014 – Seria a Obediência um Ato de Legalismo?

As pessoas pensam que podem exitosamente violar as leis de trânsito, ou deixar de pagar impostos. No entanto, Deus e Suas leis são muito diferentes. Deus vê tudo o que fazemos, ouvimos e dizemos, e Ele realmente se importa com o modo como nos comportamos. Até os nossos pensamentos são por Ele conhecidos. Ainda que o Senhor ofereça perdão por nossos pecados, o resultado por se quebrar a lei de Deus é a morte. Surpreendentemente, alguns cristãos dizem que qualquer tentativa de obedecer à lei de Deus resulta em um ato de legalismo. No entanto, Jesus disse que se você realmente ama a Deus, você fará tudo o que Ele lhe pede. Então é a obediência um ato de legalismo? Dedique tempo para ler este Guia de Estudo com cuidado … conseqüências eternas estão em jogo!

Será que Deus realmente se importa comigo e toma nota das minhas ações?

“Tu és Deus que me vê” (Gênesis 16:13). “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. … e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (Salmo 139:1-4). “até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Lucas 12:7).

R: Sim, Deus conhece cada um de nós (cada pessoa no planeta) melhor do que nós mesmos. Ele tem um interesse pessoal em cada ser humano e supervisiona atentamente tudo o que fazemos. Nem uma palavra, pensamento ou ação é escondido dEle.

Posso ser salvo em Seu reino sem obedecer a Sua Palavra, como encontrada na Bíblia Sagrada?

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21). “se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:17). Ele “veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).

R: Não! As Escrituras são muito explícitas quanto a este ponto. A salvação e o reino dos céus são para aqueles que obedecem os mandamentos do Senhor. Deus não promete vida eterna àqueles que simplesmente fazem uma profissão de fé ou são membros da Igreja ou são batizados, mas sim àqueles que fazem Sua vontade, que é revelada nas Escrituras. Naturalmente, essa obediência só é possível através de Cristo (Atos 4:12).

Por que Deus exige obediência? Por que ela é necessária?

“porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram” (Mateus 7:14). “Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma” (Provérbios 8:36). “E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida” (Deuteronômio 6:24).

R: Porque há um só caminho estreito que leva à santidade e, portanto, conduz ao reino de Deus. Nem todos os caminhos levam ao mesmo lugar. A Bíblia é o mapa e guia completo, que têm todas as instruções, avisos e informações sobre como chegar com segurança a este reino. O desrespeito a qualquer parte dela nos afasta de Deus e de Seu reino. O universo de Deus é um universo regido pela lei e ordem. Existem leis naturais, morais e espirituais. A quebra de qualquer dessas leis sempre tem alguns resultados fixos. Se a Bíblia não tivesse sido dada, as pessoas mais cedo ou mais tarde teriam descoberto (por tentativa e erro) que os grandes princípios da Bíblia existem e são verdadeiros. Estes princípios bíblicos estão escritos em nosso sistema nervoso, glândulas e mentes e quando ignorados, resultam em nervos abalados, doenças e infelicidades de toda espécie. Assim, as palavras da Bíblia não são apenas conselhos que podemos aceitar ou ignorar sem conseqüências. A Bíblia explica quais são estas conseqüências e como podemos evitá-las. Uma pessoa não pode viver fazendo sua própria vontade e ao mesmo tempo ser piedosa e semelhante a Deus, da mesma forma que um construtor não pode ignorar os planos de uma casa sem entrar em apuros. É por essa razão que Deus pede a todos para seguirem o Plano das Escrituras. Não há outro caminho para se tornar como Ele, e, portanto, estar qualificado para um lugar em Seu reino. E não há outro caminho para a verdadeira felicidade.

Por que Deus permite que a desobediência continue? Por que não destrói agora pecado e pecadores?

“Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram” (Judas 14, 15). “Como eu vivo, diz o Senhor, todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus” (Romanos 14:11).

R: Deus permite que a desobediência e o pecado continuem até que todas as pessoas em toda parte estejam plenamente convencidas da justiça, amor e misericórdia de Deus. Todos irão finalmente perceber que Deus, pela obediência que exige, não está tentando forçar Sua vontade sobre nós, mas está tentando nos impedir de nos ferir e destruir a nós mesmos. O problema do pecado não estará resolvido até que os mais cínicos e endurecidos pecadores estejam convencidos do amor de Deus e confessem que Ele é justo. Talvez seja necessária uma catástrofe de grandes proporções, ou algo pior, para que alguns se convençam, mas finalmente os terríveis resultados de uma vida pecaminosa irá convencer a todos que Deus é justo e certo. Então, e só então, o Senhor colocará um ponto final ao pecado e a desobediência.

