Lançamento: A Bíblia do Futuro

Novo formato digital das Escrituras oferece uma experiência com a Palavra de Deus como nunca se vivenciou antes.

Com apenas dois cliques do mouse o universo do Livro Sagrado vai se desenhar na tela de seu computador. Parece mágica, mas não é. É pura tecnologia a serviço da Palavra de Deus. Assim é a Bíblia Digital Glow, um lançamento inovador e interativo.

Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Immersion Digital, o produto deverá estar disponível no mercado nacional no mês de setembro. “Queremos oferecer para todos os cristãos a experiência de explorar e aprender de forma única e completa o mundo bíblico”, destaca Nelson Saba, idealizador do Glow, além de diretor executivo e fundador da Immersion Digital.

Para o secretário de Tradução e Publicações da SBB, Paulo Teixeira, a plataforma do Glow vai causar sensação entre todos os públicos. “As pessoas vão investigar e interagir com a mensagem bíblica de maneira nunca antes pensada.”

A imersão e a interação com as Escrituras Sagradas são possíveis graças a um conteúdo extremamente rico e envolvente. No total são 500 tours virtuais em 360 graus, 2,4 mil fotos em alta resolução, 700 obras de arte, mais de duas horas de vídeo em alta definição e perto de 150 mapas. Além desse material, a edição nacional contará com o texto bíblico nas traduções de Almeida Revista e Atualizada (RA), Almeida Revista e Corrigida (RC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira — todas traduções da SBB e as preferidas pelos cristãos brasileiros. Notas e introduções aos livros das Bíblias de Estudo Almeida e NTLH, artigos e quadros da Bíblia da Família, Dicionário da Bíblia de Almeida e Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico (CECB) completam o conteúdo.

Ao aproveitar os inúmeros recursos existentes, os usuários do Glow poderão fazer uma verdadeira viagem no tempo e mergulhar onde determinados fatos ou passagens bíblicas aconteceram. Com visual moderno e tecnologia de ponta, o Glow é uma plataforma multimídia, que oferece uma navegação simples e intuitiva. Ou seja, o usuário, pelo mouse ou pelo toque — no caso de aparelhos móveis com tela touch screen —, percorre facilmente todo o conteúdo bíblico.

Logo na página principal, o texto sagrado e seus recursos são acessados através de cinco lentes visuais. A primeira, chamada “Bíblia”, apresenta o texto bíblico em sua forma tradicional, com o diferencial de poder ser pesquisado e selecionado de acordo com a necessidade do usuário. “Atlas” é a segunda lente, que apresenta eventos bíblicos representados geograficamente. Mais do que isso: com apenas dois cliques é possível acessar qualquer parte das Escrituras Sagradas. Em “Linha do Tempo” os acontecimentos da Bíblia estão organizados cronologicamente. A penúltima lente, intitulada “Tópicos”, apresenta itens relacionados à vida das pessoas, além de passagens que contribuem para enfrentar os desafios do dia a dia. Já a última, “Mídia”, reúne uma seleção de vídeos e fotos, entre outros recursos audiovisuais.

Graças à tecnologia de ponta, o Glow possibilita fazer passeios virtuais que transpiram veracidade e emoção. Assim, é possível visitar a Jerusalém dos tempos de Cristo e conhecer como ela é hoje, além de explorar, por exemplo, a Capela Sistina ou o Tabernáculo. Em uma seção de conteúdo pessoal, o usuário pode até personalizar um plano de leitura bíblica de acordo com sua área de interesse e disponibilidade de tempo, além de adicionar notas e marcadores bíblicos de própria autoria.

Para leigos e especialistas

O Glow foi concebido para ser utilizado pelo público cristão em geral. “Por causa da fácil navegação, não há barreiras para usar e qualquer um pode experimentá-lo, tanto pessoas leigas quanto pastores e estudiosos”, observa Elismar Vilvock, um dos técnicos da SBB que trabalhou na adaptação da versão original americana do Glow para o português. “A vantagem é navegar na Bíblia de diferentes modos, em contextos temporais, geográficos e temáticos, com todo o conteúdo agrupado em um só ambiente”, resume.

