Screenshot

8 – Concretizando a Fé em Nossa Vida

ASSUNTO : Fé 

OBJETIVO : Levar a igreja a ter fé e confiança em Deus.

TEXTO : Hebreus 11:11-3;6

TESE : O cristão vive pela fé 

 

INTRODUÇÃO : A teologia católica define fé de acordo com São Tomás de Aquino, “o ato do intelecto que assente à verdade divina, sob a influência da vontade movida por Deus mediante a graça”. Esse conceito, foi desenvolvido pela teologia de cunho racional da Idade Média.

A noção bíblica de fé que procede de todos esses movimentos é tão rigidamente intelectual, ela comporta, é verdade, elementos racionais, porém a fé bíblica, é um ato psíquico mais amplo do que o ato de fé definido por São Tomás de Aquino. Normalmente, contudo, a qualidade intelectual da fé, como é exposta na teologia moderna, é expressa no Antigo Testamento por outros termos, como: “conhecer a Deus”, o que não é conhecimento especulativo, mas experiência de Deus através da Sua palavra revelada e de Seus atos de salvação.

 

PARTE I : TIPOS DE FÉ 

 

 

A) A FÉ OBJETIVA: esse é o “objeto” da fé, aquilo em que se crê. O “sistema de princípios religiosos” como é o caso do Cristianismo.

B) A FÉ COMO VIRTUDE : Na vida cristã podem desenvolver-se muitas “virtudes” ou qualidades espirituais. A fé como virtude é apenas a fé subjetiva em ação, na vida diária do crente.

C) A FÉ SUBJETIVA : É o exercício da fé por parte do homem espiritual, a crença ativa a dependência de Cristo, em que o indivíduo deixa a alma aos cuidados do Senhor. É como se o crente dissesse: “Cristo é o alvo da minha vida e existência diária”.

A fé subjetiva é o meio da justificação, pois quando um homem toma essa atitude de outorgar a Cristo, este lhe envia o Seu Santo Espírito, para dar início ao processo transformador. Nesse processo estão incluídos: Justificação, Santificação e a Glorificação.

PARTE II : COMO DESENVOLVER A FÉ

A) A FÉ SE DESENVOLVE mediante o seu uso, não pode ser ensinada ou forçada, e nem pode ser destruída a verdadeira fé. Mediante o exercício da fé somos capazes de dar luz a outros. 

B) QUE HAJA EM NÓS O MESMO PENSAMENTO DE JESUS então haverá fé suficiente para cada necessidade, até mesmo aquela fé que remove montanhas, que modifica o destino das nações, sim, e que traz mundos a existência. Acreditamos nisso? Como? ( resposta ) Abrindo o coração, na meditação sobre forças invisíveis que circundam o trono da graça, da beleza e do poder, e, ao mesmo tempo, lançando ao nosso redor a proteção achada no pensamento de Cristo; assim se pode realizar isso.

C) ACRESCENTAMOS À NOSSA FÉ AS OBRAS que mostram os atributos que são expressões do Espírito de Cristo no mundo. Assim se desenvolverá a nossa fé tornando-se para nós a prova de coisas invisíveis.

D) SOMENTE COM O CORAÇÃO liberto do amor egoísta é que pode aninhar-se a fé que sustentará o crente em todas as condições da vida. Quando a fé habita no íntimo, temos verdadeira liberdade e a certeza de que não temos outro Senhor além de Jesus, o Cristo, e que somos protegidos pelo braço forte do Pai.

CONCLUSÃO

 A fé é um atributo da alma; não é algo que possa ser aprendido pela experiência física. Não vem mediante o exercício dos cinco sentidos. Não é algo que apresenta na experiência humana. Por exemplo, não é fé esperar o recebimento de um cheque no final do mês, se estamos trabalhando consequentemente vamos receber, isso é confiança. Quer outro exemplo? Não é fé você sentar-se numa cadeira sem testá-la, através da experiência humana sabemos que ao ser fabricada ela já foi testada para o uso. Portanto, sentar-se numa cadeira sem testá-la primeiro não é fé é confiança.

Precisamos exercitar a nossa fé confiando em Jesus e entregando nossos caminhos anseios e desejos nas mãos de Cristo, e mesmo que venha o medo dos problemas das tentações não temeremos porque Jesus está nos carregando em Seus braços.

APELO 

Está você disposto a confiar em Deus e a pedi-lo para que te ajude a ter uma vida totalmente entregue em Suas mãos em todos os momentos da vida ? Está disposto a acreditar mesmo onde aparentemente não há saída ? É essa fé que precisamos adquirir com muita oração e o poder de Deus. .

 

BAIXAR PDF

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

– Download

Índice do Tema


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

3- Abuso e violência na familia

A. Em Salmos 7:15, 16, o salmista Davi, que era objeto de ofensas e muita …

Deixe uma resposta