O palhaço Ronald McDonald com seus enormes sapatos vermelhos e macacão amarelo com o logotipo da marca, há décadas tem sido usado como o porta-voz corporativo amigo das crianças.
A agência de notícia internacional AFP explica com detalhes o porquê o palhaço está estampado nos jornais e liderou o ranking de tendências no Twitter.
Médicos apoiam uma campanha para que o McDonald’s pare de fazer o marketing de sua comida-não-saudável para crianças e aposente o símbolo Ronald McDonald.
Eles produziram uma carta aberta com o esclarecimento da causa. “Nas próximas décadas, uma em cada três crianças desenvolverão diabetes tipo 2 como resultado das dietas ricas em fast-food, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention. Essa geração pode ser a primeira na história dos EUA a viver uma vida mais curta que a de seus pais.”
E completam: “Pedimos que ouça a nossa preocupação e aposente as promoções e marketing de alimentos ricos em açúcar, sal, gordura e calorias para as crianças, independentemente da sua forma – desde o Ronald McDonald aos brinquedos. Nossos filhos e sistema de saúde vão se beneficiar da sua liderança nesta questão.”
A ação faz parte de uma campanha da Corporate Accountability International que já dura dois anos. A organização sem fins lucrativos é mais conhecida por sua campanha para aposentar o mascote Joe Camel, do cigarro.
O McDonald’s defende em comunicado seu mascote, suas ofertas de alimentos e seu recorde em matéria de publicidade responsável:
“Com a Ronald McDonald House Charities, Ronald é um embaixador para o bem e envia mensagens importantes para as crianças sobre a segurança, a alfabetização e equilibrado estilo de vida. Servimos alimentos de alta qualidade, e nossa oferta do McLanche Feliz oferece variedades em porções só para crianças. Os pais dizem-nos que apreciam as nossas opções.”
Fonte: Blog da Saúde
Descubra mais sobre Weleson Fernandes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.