08 – Jesus, um manancial de Água Viva

TEMA: Jesus, Um Manancial de Àgua Viva

ASSUNTO : Reavivamento espiritual contra apostasia.

OBJETIVO : Levar a igreja a beber da fonte da vida que é Jesus.

TEXTO : Jereminas 2:13.

TESE : Bebendo da fonte da Vida, temos vida.

INTRODUÇÃO : No contexto da história do povo de Israel, eles estavam passando por uma rebeldia muito grande, a idolatria era muito forte entre eles e Deus tinha um amor muito grande por esse povo.

 

O comentário bíblico de Champlim, na página 2989, afirma que: “Eles não deram atenção a essas coisas e começaram a profetizar em nome de deuses falsos, como Baal. Os pastores de Israel abandonaram o rebanho e deixaram que forças sinistras os destruíssem … Baal tornou-se mais importante que Yahawe (Deus).”

 

PARTE I : O POVO DEIXOU O SENHOR.

A) PARA CAVAR CISTERNAS ROTAS : O Comentário Bíblico Adventista afirma que : “Podemos definir os dois males da seguinte forma: (1) o corte do real e verdadeiro e (2) e preferir o irreal e o falso, só que o primeiro leva naturalmente o segundo”. 

Em vez do povo de Israel aproveitar os riachos de águas vivas, se prendiam às cisternas rotas que não retinha as águas. As cisternas no Velho Testamento era o mesmo tipo de reservatório que temos hoje, nossas caixas d’água. Eles usavam como medida extrema para o tempo da seca e era tão pequeno que quase não dava para o consumo da família.

Note você que essas cisternas eram incapazes de reter qualquer tanto de água, e sem contar que tanto na cisterna quanto na caixa d’água é um lugar onde proliferam muitas doenças, enfermidades que levam até a morte, mesmo que muito bem cuidadas corre o risco de ter algum problema.

A) POR IRRACIONALIDADE  E LOUCURA DO POVO : O povo estava tão longe do Senhor que não se importava com o que estava acontecendo, trocaram o real e verdadeiro, pelo irreal e falso, deixaram de pegar água limpa e corrente para pegar água parada, sem vida e até às vezes com enfermidades.

PARTE II : JESUS FONTE DA VIDA.

A ) PORQUE ELE NOS AMA: E sabe que não temos vida em nós mesmos, sabe que quase sempre bebemos água de cisternas rotas, por isso deu seu amor, e João 7:37 fala: “quem tem sede, vem a mim e beba, quem crê em mim, como diz a palavra de Deus, “do seu interior fluirão rios de águas vivas”.

B) PRECISAMOS APENAS IR E BEBER : Como podemos fazer para beber dessa água? Buscando comunhão, leitura da palavra de Deus, oração e culto familiar. Sem essas coisas em nossa vida morremos espiritualmente, só vir a igreja não basta, precisamos mais Jesus, assim teremos vida em abundância, teremos revigoração da nossa alma e principalmente não mais teremos sede, porque somos saciados por Jesus.

CONCLUSÃO : Não podemos ficar presos em situações que nos acomoda na mediocridade espiritual, não podemos ser irracionais e loucos para deixar o Senhor e viver cavando cisternas que não retém as águas. Sabe porque? Porque Jesus nos ama, eu e você, por isso precisamos ir até Ele e beber da água da vida. Que Deus nos abençoe para isso. 

APELO : Quer você, hoje, deixar de beber da água parada na mornidão e beber da água da vida que é Jesus? Não quer você sair da mediocridade e mornidão e viver uma vida saudável por amor de Jesus.? Ele está de braços abertos para recebê-lo.

 

BAIXAR PDF

 

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

Baixar


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

6- A História de Maria: Estudo deste caso

(Apresente esta ilustração de forma prática) A. OBJETIVO – O objetivo desta apresentação é ajudar …

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

Deixe uma resposta