Em formato DVD-ROM, o Glow requer computadores com processador Dual Core, placa de vídeo (ATI ou NVIDEA), com no mínimo 256 MB, conexão à Internet, memória RAM mínima de 2 GB e espaço livre de 18 GB no disco rígido. Uma versão simplificada da Bíblia Glow também está sendo preparada para aparelhos móveis portáteis, como iPads (computador de mão) e celulares do tipo iPhone e Smartphones.

O preço do Glow no Brasil ainda não foi definido, mas o público terá uma agradável surpresa. “Os valores serão acessíveis e democráticos com base na missão da SBB de disponibilizar a Bíblia para todos”, adianta Teixeira.

Projeção internacional

A Bíblia Glow foi lançada pela Immersion Digital, nos Estados Unidos, em outubro de 2009. De lá para cá, vem sendo utilizada por cerca de 50 mil cristãos norte-americanos. E, apesar do pouco tempo de existência, já ganhou o prêmio Bíblia do Ano, do Christian Book Award de 2010.

Além da edição em português, o Glow também será lançado em breve em espanhol, mandarim e coreano. A versão em inglês, por sua vez, já alcançou mais de 100 países, entre os quais Canadá, Reino Unido, Cingapura, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

Em terras multiculturais como as dos EUA, a nova Bíblia Digital tem sido adotada por um público cristão variado e de diferentes gerações. Mas, segundo pesquisas, há predominância de uso na faixa etária dos 25 a 55 anos. “Esse grupo amplo utiliza o Glow como referência”, conta Nelson Saba.

Entre as denominações americanas que aderiram às Escrituras no meio digital, a experiência tem sido marcante. É o caso da popular Igreja Oak Hills, na cidade de Santo Antônio, no Texas. “Como pastor e professor, eu procuro por recursos que são fáceis de usar e trazem um maior entendimento da mensagem de Deus. Usar o Glow no nosso culto da Páscoa, por exemplo, foi um jeito maravilhoso de fazer isso. Os tours virtuais são de tirar o fôlego, e o contexto e as mídias adicionais engajaram a nossa igreja de uma maneira poderosa”, relata Randy Frazee, pastor de ensino e líder da igreja.

O renomado escritor e pastor norte-amerciano, Max Lucado, também se mostra entusiasmado com as facilidades e benefícios do Glow. Autor de mais de setenta livros, com cerca de 70 milhões de exemplares vendidos em 28 idiomas, ele é conhecido internacionalmente. Já trabalhou por cinco anos no Rio de Janeiro como missionário e é o autor das notas da edição brasileira da Bíblia de Estudo Devocional. “O Glow é a ferramenta mais inovadora disponível para os pregadores de hoje. Até mesmo um homem das cavernas sem conhecimento tecnológico como eu é capaz de usá-lo. Numa época em que nós pregadores precisamos de todo apoio possível, enfim a ajuda chegou”, agradece o escritor.

Diante da boa aceitação do público, o criador do Glow vislumbra ampliar o sucesso do novo formato bíblico pelos cinco continentes. “Seu uso terá grande vitalidade também fora dos EUA e poderá surpreender, principalmente, nos países asiáticos.”

Já no Brasil, Saba espera uma repercussão e adesão graduais. “Creio que os primeiros a adotar serão os jovens, pelo fato de terem acesso mais fácil e rápido às novidades tecnológicas. Depois, a tendência é se expandir entre os demais segmentos da população.”

Geração Internet

A ideia de criar a Bíblia Digital Glow surgiu da necessidade de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de usufruir o poder da mídia interativa em prol da difusão da Palavra de Deus. O trabalho de mídia digital interativa para comunicar a Bíblia começou nos anos 80 nos EUA. De lá para cá, foram criados alguns formatos bíblicos consagrados do gênero, como a Bíblia Online, o iLumina e o Libronix (Biblioteca Digital da Bíblia).

Paralelamente ao desenvolvimento do Glow, projeto iniciado em 2007, recentes pesquisas feitas por instituições cristãs norte-americanas mostraram como os fiéis interagiam e quais desejos tinham em relação à Bíblia nos dias atuais. “Percebemos, assim, a necessidade de uma Bíblia mais atrativa para conectar as novas gerações digitais com a Palavra de Deus”, atentou Nelson Saba, que constata: “Nos Estados Unidos, o relacionamento virtual nos últimos anos é tão efetivo quanto o interpessoal.”

