Horário de verão: ajuste o seu relógio biológico também

Começou neste fim de semana o horário de verão. O ajuste no horário abrangerá as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e seguirá até 26 de fevereiro de 2012.

Uma novidade deste ano é que o horário de verão também envolverá o estado da Bahia, por solicitação do governador baiano Jaques Wagner. Além disso, desta vez, o horário de verão terá uma semana a mais. Isso porque a data prevista para o fim do horário, que seria o terceiro domingo de fevereiro, cairá no feriado de carnaval.

E, segundo o decreto que instituiu o horário de verão, quando tiver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário e o domingo de carnaval, o encerramento deverá ocorrer no final de semana seguinte.

A intenção é a de evitar que a população se esqueça de acertar o relógio em função do feriado. Essa alteração fará com que esse horário de verão seja o mais longo da história do Brasil.

Economia de energia

A finalidade do Governo Federal na adoção do horário de verão é a economia de energia. Já que nesta época os dias são mais longos, possibilitando maior proveito da luz solar no período da noite.

Ficam de fora do ajuste de horário apenas o Norte e Nordeste, pois nestes estados não há economia de energia, pois não ocorre alteração na duração do dia (por estas serem regiões mais próximas da linha do Equador).

Ajustando o sono

Dormir e acordar uma hora mais cedo por causa da mudança de horário exige certa adaptação do ser humano, mas no máximo em uma semana já estamos adequados. Essa reprogramação do corpo, para dormir e acordar uma hora mais cedo, não provoca muitos impactos no organismo, pois esse ajuste é praticamente automático.

O que muitas pessoas não gostam é de levantar e estar escuro, como se ainda fosse noite, por outro lado é bem agradável sair do trabalho com sol, o que estimula uma caminhada, um bate papo com amigos etc.
E o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer, segundo o médico Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele explica que o hormônio regulador do sono “melatonina”, acionado pela falta de luz, é alterado neste período.

“Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite”, afirma o médico, explicando que quanto mais estímulo, maior é a dificuldade do organismo em relaxar. Ele observa que outros hormônios, como o cortisol e o hormônio do crescimento, também sofrem variações durante o dia.

O médico lembra que para ter uma boa noite de sono é necessário evitar:

– o consumo de café ou chá preto e a prática de exercícios físicos muito extenuantes
– comer muito no jantar ou ir dormir sem comer
– tomar banho muito frio ou muito quente
– ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono

“Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta”, diz Lichtenstein.

Dica: o bom ambiente de sono envolve local silencioso, escuro e arejado, e o médico do HC ressalta que uma boa dica para os dias que antecedem à mudança de horário é dormir a cada dia alguns minutos mais cedo. E complementa: “aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas”.

Uma dúvida comum é em relação a como ficam os horários das medicações neste período, Lichtenstein orienta que se deve seguir o horário do relógio. E para manter a saúde, esses cuidados com o sono devem ser constantes o ano todo, não só durante o período do horário de verão.

Blog da Saúde

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Como Deixar de Fumar

Palestras do Curso Como deixar de Fumar Playlist – Como Deixar de Fumar     …

Momento da Saúde

O blog do Daniel Locutor foi contratado pela União Sul Brasileira (USB) da igreja Adventista do …

Feira de Sáude

Feira de Saúde com ações as Saúde da Igreja.  Como Funciona a Feira de Saúde, …

Deixe uma resposta