NOÉ, o construtor da arca !
Sua origem e primeiros anos
Não se conhece nada sobre seus primeiros anos. Aparece pela primeira vez nas Escrituras com quinhentos anos de idade.
Seu bisavô, Enoque, foi homem sobremaneira piedoso, e que pela graça divina escapou da morte. Foi trasladado, Gên 5:22-24; Atos 11:5.
Seu avô, Matusalém, foi o homem que mais viveu, segundo Gên 5:25-27. O nome de seu pai era lameque, aparentemente homem religioso, que deu a seu filho um nome que significa “Descanso”, Gên. 5:29.
Condições da sociedade nesta época
Noé viveu em uma época perdidamente corrupta. Os homens haviam-se tornado tão depravados, de modo universal, que o Senhor determinou destruir a raça humana, Gên 6:1-7. Em meio a essa escuridão moral, a vida de Noé brilhou com sua justiça, Gên.6:8-9.
Sua comissão Divina
Devido a maldade existente na terra, Deus revelou a Noé que enviaria um grande dilúvio a fim de exterminar o homem da face da terra.
Deus deu-lhe uma tarefa estranha e impossível do pto de vista humano: construir um imenso barco para preservar a vida de sua própria família e de certas espécies do reino animal. A magnitude de tal tarefa é difícil de entender.
Noé estava rodeado de incrédulos malvados q riam de seu trabalho. Converteu-se em motivo de zombaria, no entanto, manteve sua fé e continuou seu trabalho ano após ano, tarefa q para seus vizinhos parecia indicar que ficara louco.
Considerando seu meio ambiente, a grandiosidade da obra para a qual foi chamado, e tantos anos de trabalho árduo, ele ressalta-se como insuperável, ou talvez inigualável, entre todas as personagens bíblicas com fé persistente.
A Arca
Não se determina com exatidão as dimensões da arca. Dependem do tamanho do côvado antigo. Aqui é considerado como sendo de 45 cm. Acerca do tempo investido na construção, compare Gen. 5:32 com 7:6.
Medidas: comprimento = 137 metros / largura 23 metros / altura 14 metros.
Noé aparentemente admoestou e exortou o povo, enquanto trabalhava na arca, (2Pedro 2:5)
Os últimos dias antes do dilúvio
A reunião dos animais e a entrada de Noé e sua família na arca, Gen 7:1-16.
O Senhor fecha a porta da arca. Gen.7:16
Acontecimentos durante e depois do dilúvio
A duração do dilúvio Gen.7:24.
A diminuição das águas Gen. 8:3.
O descanso da arca sobre a terra. Gen 8:4.
O envio das aves. Gen. 8:6-12.
A saída da arca Gen. 8:15-18.
Noé edifica um altar e oferece um sacrifício, Gen 8:20. é honrado por um pacto eterno, Gen. 9:9-17. Planta uma vinha e cede a tentação Gen.9:21, morre Gen. 9:28-29.
Descubra mais sobre Weleson Fernandes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.