Screenshot

15 – Multidões Estão Buscando Jesus

TEMA: 

PROPÓSITO: Mostrar que a lógica racional que tudo tem que ser provado no laboratório satisfaz o intelecto, mas não preenche o coração.

TEXTO: João 12:12-26

TESE: Racionalizar ou crer

INTRODUÇÃO

A – Multidões estão buscando Jesus. De seu modo. Substitui o criador pela obra criada. Muitos buscam, estão, a solução de seus conflitos nas pirâmides, nos cristais ou nos astros.

 

B –  O coração humano é louco! Por isso corre e nunca chega; Procura e não acha; busca e jamais encontra.

 

C – No tempo de Jesus, também, multidões o procurava por várias razões.

I –  Havia festa em Jerusalém: João 12:12-20

1 –  Havia festa em Jerusalém. Multidões vinham de todos os cantos para participar da páscoa. Embora aquela desta de profundo sentido espiritual tivesse perdido a essência de seu propósito e se transformado apenas uma grande festa ritualizada, acompanhada de muito comércio e outras atividades paralelas.

a – Aquela festa. Porém, seria diferente das outras porque embora o povo Judeu não soubesse estaria presente o verdadeiro cordeiro pascoal, aquele que derramaria seu sangue para a remissão dos pecados e a libertação humana da escravidão espiritual.

b – Jesus entrou, triunfante, em Jerusalém. Todavia a sua realeza e majestade brilhou, embora palidamente, enquanto os homens cantavam hosanas a seu nome e agitavam folhas de palmeira.

c –  Ninguém queria perder a oportunidade de vê-lo e ouvi-lo. Alguns, por curiosidade, outros, porque não sabiam mais aonde irem busca de ajuda, e outros, porque esperavam ansiosos que o mestre da Galiléia cometesse um deslize para poderem condená-lo. 

2 – O verso diz que entre os que tinham subido para adorar durante a festa, havia alguns gregos.

II –   Alguns gregos desejavam ver a Jesus: 

(João 12:21-22)

1 –  Os gregos racionalizavam tudo. Na vida deles não havia lugar para a fé. Deus tinha que ser levado ao laboratório. Os deuses gregos tinham forma humana e se lhes atribuía paixões humanas. De outra forma, eles não conseguiram acreditar.

a –  Deuses humanos não salvam, nem são capazes de preencher o vazio do coração. A lógica racional de seu estilo de vida satisfazia o intelecto, mas não preenchia o coração.

b – Uma religião pagã saturada de idolatria, deixaram seu país em busca de algo mais concreto, que desse sentido a sua vida. Pelo que deduzimos do texto, é possível que eles tivessem abandonado sua religião pagã e aceitado o judaísmo, de outra  maneira não teriam ido a Jerusalém.

2 – O texto bíblico diz que eles procuraram a Felipe e lhe disseram: “Queremos ver a Jesus.” Este clamor dos gregos é mais sério do que imaginamos. As pessoas desejam ver a Jesus.

a – Existem muitos seres humanos que não vivem contentes na igreja onde estão porque falta algo concreto. Essa busca sincera os leva muitas vezes a procurar outra igreja, como fizeram os gregos. Só que o judaísmo também não satisfez a expectativa desses homens.

b – Deus tenha compaixão daqueles que, por cuidares tanto das vírgulas e tis, perderam de vista o único capaz de dar sentido ao cristianismo: JESUS.

c –  Existem hoje homens e mulheres que desejam ver Jesus como os gregos. Deixam tudo para ouvir falar de Jesus. O mundo está morrendo de fome. É fome de Jesus. Só Ele pode dar sentido a vida. Multidões parecem dizer: “Fale-nos de Jesus.” gente desesperada corria sempre a procura de Jesus, e depois de encontrar-se com Ele , os homens retornavam felizes e dispostos a enfrentar as lutas da vida e tornar-se vitoriosos.

 

d –  A mensagem de Jesus, porém surpreendeu os gregos. “chegou a hora de o Filho de Deus ser glorificado.”

III – A hora de o Filho de Deus ser glorificado. (João 12:23-26)

1 – de que estava falando Jesus? De sua morte, com certeza. Mas, que modo estranho esse de ser glorificado, morrendo? Geralmente, para receber a glória, os homens são levados a um palco e todas as luzes do mundo se concentram neles.

a –  Mas Jesus fala aqui de ser glorificado com sua morte. Ele está apresentando aos gregos o aspecto ilógico do cristianismo. Enquanto  os homens matam para vencer, Cristo morre e desse modo alcança a vitória. Enquanto os homens vivem para ser glorificado, Cristo é pendurado na cruz como um marginal, afim de alcançar a glória.

b –  Isto não combinava com a razão. Ali tinha que haver lugar para a fé. E os gregos tinham só dois caminhos: ou continuavam querendo entender tudo e permaneciam com o coração vazio e desesperado, ou acreditavam que por trás do sofrimento e da morte estava a glória. Era racionalizar ou exercitar a fé.

 

2 – E essa é a grande decisão que temos que fazer cada dia. Hoje é o dia do teu encontro com Cristo.

CONCLUSÃO:

A –  Está você desejoso de seguir a Jesus? Está a fim de conhecê-lo e segui-lo porque longe dEle nada compensou? Já experimentou em sua vida a busca incessante do coração e finalmente encontrou Jesus em seu caminho e está disposto a deixar seu destino com Ele? Parabéns! Mas lembre-se. Seguir a Jesus significa muitas vezes ser desprezado pelos amigos de outros tempos. Significa outras vezes rejeição por parte dos parentes. Você será chamado de “louco” “fanático”, “quadrado”. Muitas portas se fecharão. O barquinho, em algum momento, dará a impressão de que vai afundar. Mas não se esqueça, você não será nem a primeira, nem a última pessoa a passar por tudo isso. Muitos decidiram. Muitos sofreram e hoje são vitoriosos em Cristo, e desfrutaram da paz que só Jesus pode oferecer aos que correm a seus braços e vivem com ele uma vida de comunhão diária.

APELO

A –  Vem. Aceito o Senhor Jesus em minha vida.

B –  Jesus te convida hoje para depositar fé nEle e nas suas promessas.

C – Do lugar onde estas fique em pé e oremos.

 

BAIXAR PDF

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

– Download

Índice do Tema


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

3- Abuso e violência na familia

A. Em Salmos 7:15, 16, o salmista Davi, que era objeto de ofensas e muita …

Deixe uma resposta