O Arquiteto da Natureza

“Temei a Deus e daí-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7.

Antes de o homem inventar a roda, a lagarta Pleurotya ruralis já sabia usá-la. Quando precisa fugir de um predador, ela se contorce toda, vira uma roda e foge girando. A fuga acontece numa velocidade 40 vezes maior do que se ela se arrastasse normalmente. Rodando como um pneu, faz 54 metros por hora.

O besouro-violino tem o formato idêntico de um violino. Ele vive na Ásia e é o maior besouro do mundo, com 10 centímetros de comprimento.

Nos bosques e matas de nosso país vive a borboleta Morfo Azul. A fêmea tem asas amarelas, alaranjadas ou marrons. Os machos têm asas de 14 centímetros de envergadura, azuis e brilhantes como uma pérola. Ao incidir sobre elas, os raios do sol refletem como fachos de luz sobre o metal polido. A Morfo Azul tem cerca de 5.500 escamas coloridas por centímetro quadrado de asa.

As formas, cores e atitudes dos animais, não importa a espécie, ainda guardam muitos segredos. Ao observarmos os mistérios da natureza, podemos nos admirar. Mas esses sentimentos não devem ser exagerados a ponto de as pessoas reverenciarem a própria natureza. Estrelas e animais são adorados. Na Índia, o boi; no Egito, a serpente; e na antiga Babilônia, o Sol.

Hoje, através de movimentos como a Nova Era, há um ressurgimento desse equívoco, o panteísmo, ensinando que a natureza é Deus. Há grupos espiritualistas que exibem uma borboleta, outros um arco-íris ou o Sol como símbolos. Essa doutrina faz o ser humano desviar os olhos do Criador e voltá-los para si mesmo.

A primeira mensagem angélica nos chama para adorar o Deus que fez o céu, a Terra, o mar, as águas, os animais, o homem e a mulher. Vamos continuar admirando a natureza, as formas, as cores e os hábitos que Deus aplicou a Sua criação. Tudo isso mostra o Seu bom gosto e a Sua habilidade como Arquiteto da natureza. Por tudo o que fez e por tudo o que é, somente Deus é merecedor de nosso louvor e adoração. Para sempre.

Texto do jornalista Francisco Lemos, amigo da natureza e pesquisador incansável de suas lições. Extraído do livro de Meditações Natureza Viva.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do por do sol IASD 2023

  Já sentiu alguma vez o desejo de ser missionário e servir a Deus em …

Sermão I: A CARTA DE DEUS AO HOMEM

“Nascida no Oriente, com sua vestimenta e imagem orientais, a Bíblia avança pelos caminhos de todo o mundo ganhando familiaridade, penetrando todas as terras, encontrando-se em todas as partes. A Bíblia tem a faculdade de falar em centenas de idiomas ao coração do homem.

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Deixe uma resposta