9 – NOS DECLARA JUSTOS

Somos todos pecadores. Não por nascimento, herança ou azar, mas por nossa própria escolha de fazer as coisas do nosso jeito, em vez do jeito de Deus, o único caminho de felicidade e Paz. 

Isso significa que todos nós, por mais cultos ou refinados que possamos ser, estamos condenados e perdidos. Somente quando reconhecemos esse fato básico da vida é que temos alguma esperança de algo melhor. 

Por nossas próprias escolhas, merecemos ser excluídos para sempre da vida que foi originalmente planejada para a raça humana. Somente quando percebermos nossa situação desesperadora é que buscaremos a Deus para que sejamos libertos. 

PROGRESSO

Nas próximas quatro lições, vamos explorar a solução de Deus para o nosso problema tão sério. 

Deus providenciou um escape para esse nosso dilema, e queremos ter certeza de que encontramos Seu remédio, em vez de um remédio de autoria humana, que pode nos fazer sentir bem enquanto prosseguimos em nosso caminho para a destruição; um remédio que pode levar as pessoas para as portas do céu e deixa-las lá do lado de fora. 

Quantos pecaram? 

 

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”

Romanos 3:23 

Verdadeiro ______Falso ______ A maioria dos seres humanos pecou. 

A Bíblia nos diz de várias maneiras que todo ser humano é pecador, merecendo exatamente a separação de Deus, o que significa destruição.

 Nenhum de nós pode reivindicar que é bom ou justo, não importa quão moralmente aceitável nossas vidas possam parecer, porque no íntimo de nosso caráter está a raiz do egoísmo, raiz essa que temos alimentado durante nossa vida toda. 

Vivemos para nós mesmos, o que nos leva à autodestruição, e isso é exatamente o oposto do caminho de Deus, que diz que ninguém vive para si, e traz vida. Nessa terrível realidade, um conforto que temos é que todos nós estamos na mesma situação juntos. 

O que devo fazer para ser salvo? 

“Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo.” Atos 16:31 

(A) _____ Somos salvos ao vivermos uma vida melhor. 

(B) _____ Somos salvos ao crermos em Jesus. 

(C) _____ Somos salvos ao irmos a um padre ou pastor. 

Como não temos como resolver nosso problema por conta própria, Deus providenciou uma maneira. Ele planejou Sua solução de forma que fosse simples e clara, para que ninguém fosse excluído da Sua solução por falta de estudos ou riqueza. 

Todo ser humano, não importa quais sejam as circunstâncias, pode pedir ajuda a Jesus. Se cremos que Jesus viveu e morreu para nos salvar, então demos o primeiro passo para sair dessa situação desesperadora em que todos nós nos encontramos. 

Existem muitas maneiras de salvação? 

 

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Atos 4:12 

(A) _____ A salvação só é possível através da vida e da morte de Jesus. 

(B) _____ Existem muitas maneiras de salvação. 

(C) _____ Se fizermos o melhor que pudermos, seremos salvos. 

A Bíblia é muito exclusiva quando apresenta o caminho da salvação. Diz de diversas maneiras que somente pelo caminho provido por Deus – a vida e a morte de Seu Filho– é que a salvação é possível. 

Nenhum professor humano, nenhuma filosofia ou religião podem nos salvar. Não importa quantos milhões sigam outro caminho, não há esperança de escape, a menos que sigamos o caminho de Deus. Todas as outras soluções para o problema do pecado são becos sem saída, levando apenas à destruição. 

E aqueles que não sabem sobre Jesus? 

“Mas Deus, fechando os olhos para os tempos da ignorância, ordena agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.” Atos 17:30 

(A) _____ Aqueles que não sabem sobre Jesus estarão perdidos. 

(B) _____ Deus não se importa se somos ignorantes. 

(C) _____ Deus não nos responsabiliza pelo que não sabemos. 

