29. O Dia Quando Deus fez uma Festa

(Este tema está inspirado num tema do Pastor E.E. Cleveland, intitulado “O Aniversário da Mãe de Adão”.) 

INTRODUCÃO: 

1. Foi a primeira festa que houve sobre a Terra. Deus havia terminado a Criação e a festejou. 

2. Mas não foi uma festa como as que a maioria dos seres humanos fazem atualmente:

a) Onde bebem bebidas alcoólicas. 

b) Aproveitam para praticar o pecado. 

c) Pernoitam e arruinam sua saúde.

3. A festa de Deus foi diferente. Muito bonita.

a) Foi uma festa espiritual.

 

I. QUANDO  E  COMO  FOI  A  FESTA  DE  DEUS

 

1. No primeiro domingo que houve na terra, Deus criou a luz. Gênesis 1:1-5.

a) Dizemos o primeiro domingo, porque o domingo é o primeiro dia da semana. 

b) Aqui temos um calendário (leve com você um para a reunião). A coluna do domingo, que está aqui de vermelho, é o primeiro dia da semana. 

c) Sei que muitos pensaram sempre que era o domingo era o sétimo dia, mas não é. No almanaque diz que é o sábado (contar: DOMINGO l.º, SEGUNDA-FEIRA 2.º, etc. Até chegar no SÁBADO 7º) 

d) No dicionário diz: DOMINGO (Procure no dicionário que deve ser levado com você): “Primeiro dia da semana”. 

e) Agora busquemos SÁBADO. Aqui diz: “Sétimo dia da semana começada no domingo”. (É preferível que algum dos assistentes leia.) 

2. No dia de segunda-feira fez a expansão… (leia) Gênesis 1:7,8. 

3. No dia de terça-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:11-13. 

4. Na quarta-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:16-19. 

5. Na quinta-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:20-23. 

6. Na sexta-feira Deus trabalhou. 

a) Criou os animais maiores. Gênesis 1:24. 

b) Criou o ser humano. Gênesis 1:26,27. 

c) Comprovou que tudo era “muito bom”. Gênesis 1:31. 

7. Chegou o sábado, foi o primeiro sábado da Terra.

Então estabeleceu a mais bela e sublime festa. 

Uma festa espiritual como monumento comemorativo da criação. 

Gênesis 2:1-3. 

a) Toda a raça humana existente participou nesse momento, pois Adão e Eva, criados na sexta-feira, eram toda a raça humana nesse momento. 

b) Deus somente considerou completa Sua obra quando incluiu na semana o sábado, o sétimo dia, não como dia de trabalho, mas como dia de repouso, dia de festa espiritual. Gênesis 2:1. 

c) Deus pôs o selo de seu exemplo ao repousar nesse sábado. Gênesis 2:1 ú.p. 

d) Nas festas costumamos ter expressões de desejos e bons augúrios. Deus fez mais que isso. Como é Todo-Poderoso dotou o sábado de atributos especiais fazendo-o um dia especial, diferente. “E abençoou o dia sétimo e o santificou.” Gênesis 2:3.

VISTAS LUMINOSAS (sem necessidade de dar nenhuma outra indicação, ao chegar este momento se acende o projetor, apagam-se as luzes, e você continua falando como se não houvesse ocorrido nada. Os slides são da Série “Século XX”‘). 

12-16 O sábado foi feito como o dia de repouso e de festa espiritual para ser consagrado a Deus, na criação. Foi o primeiro sétimo dia do mundo. 

12-17 Na santa Bíblia diz: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera”. 

12-18 Portanto, o sábado não é um dia comum. O primeiro domingo (ASSINALE A PRIMEIRA COLUNA DO 1.º DIA), Deus usou para criar como dia de trabalho, a primeira segunda-feira, 2.º dia, Deus usou como dia laboral (ASSINALE A 2.ª COLUNA). 

A primeira terça-feira, 3.º dia da semana (ASSINALE-A) foi de trabalho; o mesmo que na quarta feira, 4.º (ASSINALE-A); e a primeira quinta-feira 5.º dia (ASSINALE-A) e a primeira sexta-feira, 6.º dia (ASSINALE-A). 

Mas o primeiro sábado, esse primeiro sétimo dia, esse dia não foi de trabalho. O sétimo dia que Deus abençoou e santificou como dia de repouso. 

12-19 A Bíblia declara que “o sétimo dia será repouso para o Senhor teu Deus.” Assim como Deus repousou na criação, dando-nos exemplo, Ele estabeleceu que cada sábado fosse um dia de festa espiritual para ser consagrado a Ele. Portanto, já não é um dia comum. Não nos pertence. Deus o reservou para Ele. Devemos consagrá-lo para Ele. 

12-20 Há três sinais diferentes sobre esse dia. 

Primeiro: O exemplo de Deus: “Deus repousou no sétimo dia”. Ele não se cansa. A razão de ser desse repouso por parte de Deus é para dar exemplo, o qual faz inamovível nossa obrigação. 

Em segundo lugar: “Deus abençoou esse dia”. Embora Deus queira nos abençoar todos os dias, o sábado é o único dia que Ele abençoou. Abençoou-o como o dia de repouso. Não é um dia qualquer. Nenhum outro dia foi abençoado por Ele como o dia de repouso. 

Em terceiro lugar: “Deus santificou o dia de sábado”. Santificar quer dizer: “Pôr à parte para uso sagrado”. Portanto, se Deus separou o sábado para as coisas sagradas, não temos direito de usá-lo para nossos trabalhos (SEM NECESSIDADE DE INDICÁ-LO VERBALMENTE, ACENDEM-SE AS LUZES E VOCÊ CONTINUA EXPLICANDO O TEMA SEM INTERROMPÊ-LO.) 

8. ILUSTRAÇÃO: Durante a guerra de secessão, uma moça armada de um atiçador de ferro, uniu-se ao exército do Norte antes da decisiva batalha de Geettysburg. 

– Que esperava fazer com esse atiçador contra o exército do Sul? – perguntou-lhe alguém, depois da batalha. 

– Nada. Só queria mostrar de que lado estava – foi a resposta. 

a) Ao deixar de trabalhar cada sábado; assistir às reuniões religiosas; ler a Bíblia; fazer obras missionárias; em uma palavra, dedicá-lo a Deus como festa religiosa, estamos demonstrando de que lado estamos: se do lado de Deus, com os que Lhe obedecem, ou do lado dos que não têm interesse em obedecer a Ele. Eu, embora custe sacrifícios, decidi colocar-me do lado de Deus. 

9. ILUSTRAÇÃO: Um jovem do Congo esteve uma noite em uma estação missionária observando como as moças costuravam. Notou que o fio sempre se guia a agulha. Essa noite orou: “Senhor, sê Tu a agulha e eu serei a linha.”

a) Deixemo-nos guiar pelo Senhor. O que Ele mandar, façamos. 

b) Ele foi como a agulha. Fez primeiro e espera que nós O sigamos.

II. DEUS  TORNOU  OBRIGATÓRIA  ESTA  FESTA  DE  GUARDA

1. Quando deu os Dez Mandamentos, um dos dez indicava que cada sábado temos que dá-lo integralmente a Deus. Os Dez Mandamentos estão na Bíblia em Êxodo capítulo 20 

(SE TIVER A BÍBLIA CATÓLICA, LEIA NAS DUAS, COMPARANDO O MANDAMEN TO NAS DUAS TRADUÇÕES.) 

2. O mandamento do sábado está em Êxodo 20:8-11. 

3. Ali diz por quê temos que guardá-lo:

a) Êxodo 20:11. 

b) Esta festa é um monumento da criação.

Ao tê-la em conta estamos adorando a como Deus Criador.

4. A forma de guardá-lo: Êxodo 20:8-10; Isaías 58:13,14. 

5. É obrigatório, pois é um dos Dez Mandamentos. 

Lembra você quanto é 10 -1? Tiago 2:10-12. 

6. ILUSTRAÇÃO: Todos conhecemos a emoção de ver um desfile militar, e nosso coração terá sentido o estremecimento que acompanha a música marcial. Resplandecentes em seus bonitos uniformes, suas baionetas brilhando ao sol, os soldados num desfile oferecem um espetáculo imponente. Mas o que prova se um soldado vale, não é a forma em que reluz no desfile, mas o que faz no campo de batalha. Ali na imunda sujeira da trincheira, sofrendo alternadamente o frio ou o calor, farejando a morte no ar, ouvindo os gritos dos feridos e os queixumes dos moribundos, ele sabe que cada momento pode ser o último para ele. Um bom soldado suporta esta dificuldade, e é isso o que prova seu valor como soldado.

a) Todos dizemos ser cristãos e crer em Cristo nosso Senhor. “Desfilamos” bem. Mas no caso do sábado mostramos perante Deus. 

III. O  EXEMPLO  DO  SENHOR  E  DOS  SANTOS

1. Nosso Senhor o guardava. S. Lucas 4:16. 

3. A bem-aventurada virgem Maria e as outras mulheres também. 

S. Lucas 24:54-56. 

3. Os Santos Apóstolos ensinaram que há que guardar os mandamentos. I S. João 2:3,4. 

4. No céu continuará sendo guardado. Isaías 66:22,23. 

5. Por que Jesus não mudou e explicou que ninguém podia mudar nem uma simples letra ou um til dos Mandamentos? S. Mateus 5:17,18. 

VISTAS LUMINOSAS 

(NOTA: Costumamos usar diapositivos como estes, do Século XX. Se não tiver, não importa. Nesse caso faça o apelo agora, neste ponto.) 

13 – 7 Pode Deus mudar Sua própria Lei? 

13 – 8 Deus não pode mudar Sua própria lei, pois isto iria contra Seu caráter.

“Deus NÃO MUDA”. Na Bíblia, por meio do profeta Malaquias diz: “Porque eu, o Senhor, NÃO MUDO”. 

S. Tiago diz: “Do Pai … no qual não há mudança, nem sombra de variação.” 

13-12 Deus é o autor dos Dez Mandamentos, e pela Santa Bíblia sabemos que “os atos de Deus permanecem para sempre.” Em Eclesiastes explica: “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente: nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar.” 

17- 8 É porque a Lei de Deus não pode ser mudada, que para redimir-nos Jesus morreu no Calvário: 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crer nao pereça, mas tenha a vida eterna.” 

8 – 16 Aquele que morreu por nós nos mostra o caminho da vida eterna, por meio dos Dez Mandamentos e por meio de Seu exemplo. Ele guardou o santo sábado, morreu por você e espera que você não perca a salvação por deixar de ser fiel nisto. 

7- 3  Com Sua morte dá-nos a segurança eterna num mundo melhor. 

7-23 Onde, segundo o registro bíblico, “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. DEUS HABITARÁ COM ELES. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.” 

19-44 Que formoso será poder desfrutar das glórias que Cristo ganhou para nós com Seu sacrifício 

12-33 Segundo a Palavra de Deus, “O sábado será para os salvos na Nova Terra”. 

18-5 O Senhor nos indicou o caminho. Espera que sigamos Suas instruções para poder levar-nos quando vier. Marcou-nos o caminho em Seus Mandamentos e com Seu exemplo. 

São João registrou Suas palavras na Bíblia: “Se alguém me serve, siga-me.” 

ILUSTRAÇÃO: Uma professora perguntou à sua classe: “Como fazem os anjos a vontade de Deus?” 

– “Diretamente”, respondeu um aluno. 

– “Fazem de todo coração”, disse outra. 

– “Fazem muito bem”. 

Depois de uma pausa uma meninazinha disse: 

– “Fazem sem fazer Perguntas”.

16-27 Breve virá nas nuvens do céu, com poder e grande glória.   Nesse dia levará os fiéis para as moradas eternas. 

1-27 Ele morreu por você. Está você disposto a ser fiel a Ele, embora isto lhe custe algum sacrifício?

(FAÇA UM APELO PARA GUARDAR O SÁBADO, COM AS LUZES APAGADAS E ESTE DISPOSITIVO. CONVIDE OS QUE GUARDARÃO O SÁBADO A COLOCAR-SE DE PÉ, OU LEVANTAR AS MÃOS E ORE POR ELES.) 

Anuncie a hora da próxima reunião de sábado de manhã. 

Costumo chamá-la de “FESTA SABÁTICA”. 

 

Baixar

 

 

Índice de Temas


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

3- Abuso e violência na familia

A. Em Salmos 7:15, 16, o salmista Davi, que era objeto de ofensas e muita …

Deixe uma resposta