Quando esfria o primeiro amor

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.      Apocalipse. 2:4.

Ainda hoje, Éfeso maravilha os seus visitantes. Suas ruínas bem preservadas revelam a glória de uma civilização passada. Éfeso foi, um dia, uma das mais orgulhosas cidades do império romano. Ela se orgulhava de sua grande biblioteca e teatro, bem como do afamado Templo de Artêmis (ou Diana), uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Éfeso tem uma história notável para ser repartida conosco. O apóstolo Paulo pregou com muito sucesso em Éfeso, levando muitos dos seus cidadãos a aceitar Cristo. De fato, a pregação de Paulo era tão poderosa que chegou a ameaçar a venda das imagens de Diana, a deusa local de lá.

A igreja cristã de Éfeso ergue-se com firmeza pela verdade. Aqueles primeiros cristãos eram doutrinariamente puros. A palavra “Éfeso” significa “desejável”. Éfeso, a primeira das sete igrejas, símbolo da igreja do primeiro século, era caracterizada pelo zelo e pureza doutrinária.

Cheia de amor por Cristo e armada com Sua palavra, a igreja proclamou o amor do Salvador. Mas, gradualmente, uma mudança ocorreu. Jesus disse: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” Apoc. 2:4. Depois de algum tempo, o primeiro amor esfriara. Os primeiros cristãos ainda erguiam-se pela verdade de Deus. Eles tornaram-se hábeis em expor a quem se afastasse da doutrina correta; todavia, não mais agiam impelidos pelo amor. Alardeavam sua lealdade, em seu exterior. Mas, em seu interior, eram frios e vazios.

Deus nos alerta sobre um destino semelhante, hoje. Podemos acumular um bocado de conhecimento correto, podemos ter todas as doutrinas certas, e ainda terminar vazios como uma concha. Quando o seu coração esfriar e você perder o primeiro amor, aqui está a solução de Jesus: “Lembra-te, pois, de onde caíste” (verso 5).

Lembre-se daqueles sentimentos de proximidade com Deus ao orar. Lembre-se dos preciosos momentos de intimidade com o Senhor ao estudar a Bíblia. Lembre-se de como o Seu amor encheu o seu coração. Ele não mudou. Ele ainda é o mesmo Deus que o recebeu em Seus braços. Ele ainda é o mesmo Deus que conquistou você pela Sua graça. E Ele pode acender outra vez o fogo do primeiro amor em seu coração.

Autor: Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe uma resposta