01. O Remanescente de Deus da Profecia

O objetivo desta mensagem é levar o estudante da Bíblia a identificar o remanescente e quais são suas características principais. A palavra remanescente se refere tanto aos últimos como aos poucos. Sendo uma referência aos poucos ou aos últimos, o remanescente se mantém como a substância original. 

No caso em pauta, o original que é tomado por base é a igreja apostólica em sua pureza doutrinária e de comportamento. Foi a igreja apostólica liderada por Cristo que saiu vitoriosa e para vencer. 

A igreja remanescente não é uma esfarrapada ruína de alguma relíquia antiga, Mas a única instituição verdadeiramente imortal na terra. Através deste tema, vamos aprender que o remanescente de Deus é constituído por aqueles que permitem a graça e a verdade triunfar em sua vida. 

Hoje, o grande pecado é o orgulho e o egoísmo. Estes pecados são terríveis. Eles imperam sobre suas vítimas com mão férrea. Muitos gastam milhares de reais para satisfazer seu egoísmo. Já disse Oscar Wilde: “Só há no mundo uma coisa pior do que falarem mal de nós. É não falarem de nós.” Santo Agostinho, teólogo católico asseverou: “Poucas árvores tem tantas ramificações como a vaidade.”

 

I PARTE – AS CARACTERÍSTICAS DO REMANESCENTE

 

 

A)  AS CARECTERISTICAS ESPECIAIS DO REMANESCENTE SÃO:    

a)  Aqui está a PACIÊNCIA dos santos… (Apoc. l4:12)

b) Os que GUARDAM os mandamentos de de Deus… (Apoc. 17:12) 

c)  E tem a FÉ de Jesus. (Apoc. 17:12)

d) São ZELOSOS  e de boas OBRAS. (Tito 2:14)

e)  Constroem sobre a ROCHA da palavra de Deus.

f)  Recebem CRISTO e Sua JUSTIÇA no coração. 

O remanescente é visto diante do mundo como “A igreja …que honra e obedece os mandamentos de Deus, não de forma legalista, mas como uma revelação do caráter de Deus e de Cristo, que habita no coração do verdadeiro crente”  (Comentário Adv. Vol. 7, pág. 833 e Med. Mat. 1995, pág. 233) 

B)  O CARÁTER DO REMANESCENTE É REVELADO 

Há dois conceitos que distinguem as pessoas de forma geral : O caráter  e a reputação.  O caráter é aquilo que você é, a reputação é aquilo que os outros pensam de você.  Hoje em dia há muita gente preocupada só com a reputação. Na própria Igreja há uma “massa”de iludidos “cristãos”, cuja experiência religiosa é uma trama de fugas e mentiras. O caráter do remanescente é revelado  porque:

a)  São puros.

b) São as primícias para Deus e para Cristo.

c)  Tem o nome do Pai na testa.

d) São verdadeiros. 

e)  São seguidores do Cordeiro. 

II PARTE – O DOM ESPECIAL CONCEDIDO AO REMANESCENTE

A) TIPOS DE MATERIAL PRODUZIDO PELO DOM DE PROFECIA PARA O REMANESCENTE:

 

1- Material extrabíblico: 

Note, se o profeta disser apenas aquilo que já está dito na Bíblia, ele não é profeta pois, qualquer pessoa  pode dizer o que já está escrito . O profeta  deve trazer novo material. Porém, este novo material não pode contradizer o que já está como palavra revelada de Deus. 

Portanto, quando um profeta traz novo material e este material está em harmonia com o que os demais profetas inspirados já falaram, este conteúdo é válido, é aceito, e chamamos isto material EXTRA Bíblico. Aqui  entra o ministério profético de Ellen White. Ela contribuiu com muito material novo para o remanescente, porém, este material está em perfeita harmonia com a inspiração bíblica.

2- Material antibíblico:

Quando qualquer novo profeta trouxer novo material, e este material contradizer ou não estiver em harmonia com o que os profetas inspirados escreveram, este material é chamado de ANTI Bíblico. 

E todo material Anti Bíblico deve ser descartado, pois  tal profeta não é verdadeiro. Atualmente há cerca de 20 pessoas no universo adventista advogando para si o dom profético. Porém, todos eles ou estão apenas repetindo o que já está escrito por profetas inspirados, ou estão trazendo material que não se harmoniza com o que já temos como inspirado.

     

B) FINALIDADE DO DOM PROFÉTICO:

a)  Manter a integridade teológica e organizacional.

b) Consolidação do movimento adventista.

c)  Dinamizar  e expandir a obra de publicações, educação, saúde, assistência social etc.

d) Iluminar a compreensão do remanescente sobre o grande conflito ente Cristo e Satanás. 

e)  Preparar e alertar  o remanescente  sobre os enganos de Satanás.

