19 – Resultados Eternos

ASSUNTO: Lar e Família.

OBJETIVO: Conscientizar os pais da importância dos primeiros ensinos do lar cristão

TEXTO: 2Rs 5:2-4.

 

TESE: A educação cristã determina uma boa conduta.

INTRODUÇÃO:

 

Embora implícita, encontramos neste texto a lição de que uma autêntica educação cristã determina uma futura boa conduta. Portanto, os pais devem dar grande importância aos primeiros ensinos do lar. Pois uma conduta de confiança e honra a Deus e respeito aos semelhantes são conseqüências do cumprimento, por parte dos pais, de uma boa educação, que é fundamentada em Cristo.

 

Mas, quando essa boa conduta é exteriorizada? Vejamos.

I. Nas Adversidades

a) Perdas

“Ben-Hadade, rei da Síria, havia derrotado os exércitos de Israel na batalha em que resultou a morte de Acabe. Desde esse tempo, os sírios tinham mantido contra Israel uma constante guerrilha; e numa de suas incursões, levaram prisioneira uma menina, que na terra do seu cativeiro ficou a serviço da mulher de Naamã”. 

A pequena jovem hebréia foi levada de seus pais e os demais familiares para um lar desconhecido e pagão. Mesmo diante de uma situação adversa e dolorosa (perdeu sua família, amigos, lar, etc.), ela continuou respeitando e honrando a Deus.

ILUSTRAÇÃO:

Quando tinha 16 anos fui para o internato. Era praticamente a primeira vez que saía de casa. Fiquei meses sem ver minha família. A solidão e a saudade (dos meus pais, irmãos, amigos, igreja de origem, do meu quarto, etc.) eram grandes. Então, lembrava da orientação dos meus pais, de buscar a Deus em todos os momentos, inclusive diante das adversidades. Ao olhar para trás vi quantas vitórias já havida obtido com esse método. Então,  buscava a Deus e encontrava forças.

Apesar de ter sido difícil de suportar, principalmente a saudade da família, esse episódio de minha vida é apenas um protótipo do que a jovem hebréia viveu.

b) Na Humilhação

A pequena jovem hebréia vivia na casa do capitão do exército sírio como uma escrava, obrigada a servir. Ela “deve haver prestado um serviço fiel; do contrário não havia sido empregada na cada de um funcionário tão importante”. 

II. Do Testemunho

a) Refletindo uma conduta divina

Referindo-se à conduta da pequena jovem hebréia, no período em que vivia na casa de Naamã, Ellen White expressa: “A maneira como se comportou neste lar pagão é um forte testemunho do poder dos primeiros ensinamentos do lar”. 

Mesmo estando diante do homem que era o capitão do exército que lhe arrancou do seio de sua família e a levou para um outro país, não exerceu uma conduta de desrespeito ou rebeldia, mas o tratou com diligência; não desejou-lhe o mal.

b) Apontando Deus

O v. 3, “oxalá o meu senhor tivesse diante do profeta que está em Samaria! Ele o restauraria da sua lepra”.

Ela confiava piamente no poder de Deus por intermédio do profeta Eliseu, e tinha em sua mente a recordação das grandiosas obras que este profeta havia feito em Israel. “Pois os pais da menina hebréia lhe haviam ensinado que para Deus não havia nada impossível”.  O testemunho dado pela pequena jovem em favor de Deus, em uma terra estranha foi uma conseqüência da educação oferecida por seus pais. A esperança que Naamã tinha de que Deus poderia curá-lo originou-se da fé testemunhada pela pequena jovem escrava.

CONCLUSÃO:

Portanto, uma autêntica educação cristã determina nos filhos uma boa conduta ou uma proximidade tão grande de Deus que mesmo a despeito de todas as adversidades, como perdas e humilhações, a confiança nEle é mantida. E ainda mais: essa conduta de paciência, fé, honra, fidelidade, confiança, etc., refletirão o amor e poder de Deus, e O apontará para aqueles que não O conhecem.

APELO:

Quantos dos pais presentes, conscientizando-se de que não sabem em que setor os seus filhos poderão ser chamados a servir, querem consagrar-se ao Senhor para que a educação que lhes oferece seja direcionada por Deus?

Fiquem de pé e obtenham a bênção que será dada através da oração final.

 

BAIXAR PDF

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

Baixar


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Folheto Digital: Sábado, o Dia de Deus!

Esse folheto digital aborda o assunto do Sábado como dia de guarda na Bíblia Sagrada. …

2 Sermões em PDF para o Dia das Mães

Quem criou o Dia das Mães? Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante …

8- A única resposta a violência – Intervenção

A. DEUS ESTÁ DISPOSTO A INTERVIR, EM MEIO À VIOLÊNCIA 1. Quando a violência propagou-se …

Deixe uma resposta