253 – O sábado pode ser qualquer dia da semana?

“Jesus disse que devemos “trabalhar enquanto é dia”. Logo, é lícito trabalhar no sábado…”

“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. (João 9:4 RA).

Este verso da Bíblia também é tirado de seu contexto por muitos teólogos. Pegam a declaração de Jesus em que ele diz: “trabalhai enquanto é dia, pois vem a noite em que ninguém pode trabalhar” e dizem que ele estava mandando trabalhar no Sábado. 

Não existe base Bíblica para aprovar essa tese, sendo que Jesus guardou o sábado e jamais realizou obras ilícitas nesse dia (ver Lucas 4:16; João 15:10, etc.).

O Senhor está pedindo para eles trabalharem em prol do evangelho e em favor das pessoas enquanto há oportunidade. Jesus nem mencionou o Sábado nesse verso. Lembremos que “Jesus Cristo ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). 

 

Seu caráter é perfeito e imutável. Ele não iria criar uma Lei e depois pensar consigo mesmo: “arrependi-me de ter estabelecido o Sábado com dia de guarda, vou mudá-lo”. Ele não erra.    

 

QUALQUER DIA DA SEMANA?

“Não há razão linguística pela qual a palavra Sábado não possa ser aplicada a um dia de descanso no princípio da semana…” 

Quando se quer achar desculpas para transgredir os mandamentos de Deus, procura-se justificativas até para o adultério (“adulterei porque estava longe da minha esposa…”); para desobedecer ao mandamento do sábado, ocorre o mesmo.

Realmente não há uma razão linguística pela qual a palavra não possa ser aplicada a outro dia; muito menos há razão linguística ou teológica que apoie seu uso para outro dia da semana como sendo um dia santo.

A guarda do sábado não é uma questão linguística, mas sim uma questão moral , de adoração e de aceitação do Senhorio de Deus em nossa vida. Guardando o sábado demonstramos que aceitamos o senhorio de Deus e não do homem; mostramos que seguimos o padrão moral de adoração estabelecido pelo Criador e não o padrão moral e de adoração estabelecido pelo ser humano.

As Escrituras dizem que “bem aventurado é aquele que se guarda de profanar o sábado…” (Isaías 56:2) e não “bem- aventurado é aquele que se guarda de profanar o ‘domingo’…”.

O mandamento do sábado faz parte da lei moral de Deus, consubstanciada nos dez mandamentos; a mesma possui validade eterna (Êxodo 20; Salmos 119:152; Mateus 5:17-19, etc.), pois eternamente o homem deve possuir um padrão moral.

Jesus, virgem Maria e os apóstolos guardaram única e exclusivamente o sábado (Lucas 4:16; 23:54-56; Atos 16:13; 17:2; 18:3-4, etc); nós, como seguidores de Cristo, temos de seguir o Seu exemplo (João 13:15; I João 2:6). 

Autor: Leandro Soares.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta