Festival celebra casamentos de menores de idade na Índia

Centenas de menores de idade se casaram no Estado de Rajastan, no noroeste da Índia, como parte do festival de “Akshaya Trtiya”, ou “Akha Teej”.

O dia é considerado auspicioso para os indianos, especialmente para comércio, compras e casamentos, já que se celebra o nascimento do deus Vishnu, tido como o guardador da vida no panteão hindu. É por esta razão que, todos os anos, se organizam centenas de casamentos entre crianças durante as comemorações.

Apesar de o matrimônio infantil ser proibido pelas leis indianas, uma vez que a cerimônia é realizada, a união torna-se válida.

Por isso, no festival deste ano, realizado há duas semanas, as autoridades indianas estavam em alerta e realizaram campanhas intensivas nos meios de comunicação para evitar a prática, considerada retrógrada.

De acordo com os dados da Unicef (Fundo da ONU para Infância e Adolescência), 56% das meninas indianas se casam antes dos 15 anos e 17% antes dos 10.

Uma pesquisa recente sobre saúde familiar nacional na Índia indicou que mais de 50% das meninas do Estado de Rajastan são mães antes dos 19 anos.

Incidência

A maioria dos casamentos infantis acontece em áreas rurais nos distritos de Jaipur, Alwar, Tonk, Sawai Madhopur, Bundi, Kota, Ajmer e Udaipur – todos no Estado de Rajastan.

O Estado é um importante destino turístico e conta com diversas atrações históricas e monumentos, como palácios, castelos e ruínas. No entanto, também apresenta um dos piores indicadores sociais do país: alto índice de analfabetismo, infanticídio, feticídio, casamentos infantis e violência.

Nas aldeias das regiões, as meninas são retiradas das escolas para que possam aprender suas obrigações matrimoniais – carregam água, fazem bolos de excrementos de animais para combustíveis e esfregam pisos.

Há várias possíveis razões para o grande número de casamento entre crianças na região. Os assistentes sociais apontam que os pais organizam estes matrimônios para economizar o custo da cerimônia, já que várias irmãs se casam ao mesmo tempo.

Além disso, os pais temem não conseguir noivos para suas filhas se estas crescem. No entanto, acima de tudo, as principais razões são a ignorância e a pobreza.

Efeitos negativos

Os efeitos negativos dos casamentos infantis são tão diversos quantos as razões pelas quais eles são realizados.

O matrimônio infantil está relacionado com problemas como o alto índice de natalidade, a pobreza extrema, o analfabetismo, a mortalidade infantil, a desnutrição e a baixa expectativa de vida no campo entre as mulheres.

De acordo com um relatório publicado na revista India Today, a população de Dbala Kachra, no distrito de Bhilwara, registrou 181 casos de casamentos infantis que fracassaram.

Em algumas ocasiões, os maridos venderam as esposas para outros homens. Por causa desse tráfico humano, muitas mulheres assassinaram seus esposos.

De acordo com Mohini Giri, ex-presidente da Comissão Nacional de Mulheres da Índia, trata-se de uma tragédia não apenas para as meninas, mas para o país, o fato de elas “sofrerem com esta prática retrógada e se casem antes que tenham a oportunidade de florescer”. BBC

NOTA:

Vishnu para os hindús é tido como um deus suave e companheiro cuja função é salvar e redimir o mundo, utilizando sua força de preservação e sustentação. Originalmente relacionado com o sol, para o hinduísmo Vishnu é o preservador do universo e a encarnação do amor, verdade, ordem e compaixão. Para seus adoradores, ele é o ser supremo, do qual tudo emana. Cavalga sobre Garuda, o pássaro fabuloso, ou descansa sobre Ananta, a serpente cósmica. A fim de restaurar o equilíbrio cósmico, Vishnu encarnou na terra em nove avatares, ou encarnações, algumas humanas, outras animais. A décima encarnação ainda está por vir.

Tal crença dos Hindús não encontra respaldo na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada é muito clara ao dizer que SOMENTE em Cristo Jesus há salvação e redenção.

Ato 4:12 – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Isa 48:17 – Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

1Co 1:30 – Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

Sal 130:7 – Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção.

1Cr 16:26 – Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o Senhor fez os céus.

Hab 2:18 – Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

A ênfase do evangelho para o tempo do fim

  Concluímos nosso artigo anterior observando o extraordinário significado da instrução que João recebera do “anjo forte” …

Babilônia mística revelada – Introdução

Daniel e Apocalipse são os livros mais valiosos para a última geração de crentes. Suas mensagens …

O desafio do evangelho no tempo do fim

  Nós estamos vivendo em uma época extraordinária da história da redenção! Nosso Senhor e …

Deixe uma resposta