Screenshot

10 – Da Tormenta á Bonança

TEMA: O livramento

PROPÓSITO: Desenvolver a fé da igreja

TEXTO: Mat. 8:23-27 

TESE: Mostrar que a presença de Jesus traz segurança

INTRODUÇÃO

Às vezes passamos por momentos em que os problemas da vida parecem que vão destruir a nossa fé. Mas é exatamente nesses momentos difíceis que Jesus estar disposto a nos ajudar. Vejamos como podemos vencer tais situações, a exemplo dos discípulos, analisemos de que forma esse livramento ocorreu.

 

I – QUANDO JESUS ESTÁ CONOSCO (v. 23, 24, 25).

 

A – Os discípulos convidam Jesus para estar com eles – A presença de Jesus causou a diferença naquele barco. Já imaginou se os discípulos não tivesse convidado Cristo a ir com eles; possivelmente todos teriam morrido.

B – Quando a tempestade parece nos devorar – Assim como aquela tempestade, os problemas podem surgir repentinamente em nossa vida. A tempestade parecia insuportável e destruidora. Jesus se encontrava dormindo, porque nele estava a solução e em mais ninguém. O criador da natureza se encontrava tranqüilo.

C – Quando os discípulos perceberam a presença de Jesus no barco – Os discípulos eram pescadores profissionais, já tinham enfrentado outras tempestades e em meio aquela tormenta começaram a lutar sozinhos tentando conter a tempestade. Eles não foram a Jesus em primeiro lugar, quando perceberam que não tinha mais jeito, reconheceram a presença de Jesus, eles tinham a solução e não sabiam.

II – QUANDO JESUS ESCUTA O CLAMOR (v 25, 26).

A – Quando reconhecemos nossa incapacidade – Os discípulos olharam para si e viram que não havia mais saída, eram limitados, e ali reconheceram que não eram ninguém sem Jesus.

B – Quando clamamos por ele – Naquele momento, aqueles pobres homens clamaram: senhor, salva-nos, estamos perecendo.  Há momentos na vida em que enquanto não clamarmos desesperadamente por socorro, Cristo não nos ouvirá.

C – Quando exercemos a fé – A Bíblia diz: sem fé é impossível agradar a Deus. Os discípulos temeram, mesmo tendo Jesus ao lado deles. Até ao momento de acalmar a tempestade não confiavam em Cristo.

III – QUANDO JESUS AGE. (V. 26 e 27)

A – O impossível aconteceu – Jesus é o Deus do impossível. A apalavra impossível não existe no dicionário de Deus e também não deveria existir no nosso. A tempestade só durou até o momento em que Jesus permitiu. Assim será na nossa vida, não importa qual o problema que estamos passando, esse mesmo problema só ira durar até o momento em que Jesus quiser.

B – Os discípulos se maravilharam – Os discípulos de Cristo não sabiam o Deus que tinham ao dispor deles, e nem sabiam do que ele era capaz. Por isso perguntavam: Quem é esse que até a natureza o obedece?

C – Tudo voltou a ser bonança – O que parecia um desastre em meio ao mar, voltou a ser tranqüilo e sereno. Jesus pode reverter uma situação por mais complicada que pareça aos olhos humanos

CONCLUSÃO

Quando Jesus está conosco temos segurança. A tempestade da vida vão surgir, mas nós temos a certeza, se exercermos a fé ele virá em nosso socorro e fará de nossa tormenta uma grande bonança.

APELO

Você está passando por dificuldades em sua vida espiritual. Não se desespere, entregue sua vida nas mãos de Jesus, confie nele e assim como os discípulos deixe ele guiar o barco de sua vida.

 

BAIXAR PDF

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

– Download

Índice do Tema


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

3- Abuso e violência na familia

A. Em Salmos 7:15, 16, o salmista Davi, que era objeto de ofensas e muita …

Deixe uma resposta