180 – Quando Ocorrerá a Tribulação Final?

A Grande Tribulação

Vamos começar pelo que é seguro e certo:

• Jesus prometeu e irá voltar ao nosso mundo – João 14:1-3; Hebreus 9:28;

• Ele virá com todos os Seus anjos – Mateus 24:30, 31; 

• E todas as pessoas verão Cristo ao mesmo tempo – Apocalipse 1:7.

Assim, podemos afirmar com segurança: Jesus não irá arrebatar a igreja secretamente. É o que diz o texto a seguir, que compara o retorno do Senhor a um relâmpago (algo bem visível!)

“Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis.  Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.  Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.  

Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.  Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.  

E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”. Mateus 24:26-31.

Alguns textos que falam da Grande Tribulação

“Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá”. Marcos 13:19.

“Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade” Marcos 13:24.

A Tribulação

Em toda a história o povo de Deus passou por tribulações: 

“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10.

E a Palavra de Deus afirma que nos últimos dias, um pouco antes da volta gloriosa de Cristo, todos – justos e injustos – estarão no Planeta durante a maior de todas as tribulações: a perseguição que os fiéis enfrentarão por escolher o Sábado como dia de guarda (Ezequiel 20:12, 20) no lugar do domingo (Apocalipse 13). 

Isso é chamado de “Grande Tribulação”, pois o povo de Deus será provado ao máximo para que os anjos vejam quem realmente é fiel a Deus e quem não o é, lá no íntimo. “Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” Apocalipse 7:13-14.

Mas, os filhos de Deus não precisam ficar preocupados: se estiverem com Cristo, passarão pela tribulação, mas, serão protegidos durante tal período (Apocalipse 3:10). Apesar do sofrimento físico e emocional, os que seguem a Deus não serão abandonados. Seria bom desde já memorizarmos passagens bíblicas como as que se seguem: Salmo 46, Salmo 91, Isaías 33:15-17; Isaías 26:20 e 21; Isaías 41:18; Isaías 51:14.

Quando ocorrerá a Grande Tribulação

Estudando Daniel 12:1 juntamente com a sequência dos eventos que antecedem o fim, podemos concluir (biblicamente) que a tribulação ocorrerá um pouco antes do retorno de Cristo, mesmo que não saibamos a data específica. Vamos analisar Daniel 12:1 e depois a sequência bíblica dos eventos finais:

• Daniel 12:1 -“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro”. Daniel 12:1.

Miguel é um dos “nomes de honra” do Senhor Jesus, que é Deus no mais pleno sentido da Palavra (Colossenses 2:9) , e aqui é dito que depois de se levantar, ou seja, sair do Lugar Santíssimo do Santuário Celestial, e após a conclusão da Sua obra de julgamento (Daniel 7:9, 10), começará a tribulação, pois nosso intercessor (1 Timóteo 2:5) terá saído do Santuário, Templo Celestial, para nos buscar e “dar a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). É a presença dEle no Templo Celestial que garante a nossa paz.

• Sequência dos eventos finais – ao estudarmos os evangelhos (e outros capítulos da Bíblia), observamos uma sequência de acontecimentos que nos impedem de aceitar que a Grande Tribulação ocorrerá depois que a igreja for arrebatada . Veja:

Mateus 24

1º: A grande tribulação (verso 29);

2º: O escurecimento do Sol e da lua, a queda de estrelas (verso 29);

3º: A vinda gloriosa do Salvador em poder e majestade (verso 30);

4º: O arrebatamento visível dos justos (verso 31).

Marcos 13

1º: A tribulação (verso 24);

2º: O escurecimento do Sol e da Lua, a queda das estrelas (versos 24,25);

3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 26);

4º: Os santos são levados para o céu (verso 31).

Lucas 21

1º: Os eventos da tribulação (versos 25,26);

2º: Sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas (verso 25);

3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 27).

1 Tessalonicenses 4

1º: Segunda vinda de Jesus em poder e glória (verso 16);

2º: A ressurreição dos justos (verso 16);

3º: Os santos são levados para o céu de maneira visível (verso 17).

Apocalipse 6

1º: Terremoto, escurecimento do Sol, a Lua se torna sangue e a a queda das estrelas – meteoros (versos 12, 13);

2º: Segunda vinda de Jesus com poder e muita glória (versos 14-17).

Joel 2

1º: Escurecimento do Sol e da Lua (verso 31);

2º: Segunda vinda de Jesus em glória e majestade (verso 32);

Não é surpreendente que nenhuma das referências bíblicas dê a ordem dispensacionalista dos eventos? 

Como se preparar para a Grande Tribulação

1) Aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Isso envolve fé (Atos 16:30,31) e obediência (Mateus 7:21-23);

2) Não se iludir crendo na doutrina do arrebatamento secreto, pois do contrário a pessoa será pega de surpresa, como alerta Apocalipse 6:14-17!

3) Vigiar ficando atendo aos sinais da volta gloriosa de Cristo (Mateus 24:42, 44)

4) Ler 2 Pedro: 3 e seguir as orientações do apóstolo, atentando para os versos 12 e 14: “Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.” (verso 12).“Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (verso 14).

Deus lhe abençoe em sua caminhada cristã e que na “hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro” (Apocalipse 3:10) você esteja em pé diante de Jesus Cristo: 

“Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.” 1 João 2:28.

Quando Jesus voltar, sejam suas as palavras de Isaías 25:9:

“Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9.

 

Leandro Soares de Quadros

Consultor bíblico e conselheiro

Jornalista


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta