031. Como Será a Segunda Vinda de Jesus?

Consultoria Bíblica 

 

 

Por ocasião da segunda vinda de Jesus terão lugar os seguintes acontecimentos:

I – Os justos mortos ressuscitarão – I Tessalonicenses 4:16 diz: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” 

Esta também é chamada a PRIMEIRA RESSURREIÇÃO, conforme Apocalipse 20:6 onde está escrito: “Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição…”

II – Os santos (justos) vivos serão transformados. I Coríntios 15:52 diz: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. 

A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”

 

III – Todos os justos (os que estavam vivos e os que ressuscitarem) serão levados ao céu. I Tessalonicenses 4:17 diz: “Depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”

 

IV – Os ímpios vivos serão destruídos (mortos) pelo resplendor da manifestação de Deus. II Tessalonicenses 2:8 diz que o Senhor matará o iníquo com o sopro de Sua boca.

VI – Satanás será preso. Diz Apocalipse 20:1-3 – “Então vi descer do céu um anjo, tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 

Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois é necessário que ele seja solto pouco tempo.”

Durante mil anos ou um milênio, Satanás não terá seres humanos para tentar: estará preso por uma cadeia de circunstâncias. “Durante mil anos vagueará de um lugar para outro na Terra desolada, para contemplar os resultados de sua rebelião contra a lei de Deus.”

Onde estarão os justos durante esses mil anos? 

Os justos que estiverem vivos por ocasião da volta de Cristo e os justos que ressuscitarem estarão todos no CÉU durante os mil anos. I Tessalonicenses 4:17 (já lemos o texto anteriormente) diz que subirão para o encontro com Cristo entre as nuvens. 

Apocalipse 20:4 diz mais: “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. E viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”

Portanto, durante os mil anos, ou milênio, os justos se ocuparão da obra de julgamento dos ímpios. A Bíblia diz: “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? … Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?” I Cor. 6:2 e 3.

Juntamente com Cristo, o grande Juiz, eles examinarão o relatório da vida de cada um, contido no livro do Céu (Apoc. 20:15) e comparar-lo-ão com o divino código – a santa lei de Deus, determinando a extensão do castigo. Evidentemente julgarão também os anjos caídos. 

Deus permitirá a participação dos salvos na obra de julgamento dos ímpios para que vejam a justiça divina e não haja dúvida quanto ao castigo aplicado. Então irão declarar: “Justos e verdadeiros são os Teus caminhos. ó Rei das nações”. Apocalipse 15:3.

Completados os mil anos, a Jerusalém celestial será transferida para a Terra, juntamente com os salvos. Apocalipse 21:2 diz: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” 

Os pés de Cristo pousarão no monte da Oliveiras o qual se fenderá e aquela região será a capital do novo governo de Cristo (Zacarias 14:4,5).

Em seguida todos os ímpios, desde o princípio do mundo, ressuscitarão para receberem o castigo merecido.

Os justos estarão dentro da cidade – os ímpios fora dela.

Voltando os ímpios à existência, Satanás será solto pouco tempo. (Apocalipse 20:3 última parte), pois terá novamente pessoas para enganar. 

Diz a Bíblia em Apocalipse 20:8 e 9 – “E sairá a seduzir as nações … a fim de reuni-los para a peleja. O número desses é como a areia do mar. 

Marcharam então pela superfície da Terra e situaram o acampamento dos santos e a cidade; DESCEU, PORÉM, FOGO DO CÉU E OS CONSUMIU.”

Satanás moverá os seus anjos e as hostes dos ímpios a um último e desesperado ataque contra o povo de Deus. Mas … fogo desceu do céu. A terra inteira será transformada num lago de fogo (II Pedro 3:10; Apocalipse 20:10). 

Nesse lago perecerão Satanás, seus anjos e todos os ímpios. Diz a Bíblia: “E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” Apocalipse 20:15.

Portanto, Ricardo, o milênio, os mil anos, serão no Céu – os justos que estiverem vivos por ocasião da volta de Cristo mais os justos que ressuscitarem nesse dia. Com relação a Zacarias 14:16-21 é muito simples. 

A maioria das promessas feitas através dos profetas do Velho Testamento é de duplo cumprimento: um local e o outro futuro. Um refere-se ao Israel literal, outro ao Israel espiritual. 

Zacarias, bem como Isaías e outro descrevem novos céus e nova terra que Deus se proporia instaurar se Israel atendesse às mensagens dos profetas e cumprisse o propósito divino, após o livramento do cativeiro. 

Porém, Israel falhou. Não cumpriu a sua parte. Em Israel não se cumpriram as condições da Nova Terra. Temos, então, de buscar a aplicação secundária. Uma leitura atenta de Zacarias 14:16-21 revela que as promessas ali feitas referiam-se ao Israel literal. O povo que falhou e não pôde receber a bênção prometida.

=“Os ímpios ficarão sofrendo eternamente num lago de fogo?”

Essa pergunta é importante. E a resposta é NÃO. Certas expressões das Escrituras podem dar a impressão de que o tormento do ímpio não terá fim.

Referimo-nos às expressões “PARA SEMPRE”, “PARA TODO O SEMPRE” e a palavra “ETERNO” que a Bíblia emprega com respeito ao castigo do ímpio. Temos também a expressão “FOGO QUE NUNCA SE APAGA” ou “FOGO INEXTINGUÍVEL”. Vejamos o sentido a elas dado na Bíblia:

A – “PARA SEMPRE”. Onésimo, servo de Filemon, devia ser possuído por seu senhor “para sempre”. Filemon, verso 15. O menino Samuel deveria permanecer no tabernáculo “para sempre”. I Sam. 1:22. O sentido de “para sempre” nestes casos é a duração de uma vida humana;

B – “PARA TODO O SEMPRE”. O castigo do ímpio será “para sempre”, ou “pelos séculos dos séculos”. (Apoc. 14:11; 20:10). Também a terra de Edom, ao sul da Palestina, seria queimada com fogo cuja fumaça subiria “para sempre”, e ninguém passaria por Edom “para sempre”. Isaías 34:9 e 10. 

Entretanto, quem queria poderia passar hoje (1994) por Edom. O sentido é que a destruição do país seria completa e completa seria a sua desolação, por um determinado espaço de tempo;

C – O ímpio sofrerá a pena do “fogo eterno”. Mateus 25:41. Sadoma e Gomorra também sofreram a ação do “fogo eterno” e foram até postos por exemplo dos que terão de sofrer a mesma pena (Judas 7). 

Foram, porém, totalmente destruídas, reduzidas a cinzas (II Pedro 2:6). Não estão queimando até hoje;

D – Jesus falou do fogo ao qual será lançado o ímpio, como “fogo que nunca se apaga” Marcos 9:47 e 48. Jerusalém foi queimada com “fogo que nunca se apaga” (Jeremias 17:27.) 

Mas Jerusalém não continua queimando. O sentido de “fogo que nunca se acaba” é: fogo que não se pode extinguir, que executa plenamente a sua obra destruidora. consumada a destruição, ele cessa de arder.

A Bíblia diz que o “salário do pecado é a morte. Não um tormento sem fim. O castigo dos ímpios é chamado A SEGUNDA MORTE. Apoc. 20:14. Os ímpios sofrerão no lago de fogo, depois dos mil anos, tanto quanto mais graves tenham sido os seus pecados. MAS NÃO SOFRERÃO PARA TODA A ETERNIDADE. 

Eles serão reduzidos a cinzas. Malaquias 4:1-3 diz: “Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem perversidade, serão como o restolho; o dia que bem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 

Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça, trazemos salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. Pisareis, os perversos porque SE FARÃO CINZAS debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos.” Sim, os ímpios queimarão. Virarão cinzas. Deixarão de existir.

O castigo dos ímpios é chamado nas Escrituras “obra estranha” a Deus. Isaías 28:21. Infligir sofrimento, destruir, não é segundo os sentimentos de Deus, porque não tem “prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu mau caminho e viva”. Ezequiel 33:11. 

Em tocantes palavras Ele pede: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”

Que admirável revelação de Deus! “Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” II Pedro 3:9.

Todo o interesse do Céu está concentrado em salvar pecadores. Para salvar – e não para destruir – Deus deu o melhor que teve, o Seu divino Filho, o Senhor Jesus Cristo. 

Para salvar Deus faz pregar o evangelho, faz anunciar aos homens – a todos os homens – que em Cristo há remissão dos pecados, e há vida eterna. Para salvar Deus estende o tempo de graça – Ele espera, dá nova oportunidade, até que o coração do homem chegue ao arrependimento.

Os ímpios, lançados no lago do fogo serão os que tiverem rejeitado a salvação e preferiram seguir o Mal. A sua destruição será um ato de misericórdia da parte de Deus, para os justos viverem em paz e segurança.

Então Deus vestirá o nosso planeta de edênica beleza (Is. 35:1 e 2) e estabelecerá nele o Seu Reino. O plano original de que este mundo fosse habitado por uma raça perfeita (Isaías 45:18), será por fim executado.

Diz a Bíblia: “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça repouso e segurança para sempre. O Meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos e tranqüilos.” Isaías 32:17 e 18. “Não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9.

Livres do pecado e suas conseqüências, a doença, a morte; livres dos sofrimento que elas acarretam e sem nenhum adversário para os tentar ao esquecimento do seu Criador, os salvos se deleitarão no amor e dádivas de Deus através da eternidade.

 

– Veja aqui o Índice Completo das Perguntas

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

035. É pecado jogar video game?

Para o programa “Linha Aberta” do dia 09 de Abril de 2001. “Você acha prudente …

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

Deixe uma resposta