“E haverá … terremotos em vários lugares. Todas estas coisas são o princípio das dores.” (Mateus 24:7-8)
O mundo está verdadeiramente chocado com as imagens apocalípticas que surgiram a partir deste grande terremoto, que sacudiu violentamente a crosta terrestre logo abaixo de Port-au-Prince, capital do Haiti.
Foi comovente ver sobreviventes do terremoto trabalhando desesperada e febrilmente, usando marretas e suas mãos, para livrarem as vítimas que estavam presas debaixo dos escombros de concreto e implorando por ajuda.
A devastação é agravada com o desespero e confusão, as vítimas vagueiam nas ruas sabendo que seus parcos hospitais, edifícios governamentais, e serviços de emergência também estão paralisados. Água potável, energia elétrica e serviço telefônico são praticamente inexistentes.
Bondade no meio de Catástrofe
Ainda vai levar algum tempo até o alcance desta catástrofe e perda de vidas serem totalmente avaliados. Milhares de pessoas morreram.
No entanto, também tem sido reconfortante ver o derramamento internacional de caridade, o sacrifício e a ajuda humanitária. E agora é especialmente importante que os cristãos oferecam os seus serviços, doações e orações.
Por que?
Alguns perguntam, quis Deus enviar este cataclisma como uma punição divina sobre o país mais pobre do Hemisfério Ocidental?
Apenas um dia após o desastre, Pat Robertson disse na CBN que o povo do Haiti foi devastado pois seu povo “fez um pacto com o diabo”.
Precisamos ser muito cuidadosos para não apressar o julgamento em momentos como este. Comentando sobre uma catástrofe local em seu tempo, Jesus explicou: “Aqueles dezoito sobre quem a torre de Siloé caiu e matou, você acha que eles eram mais pecadores do que todos os outros homens que moravam em Jerusalém? Digo-te, não, mas se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis “ (Lucas 13:4- 5)
O diabo gostaria de apagar toda a vida humana e, de acordo com a lei, é o que nós merecemos. É somente pela graça de Deus que intervém que qualquer um de nós está vivo.
Então o que podemos aprender com esta tragédia?
Por um lado, como estamos perto do fim, terremotos poderosos como este vão atacar com maior freqüência e intensidade. A morte de Jesus foi marcada por um terremoto significativo, como também ocorreu outro grande em sua ressurreição (Mateus 27:54; 28:2). As Escrituras também nos dizem que a segunda vinda de Cristo será acompanhada pelo maior terremoto da história (Apocalipse 16:17-18). Somente os remidos irão sobreviver a este evento sísmico!
Há outra coisa que temos visto a partir do terremoto no Haiti. O conjunto da economia e da liberdade política de um país inteiro pode ser imediatamente alterado quando um terremoto reduz uma grande cidade à escombros, assim como eventos proféticos globais podem rapidamente ativar um terremoto dessa magnitude – ou maiores – podendo atingir Nova Iorque, São Francisco ou Los Angeles.
É só o paciente misericórdia de Deus, que preservou os Estados Unidos “de um grande” até agora.
Podemos ter certeza de que o Senhor pode trazer bênçãos positivas mesmo em meio a uma catástrofe devastadora como esta. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).
É um fato que as pessoas estejam mais abertas ao evangelho após esta catástrofe.
Com o aumento destes desastres naturais, há pessoas em toda a parte com seus corações ansiando por paz e segurança.
“O que devo fazer para ser salvo?” São as palavras que o carcereiro falou a Paulo e Silas na sequência de um forte terremoto (Atos 16:30).
Para os milhares que morreram nesta catástrofe, seus destinos já foram selados. Mas para os que estão vivos, ainda há esperança (Eclesiastes 9:4).
É por isso que é tão importante para nós usarmos esses momentos c para difundirmos o evangelho da graça.
Como um terremoto tão devastador como esse, nos oferece uma tremenda oportunidade. O povo do Haiti terá fome de esperança, uma esperança que só pode vir da Palavra de Deus. Juntos, nós cristãos poderemos ajudá-los a encontrar Jesus.
Este desastre natural é um lembrete de quão rapidamente o fim pode começar.
A medida que nos aproximamos do tempo do fim, o número de terremotos como esse que assolou o Haiti, irão intensificar-se. Nosso planeta inteiro está em convulsão e desmoronando sob o fardo do pecado.
“Nós sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto, até ao presente” (Romanos 8:22).
Extraído de Artigo do Pr Doug Batchelor, traduzido do site Amazing Facts