Servimos a um Deus muito misericordioso e justo. Enquanto o único caminho da salvação é a vida e morte de Jesus, Deus não responsabiliza um pecador por sua ignorância, seja por causa de sua idade ou cultura. 

Ele levará em conta as circunstâncias da vida de uma pessoa, especialmente em relação à luz ou verdade disponível para essa pessoa. Se alguém com entendimento limitado, responde a Deus e O obedece com o entendimento que possui, O sangue expiatório de Jesus cobrirá essa pessoa, desde que haja sincera e completa entrega a Deus. 

O que é justificação? 

 

“Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.” 

Romanos 4:6-8

(A) _____ Justificação é perdão. 

(B) _____ Justificação é a justiça imputada a nós. 

(C) _____ Justificação é liberdade para pecar. 

Duas respostas corretas 

A primeira coisa a entender sobre justificação é que Deus perdoa nossos pecados. Como não podemos fazer nada para mudar as escolhas passadas, Deus simplesmente nos perdoa, esquece o que fizemos. 

Não somos mais pecadores culpados. Este é o aspecto declarativo da justificação. Ser justificado é ser perdoado, ser absolvido, ser contado justo. Deus me declara perdoado e esquece, sem que eu apresente as obras para ganhar meu perdão. 

Como Abraão foi justificado? 

“Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Romanos 4: 2,3 

(A) _____ Abraão pode se orgulhar de sua justificação. 

(B) _____ Abraão foi justificado por crer em Deus. 

(C) _____ Abraão foi considerado justo. 

Duas respostas corretas Fazer boas obras, mesmo as melhores, não fornece nem ganha a justiça. A justificação é um presente da graça de Deus, não é recompensa pois não é por merecimento algum. 

Quando acreditamos nas promessas de Deus e aceitamos a vida e a morte de Cristo por nós, somos contados justos. Somos justificados ou declarados justos. 

Por que somos capazes de ser salvos? 

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).” Efésios 2:4,5 

Verdadeiro _____ 

Falso _____A Salvação é totalmente pela graça de Deus. 

A única chance que qualquer um de nós tem para a salvação é o fato de que Deus é amor. Somente por causa de Sua misericórdia e graça para conosco, temos alguma esperança de escapar da destruição. 

Não importa o que aprendemos sobre justificação e santificação, nós nunca devemos esquecer que a salvação é pela graça, não é recompensa, é totalmente imerecida. Podemos cooperar com a justificação de Deus, mas nunca podemos contribuir para nossa justificação. 

Nada do que fazemos, nem mesmo nossa fé, pode nos justificar. 

Qual é o resultado da justificação? 

 

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Romanos 5: 1 

O grande presente da justificação nos fornece justamente aquilo que nenhuma boa obra ou esforço valentes podem fornecer – paz com Deus. A culpa se foi, o medo se foi, a incerteza se foi. 

Eles são substituídos por paz e alegria, porque somos considerados justos por causa de Cristo. 

“Perdão e justificação são a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de uma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho por adoção. … A graça de Cristo é abundante para justificar o pecador sem mérito ou reivindicação de sua parte. A justificação é completa, perdão completo do pecado. No momento em que um pecador aceita Cristo pela fé, ele é perdoado. A justiça de Cristo é imputada a ele, e ele não deve mais duvidar da graça perdoadora de Deus.” (SDA Bible Commentary, vol. 6, p.1071) 

A justificação pela fé é o princípio mais básico do evangelho. É o ponto de partida da salvação. Se não experimentarmos a justificação, não temos esperança de salvação. Justificação é adoção na família de Deus. Deus me declara justo


CLIQUE AQUI para acessar o índice com todas as 16 lições.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

10 Séries Completas em Vídeo

SÉRIE DE ESTUDOS BÍBLICOS   Veja todas as séries que você vai encontrar nesse arquivo …

Série: A Verdade

              Ver no Youtube Assistir todos no Youtube   …

As Revelações do Apocalipse

  titulo arquivo 1.  Um Livro Aberto   2.  O Personagem Central   3.  O …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×