Será que Deus realmente destruirá os desobedientes?

“Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” (2 Pedro 2:4). “mas todos os ímpios serão destruídos” (Salmo 145:20). “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 1:8).

R: Não há dúvida. Os desobedientes, incluindo o diabo e seus anjos que pecaram, serão destruídos. Sendo isto verdade, certamente é hora de abandonar toda idéia confusa quanto ao que é certo ou errado. É melhor que as pessoas deixem de se orientar por seus caprichos tolos e noções egoístas e prestem atenção ao grande livro de Deus. E é melhor que façam isso agora – não há muito tempo!

Eu quero obedecer todas as regras de Deus. Como posso ter certeza de que não negligenciarei uma?

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7). “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus”(João 7:17). “Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem” (João 12:35). “Em ouvindo a minha voz, me obedecerão” (Salmo 18:44).

R: Deus não deixa margem para dúvidas. Ele promete guardar-me do erro e me conduzir com segurança em toda a verdade se eu: (1) orar fervorosamente por orientação (2), sinceramente, estudar a Palavra de Deus, e (3) seguir a verdade, logo que me é mostrada.

Será que Deus me considera culpado por desobedecer uma verdade bíblica que nunca foi clara para mim?

“Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece” (João 9:41). “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei” (Oséias 4:6). “buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7).

R: Se não tive oportunidade de conhecer uma certa verdade da Bíblia, Deus não me cobrará. Mas a Bíblia ensina que eu sou responsável perante Deus por toda a luz (conhecimento do que é certo) que tenho e por toda que posso vir a ter! Muitas pessoas que se recusam ou deixam de estudar, pesquisar, aprender e ouvir a verdade serão destruídas por Deus porque têm “rejeitado o conhecimento”. Imitar o avestruz nesses assuntos extremamente cruciais é fatal. É minha responsabilidade procurar diligentemente a verdade.

No entanto, Deus não é particularmente exigente no que diz respeito à obediência dos pequenos detalhes, não é?

“…os homens, que subiram do Egito…não verão a terra…porquanto não perseveraram em seguir-me; Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num porquanto perseveraram em seguir ao Senhor (Números 32:11, 12). “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14).

R: De fato, Ele é específico. Deus exige o cumprimento de cada detalhe. O povo de Deus no Antigo Testamento aprendeu isso da maneira mais difícil. Aqueles que saíram do Egito para a terra prometida de Canaã eram 603.550 em número. Deste grupo, apenas dois (Josué e Calebe) seguiram plenamente o Senhor, e só eles entraram em Canaã. Os outros 603.548 morreram no deserto. Jesus diz que devemos viver de acordo com “toda palavra” da Bíblia. Não há uma palavra a mais ou uma palavra a menos. Todas são importantes.

Quando descubro uma nova verdade, espero até que todos os obstáculos sejam removidos antes de abraçá-la. Isto não é o melhor?

“Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem” (João 12:35). “Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos” (Salmo 119:60). “buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). “ouvindo a minha voz, me obedecerão” (Salmo 18:44).

R: Não, uma vez que foi esclarescido sobre uma verdade bíblica, nunca é melhor esperar. Na verdade, a procrastinação é a armadilha mais perigosa do diabo. Parece tão inofensivo esperar, mas a Bíblia ensina que a menos que uma pessoa aja imediatamente para conformar sua vida com a luz, esta rapidamente se converte em escuridão. Obstáculos à obediência não são removidos enquanto ficamos parados a esperar, em vez disso, eles normalmente aumentam de tamanho. O homem diz a Deus: “abra-me o caminho, e eu avançarei”. Mas o caminho de Deus é exatamente o oposto. Ele diz: “Avance, e Eu te abrirei o caminho”.

Mas não é a obediência integral uma impossibilidade para o ser humano?

“a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13). ‘E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo” (2 Coríntios 2:14). “quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra” (Isaías 1:19).

R: Nenhum de nós pode obedecer em seu próprio poder, mas através de Cristo, podemos e devemos. Satanás, a fim de fazer os pedidos de Deus parecerem não razoáveis, inventou a mentira de que a obediência é impossível.

O que vai acontecer a uma pessoa que, deliberadamente e conscientemente continua em desobediência?

“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27). “Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (João 12:35).

R: A Bíblia não deixa margem para dúvidas. A resposta é solene e surpreendente, mas é verdadeira. Quando uma pessoa conscientemente rejeita a luz e continua na desobediência, a luz vai se extinguir, e ela é deixado na escuridão total. Uma pessoa que rejeita a verdade recebe a “operação do erro” e acredita que a mentira é a verdade (2 Tessalonicenses 2:11). Quando isso acontece, se perde a partir daquele momento.