“Satanás não pode achar caminho tão fácil para introduzir seus enganos e prender almas em seus embustes se as advertências e  repreensões dos conselhos do Espírito de Deus forem atendidos. “( I ME pág. 48 )

III PARTE – O REMANESCENTE VISÍVEL E O INVISÍVEL

A) QUEM SÃO OS REMANESCENTES VISÍVEIS:

Cristo é o fundador de Sua igreja sobre a terra. Quando Ele diz que tudo que for ligado na terra será ligado no céu, refere-se à uma igreja organizada visível.  Diz  o livro Atos dos Apóstolos pág. 12: “Fraca e defeituosa como possa parecer, a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial Sua suprema atenção.” São Mateus diz que este remanescente visível são poucos. 

Em Provérbios eles são apresentados como raros. Os remanescentes visíveis são os membros batizados que estão em comunhão com a igreja. Eles não tem gosto por esportes violentos e obscenos, não são glutões, não estão metidos em fofocas, não estão se divorciando por qualquer diferença e não são escravos da moda.  São aqueles que não se compram e nem se vendem. São fiéis ao seu dever como o é a bússola ao pólo. 

B) QUEM SÃO OS REMANESCENTES INVISÍVEIS:

Disse Jesus: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a Mim Me convém conduzi-las; elas ouvirão a Minha voz; então, haverá um rebanho e um Pastor” (João 10:16). Estas ovelhas estão atualmente em igrejas apostatadas, ou em nenhuma igreja. Elas constituem Seu remanescente invisível. Podem não ser notadas agora, mas no último e final teste vão brilhar  de forma inconfundível como filhos verdadeiros da luz. 

Fazem parte das constelações ocultas de fiéis que não dobraram seus joelhos a Baal. Quando a perseguição irromper, vão tomar uma posição clara e definida ao lado da verdade. Quanto mais escura a noite, com maior brilho eles refulgirão. (P. Reis 189). Foram feiras pesquisas em alguns países e milhares de pessoas responderam que eram Adventistas do Sétimo Dia, embora a estatística da Igreja destes países não tenha estes membros. São Adventistas de coração, são adventistas não declarados, mas chegará o momento em que se declararão abertamente membros da igreja visível.

IV PARTE – A TAREFA E A INFLUÊNCIA DO REMANESCENTE NO MUNDO

O mundo no qual o remanescente vive não é digno dele, mas sua presença  tem sido uma bênção para todos. O remanescente proporciona àqueles com os quais ele convive os seguintes aspectos:

a)  Alegria com os quais se associa.

b) Brilho na vida das pessoas.

c)  Prodígios, milagres e curas aos enfermos e sofredores.

d) Profecias, orientações, visões que confortam os desalentados.

e)  A glória do Senhor que é a manifestação de Seu caráter é visto na vida de Seu povo. 

CONCLUSÃO:

O remanescente é um grupo de pessoas que permaneceu fiel a Deus nos dias de bonança e em meio a tempestade. Eles estão de volta para o Lar, pois sabem que aqui não é seu lar. A visão que os impulsiona está baseada na experiência dos remanescentes  que os precederam. Por exemplo:

a)  Quando os israelitas estavam no Egito, Moisés os levou para o Lar, na terra da promessa.

b)  Quando estavam no cativeiro babilônico, Neemias e Esdras e outros líderes o levou de volta para o Lar, do qual haviam sido sequestrados.

c)  O remanescente que hoje vive nestes últimos dias da história, brevemente será levado para o Lar eterno. Hoje o remanescente será diferenciado das demais pessoas porque ADORAM o Criador. Brevemente, este remanescente estará de volta ao Lar. E sua primeira e mais acariciada atividade será ADORAR aquEle que venceu, e é digno de honra e louvor pelos séculos dos séculos.  

Eles  mantém o olhar fixo na bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Concluímos dizendo que o remanescente é definido como sendo a última parte de uma coisa, mas que se  mantém como a substancia original. Oremos ao Senhor para que a pureza de doutrina da igreja apostólica, bem como seu espírito missionário e sua distinção num império corrompido, possam ser visto hoje na vida do REMANESCENTE deste últimos dias.  Amém.

BAIXAR PPT

 

Faça download AQUI dessa palestra em Power Point.

 

Baixar

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Seminario para Pregadores em Power Point

Seminário completo com aulas praticas para a arte da pregação. 1.  A Arte de Falar em …

Estudo Bíblico ‘O Caminho’

Estudo Bíblico ‘O CAMINHO’ em Power Point  O CAMINHO é uma série evangelística ministrada pelo …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×