Segundo Saba, o Glow fortalece a presença da Bíblia no meio digital e oferece uma alternativa de evangelização para as atuais e futuras gerações ainda sem contato com o texto sagrado. “A existência da Bíblia em formato digital nos parece um passo necessário para que a Bíblia permaneça sendo o livro mais lido do mundo”, analisa.

Apesar dos avanços, os desafios ainda são grandes para manter a Bíblia em evidência em meio à era da Internet. “Precisamos tornar a Bíblia relevante à vida destas pessoas, conectando suas necessidades, bem como comunicando a Palavra de Deus na linguagem destas gerações, tanto no nível do texto escrito como no da experiência interativa, que o meio digital pode oferecer”, defende Saba.

Futuro da Bíblia impressa

Com o advento da Bíblia Digital e sua consequente popularização, uma velha questão volta à tona: será que o Livro Sagrado na forma impressa corre o risco de um dia acabar? Paulo Teixeira e Nelson Saba têm opiniões divididas.

Para Saba, as Escrituras em papel tendem a perder espaço no futuro. Segundo ele, nas pregações das igrejas evangélicas americanas, por exemplo, os fiéis mais jovens não levam mais a Bíblia tradicional. A maioria vai munida do texto bíblico em aparelhos portáteis, como celulares e iPads. Por isso, avalia, a Bíblia Digital já tem despontado em pouco tempo como alternativa para o modelo em papel. “Hoje em dia, a realidade de que o mundo está migrando do papel para o digital é gritante. A nossa expectativa é que, levando a Bíblia para a plataforma digital, nós alcançaremos uma geração que não tem mais o papel como mídia predominante. E
nesse ritmo, daqui a 10 ou 20 anos, o mundo digital pode predominar sobre o impresso”, aposta.

Pelo Brasil, a SBB continuará por muitos anos com a missão de disponibilizar a Bíblia para todos, levando a Palavra de Deus tanto no formato impresso quanto em mídia digital. “Com a chegada dos brinquedos eletrônicos e videogames, não acabou o encanto das bonecas e carrinhos de madeira. Com a TV, não acabou a funcionalidade do rádio. E com o livro não será diferente. A Bíblia impressa ainda vai conviver por séculos com as mídias digitais, sobretudo pela dificuldade de acesso da maioria das pessoas à tecnologia”, avalia Paulo Teixeira. “Seguiremos trabalhando nas duas frentes, pensando no presente e no futuro”, garante.

Recursos da Bíblia Digital Glow

 Cerca de 500 tours virtuais (em 3D e 360 graus) em ambientes da época.
• 2h30 de vídeo em alta resolução, dividido em 26 capítulos de documentário sobre a vida de Jesus.
• Atlas geográfico com cerca de 140 mapas navegáveis (espécie de Google Earth bíblico).
 Cerca de 700 imagens de trabalhos de arte da época.
• Cerca de 2.300 fotos em alta resolução e com zoom.
 Texto bíblico nas traduções de Almeida Revista e Atualizada (RA), Almeida Revista e Corrigida (RC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira.
 Notas e introduções aos livros da Bíblia de Estudo Almeida e da Bíblia de Estudo NTLH.
 Concordância Exaustiva de Conhecimento Bíblico (CECB)
 Artigos e quadros da Bíblia da Família.
 Dicionário da Bíblia de Almeida.
Formato: 3 DVDs-ROM

Fonte: Revista A Bíblia no Brasil (Jul à Set/2010) Edição nº228.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Biblias

Bíblias     Bíblia Comentada   Acessar     Bíblia Narrada e Musical Vol 1 …

9 Pessoas que foram Apedrejadas na Bíblia

1 ACÃ Esse foi o homem que escondeu alguns itens que tomou para si na …

Sermão II: A HISTÓRIA DO MUNDO NUM CAPÍTULO DA BÍBLIA

No nosso estudo anterior, vimos que após o pecado de nossos primeiros pais, Deus não mais pode falar com o homem face a face; e que então Deus passou a revelar-Se aos Seus servos, os profetas através de sonhos e visões.

Deixe uma resposta