Pensei que o amor fosse mais importante do que a obediência. Não é assim?

“Jesus respondeu…Se alguém me ama, guardará a minha palavra…Quem não me ama não guarda as minhas palavras” (João 14:23-24). “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:3).

R: Não, claro que não! Na verdade, a Bíblia ensina que o verdadeiro amor de Deus não pode existir sem a obediência. Tampouco pode uma pessoa ser realmente obediente sem amor. Nenhuma criança obedecerá plenamente a seus pais a menos que os ame, nem pode amar a seus pais sem obedecê-los. O verdadeiro amor e a obediência são inseparáveis.

Mas eu sempre pensei que a verdadeira liberdade em Cristo me isentava da obediência. Não é assim?

“Se vós permanecerdes na minha palavra…conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará…todo aquele que comete pecado é servo do pecado” (João 8:31, 32, 34). “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Romanos 6:17-18). “Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente. E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos” (Salmo 119:44-45).

R: Não. A verdadeira liberdade só vêm através da obediência. Isso significa liberdade “do pecado” (Romanos 6:18), ou desobediência, que é a quebra lei de Deus (1 João 3:4). Os cidadãos que obedecem a lei têm liberdade. Os desobedientes são presos e perdem sua liberdade. Liberdade sem obediência é como a falsa liberdade de um balão vagando no espaço ou um carro marchando sem motorista. Isso leva a confusão e anarquia. A verdadeira liberdade cristã significa liberdade de desobediência. A desobediência sempre fere uma pessoa e a leva para a cruel escravidão do demônio.

Quando eu acredito que Deus exige uma certa coisa, devo obedecer embora eu não entenda o por que Ele requer isso?

“Ouve, peço-te, a voz do Senhor…e bem te irá, e viverá a tua alma” (Jeremias 38:20). “O que confia no seu próprio coração é insensato” (Provérbios 28:26). “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” (Salmo 118:8). “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:9). “Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor?” ( Romanos 11:33, 34). “fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram” (Isaías 42:16). “Tu me farás conhecer a vereda da vida” (Salmo 16:11).

R: Temos de dar crédito a Deus por ser sábio o suficiente para exigir algumas coisas de nós que podemos não entender. Bons filhos obedecem aos pais, mesmo quando as razões para suas ordens não são claras. A simples fé e confiança em Deus vai nos levar a crer que Ele sabe o que é melhor para nós e que Seu amor nunca vai nos levar em qualquer caminho errado. É uma loucura para nós, na nossa ignorância, questionarmos a liderança de Deus, mesmo quando não podemos compreender plenamente todos os seus propósitos.

Quem está realmente por trás de toda a desobediência, e por quê?

“quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio…Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus” (1 João 3:8, 10). “Satanás, que engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9).

R: O diabo é o responsável. Ele sabe que toda a desobediência é pecado e que o pecado traz infelicidade, tragédia, alienação de Deus, e a destruição final. Com ódio amargo que ele tenta desesperadamente induzir cada pessoa à desobediência. Você está envolvido e deve encarar os fatos e tomar uma decisão. Desobedecer e se perder, ou aceitar a Cristo, obedecê-Lo e ser salvo. Sua decisão sobre a obediência é uma decisão a respeito de Cristo. Você não pode separá-Lo da verdade, porque Ele diz: “Eu sou … a verdade” (João 14:6). “escolhei hoje a quem haveis de servir” (Josué 24:15).

Que promessa gloriosa a respeito de um extraordinário milagre a Bíblia oferece aos filhos de Deus?

“aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).

R: Louvado seja Deus! Ele promete que (se de bom grado O seguirmos), assim como Ele realizou um milagre para nos conceder um novo nascimento, Ele também continuará a operar os milagres que sejam necessários em nossas vidas até estarmos seguros em Seu reino.

Me traz alegria saber que Jesus não só provê um novo nascimento para aqueles que aceitam segui-Lo, mas que Ele também continua a fazer os milagres necessários em suas vidas, até que estejam seguros em seu reino.

Você  não quer começar a obedecer e seguir a Jesus imediatamente?

Guia de Estudo extraído do site Amazing Facts. Crédito da Tradução: Blog Sétimo Dia https://setimodia.wordpress.com/

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Por que Paulo foi acusado de pertencer a uma seita?

Certa ocasião, diante do governador Félix, o apóstolo Paulo se defendeu com estas palavras: “Confesso …

Por que Deus proibia o casamento com outros povos?

O Casamento Inter-Racial na Bíblia Quando o foco de observação é casamento inter-racial, segundo a …

Profecias para o tempo do Fim

PROFECIAS PARA O TEMPO DO FIM é uma série evangelística conduzida pelo Pr. Roberto Motta , a …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×