048. O que quer dizer: Basã, Gerizim, Seol, Sinagoga e Circuncisão?

Consultoria Bíblica 

 

 

O que quer dizer: a) Basã, b) Gerizim, c) Seol, d) Sinagoga, e) Circuncisão? E como morreram os discípulos?

I – Vamos explicar o que significam estas palavras:

a) Basã: é o nome de uma região que ficava ao leste do Jordão. Atualmente é chamada de Nuqra. Fazia para das terras que Davi e Salomão dominavam. I Reis 4:13

b) Gerizim: é uma montanha que fica a 3 km a noroeste de Siquém. Tem sido chamado de monte da Bênção, porque ali Moisés fez um pronunciamento das Bênçãos de Deus para o povo de Israel. 

O monte Gerizim, ficava próximo ao monte Ebal, que permitia uma acústica ideal para Moisés falar a todo o povo. Enquanto o monte Gerizim era sinônimo de bênçãos para o povo, o monte Ebal representava o local de onde seriam pronunciadas as maldições para o povo errante.

 

c) Seol: a derivação desta palavra hebraica, é incerta. Duas teorias tem sido colocadas: primeiro, seol significaria interrogar, perguntar; e segundo, seol significaria o oco ou lugar mais profundo. 

 

No Velho Testamento, Seol significa “lugar dos mortos.” A palavra Seol, aparece em outros textos Bíblicos com outros sentidos, mas primariamente, significa lugar dos mortos.

d) Sinagoga: era um santuário em miniatura, para substituir o Templo. Era uma igreja. Não havia altar; e a oração e a leitura do torah, tomavam o lugar do sacrifício. 

Interessante, é que a sinagoga tinha também uma função social, pois era um ponto de reunião onde o povo podia congregar-se sempre que fosse necessário aconselhar-se sobre negócios da comunidade. 

A importância da sinagoga e sua função, é enfatizada no Livro de Atos. Jesus tinha o hábito de ir a sinagoga aos sábados, segundo relata o evangelho de Lucas 4:16. O Novo Dicionário da Bíblia, faz uma referência que em Jerusalém devia haver 394 sinagogas quanto Tito  a destruiu no ano 70 de nossa era. 

Hoje, a Igreja, o Templo de culto, adoração e louvou, têm a mesma função que a Sinagoga, pois é a casa de Deus, é o local onde cultuamos com outros, ao nosso Criador e Salvador. 

Alguns acham que não é necessário ir a Igreja, mas Jesus deu o exemplo, e Ele ia a Igreja, (Sinagoga) não esporadicamente, mas sim, por hábito, ou seja, fazia parte de sua vida, dedicar tempo no Templo. 

Pode um cristão permanecer fiel sem ir a Igreja? Para responder esta pergunta, lembro-me de duas ilustrações: Uma brasa longe do fogo, o que acontece? … apaga, mas junto das outras, ela se aquece e permanece acesa enquanto durar. 

Um cristão, junto de outros fiéis, certamente vai ampliar sua fé, pois sentirá o testemunho e o fervor de outros, que lhe serão um incentivo e vice-versa. Outra ilustração que recordo neste momento, é a de um graveto sozinho, ou vários gravetos agrupados. 

Um só é fácil ser quebrado, mas quando vários gravetos se unem, o esforço para quebrá-los deve ser maior, ficando até inquebrável. A união faz a força, estar congregando na igreja, com demais irmãos, é estar mais protegido e mais fortalecido. 

Por isto disse o Salmista: Alegrei-me quando me disseram, vamos a Casa do Senhor.” Salmos 122:1

e) Circuncisão: No capítulo dezessete de Gênesis, a circuncisão aparece primeiramente como algo espiritual, um sinal nacional da nação Israelita. Também era com um ato de consagração do homem a Deus. 

Vários textos Bíblicos apresentam reprovações aos homens incircuncisos, principalmente no Velho Testamento, pois no Novo Testamento, nem a circuncisão nem a incricucisão tem poder, mas sim a fé em Cristo, sendo que foi abolida esta necessidade da circuncisão, que era um ritual do Velho Testamento. 

Você pode conferir nas passagens seguintes: Gálatas 3:28 e 29, col.3:11, Rom 3:11, Efés. 2:8, Hebreus 8:6-13, etc. Mas afinal o que é a circuncisão? O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, assim define: Circuncisão, ato ou operação que consiste em cortar e retirar um excesso de prepúcio; postectomia.

MATIAS, o substituto de Judas, foi o primeiro a ser apedrejado e em seguida, decapitado. 

Outros seguidores e como foi o seu final:

ESTEVÃO morreu apedrejado.

MARCOS foi arrastado pela ruas de Alexandria, no Egito, até morrer.

BARNABÉ, também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.

PAULO, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma, por ordem do tirano Nero. Talvez você esteja indagando: fizeram tanto por Cristo e receberam este tipo de recompensa? 

Respondo: Não, pois a morte não foi o fim da vida deles. A Bíblia esclarece que a morte é um sono, e não o final de tudo, pois Jesus irá ressuscitar a todos, e então sim, cada um terá a sua recompensa. 

E certamente, estes apóstolo de Jesus Cristo, juntamente com os salvos na Nova terra, irão se regozijar tanto com as maravilhas da Nova Jerusalém, que olharão para o passado, e ainda dirão: “Fizemos tão pouco para recebermos tanto.”

 

– Veja aqui o Índice Completo das Perguntas

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

035. É pecado jogar video game?

Para o programa “Linha Aberta” do dia 09 de Abril de 2001. “Você acha prudente …

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

Deixe uma resposta