pecado deve ser abolida de nossa vida (Hebreus 10:26, 27).

• A salvação custou a separação entre o Pai e o Filho. O sacrifício de Jesus foi substitutivo. Sem merecer, sofreu o castigo do culpado. Algumas pessoas sentem pena de Cristo pelos maltratos recebidos no Calvário, mas o que matou o Filho de Deus foi a culpa dos pecados da humanidade e a separação do Pai. 

Ele suou gotas de sangue no Getsêmani, e no Calvário foram lançadas sobre Ele “as nossas dores” (Isaías 53:4). O profeta Isaías disse ainda: 

 

“Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades” (Isaías 53:5). 

Jesus não quer que você tenha pena dEle, Ele deseja que você compreenda o Seu sacrifício e O ame (1 João 4:19).

 

VÍDEO ESTUDO 4 – O PLANO DA SALVAÇÃO

 

 

SLIDES

 

 

Baixe esse estudo Bíblico:
 
 
LIÇÃO 4 – O PLANO DA SALVAÇÃO

– Power Point
– PDF
– Vídeo WhatsApp – Pr Alejandro Bullón
Vídeo  com Cid Moreira
– Responder Lição AQUI



SELEÇÃO DE TEMAS:


– Guia de Estudo ‘Ouvindo a voz de Deus’ AQUI
– Guia de Estudo ‘O Grande Conflito’ AQUI
– 136 Estudos Bíblicos Avançados

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

10 Razões Por que Eclesiastes 12:7 não serve de prova da imortalidade da alma

  10 RAZÕES POR QUE ECLESIASTES 12:7 NÃO SERVE DE PROVA DA IMORTALIDADE DA ALMA …

Dez Perguntas Para Resposta Ou Séria Reflexão dos Que Crêem na Imortalidade da Alma

Dez Perguntas Para Resposta Ou Séria Reflexão dos Que Crêem na Imortalidade da Alma   …

O Espiritismo perante a Bíblia

O ESPIRITISMO PERANTE A BÍBLIA           Com seus 170 milhões de habitantes, mais de …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: