37. Juliano de Halicarnasso

Cristologia – Século VI – Halicarnasso

O corpo de Cristo era incorruptível.

O bispo Juliano de Halicarnasso ensinava e defendia ardorosamente a teologia de que o corpo de Cristo sempre foi incorruptível. Ou seja, ele jamais poderia decompor-se.

Essa doutrina ficou sendo conhecida pelo nome de aftartodocetismo, uma palavra de origem grega, que significa o seguinte: aphthartos = incorruptível e dokein = parecer.

Juliano era bispo de Halicarnasso e formou muitos discípulos entre os ortodoxos orientais. Halicarnasso era uma antiga cidade localizada na costa sudoeste da Anatólia, no golfo de Cós. 

Essa cidade tornou-se celebre porque entrou para a lista das sete maravilhas do mundo antigo, por causa do Mausoléu de Halicarnasso, uma tumba construída entre 353 a. C., pela rainha Artemísia II, para servir de túmulo para o seu irmão e esposo, o rei Mausolo.


A doutrina aftartodoceta defendida por Juliano de Halicarnasso entrou em conflito direto com a doutrina de outro patriarca ortodoxo oriental, Severo de Antioquia (456-538), o qual defendia que o corpo de Cristo tornou-se incorruptível somente depois de Sua ressurreição.

A teologia de Juliano ganhou impulso em 564, quando o imperador bizantino Justiniano I (483-565) adotou a posição doutrinária aftartodocetista, e desejou colocar essa doutrina na posição de ortodoxia e dogma.

Justiniano era um imperador autocrático, que controlava todo o sistema político e religioso do império. Uma grande quantidade de funcionários públicos vigiava a vida dos cidadãos do império. 

Ele sempre demonstrou possuir grande interesse em questões teológicas. Seu intento sempre foi o que unificar o Oriente e o Ocidente por meio do catolicismo.

Porém, quando Eutíquio, patriarca de Constantinopla, soube que Justiniano queria impor o aftartodocetismo numa posição de dogma, passou a opor-se aos desejos imperiais, sob o argumento de incompatibilidade da teologia dos aftartodocetistas com as Escrituras Sagradas.

Como resultado da oposição ao intransigente imperador, Eutíquio foi afastado de seu patriarcado em Constantinopla e substituído por João Escolástico.

Anastácio, patriarca de Antioquia, ameaçou certo descontentamento com a posição do imperador. Ele foi imediatamente advertido e preferiu o silêncio.

Então que Justiniano preparou um édito para impor a teologia aftartodocetista entre as comunidades cristãs do Império Bizantino. 

Porém, o édito não chegou a ser publicado em face da súbita morte do imperador no dia catorze de novembro de 565, durante seu trigésimo-nono ano de reinado.

 


Clique AQUI para acessar os outros temas.

 

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Biografias de grandes personagens da Historia

      1. Albert Enstein Baixar 2. Alfred Nobel Baixar 3. Aristóteles Baixar 4. …

Homens da Bíblia que não serviriam para Pastor

ANALISANDO CURRÍCULOS DE CANDIDATOS AO MINISTÉRIO O que se segue é um relatório confidencial sobre …

Verdades inconvenientes sobre a transição de gênero

Deus criou o ser humano à Sua imagem! O sentido dessa declaração pode ser apreciado …

Deixe uma resposta