033. A Nova Terra o Jardim do Éden ou uma Cidade?

Consultoria Bíblica 

 

 

 A Nova Terra será o Jardim do Éden restaurado ou uma cidade?

Introdução:

É preciso lembrar que um dos princípios de interpretação da Bíblia é não especular o que não está revelado. 

Vez por outra, surgem perguntas ou dúvidas que não são fundamentais ou vitais para a nossa salvação e não devem nos causar desânimo ou falta de fé, pois tudo o que precisamos saber para obter o perdão e a salvação pela fé em Jesus e sua graça, está amplamente escrito por toda a Bíblia nas suas diferentes formas e maneiras.

Portanto, saibamos os limites do que a Bíblia diz, pois são suficientes para nos orientar o caminho para a Salvação, e aquilo que não estiver escrito claramente na Bíblia, é melhor guardar silêncio. Esperar para ver é uma atitude prudente, sábia e coerente para qualquer cristão.

A Nova Terra: uma cidade ou um jardim?

Diversas passagens bíblicas, são claras em apresentar a Nova Terra como sendo uma cidade. Veja algumas delas:

A – Apoc. 21:2: “E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo”;

B – Referindo-se a Abraão, em Hebreus 11:10 está escrito: “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, do qual o artífice e construtor é Deus.”

C – Apoc. 21:16: “E a cidade estava situada em quadrado … e mediu a cidade com a cana até doze mil estádios.”

D – O Profeta Isaías no capítulo 60 de seu Livro, no final do verso 14 diz: “… e chamar-te-ão a cidade do Senhor, a Sião do santo de Israel.”

E outras passagens que poderiam ser somadas a estas para mostrar que a Nova Jerusalém será de fato uma cidade.

Segue agora a pergunta: Não será então a Nova Terra o Jardim do Éden restaurado?

Veja o que a Bíblia responde:

Apoc. 22:1 e 2: “E mostrou-me o rio puro de água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 

No meio de sua praça, e de uma e outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para cura das nações.”

A Bíblia é clara em apresentar que na Nova Jerusalém, haverá um rio, uma praça, uma árvore … O que nos faz imaginar que as belezas do Jardim do Éden, poderão fazer parte da cidade de Jerusalém.

O escritor do Livro de Apocalipse, o apóstolo João, revela a medida da cidade, conforme Apocalipse 21:16: “… e mediu a cidade com a cana até doze mil estádios.”

Decifrar a medida exata do que significa doze mil estádios, é um tanto desafiador, pois existem várias hipóteses de medidas em metros, porém há uma medida que alguns comentaristas e teólogos consideram ser aproximada que 12 mil estádios: seriam mais ou menos como o tamanho do Estado de São Paulo. 

Pergunto então: Não caberia nesta cidade o Jardim do Éden? Esforcemo-nos e oremos para estar lá para vermos.

33.B – Porque vamos precisar de abrigo na céu?

Vamos ter casa no céu para nos abrigarmos de quê?

O Livro de Apocalipse, que nos oferece muitos dados sobre o fim dos tempos e da Nova Terra, diz que na Nova Jerusalém “não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira”. conforme Apoc. 22:27, o que permite entendermos que no céu não haverá ladrões, bandidos, etc.

Está escrito também que “a cidade não necessita nem de Sol nem da Lua, para que resplandeçam, porque a Glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua Lâmpada.” 

Porque então casas? Isaías 65:21 diz: “E edificarão casa e as habitarão, plantarão vinhas e comerão o seu fruto.” Para responder esta pergunta, vamos olhar para o início de nossa história.

Quando Deus criou Adão e Eva, lhes deu também um Lar: o jardim do Éden. Toda a terra era bela, tudo o que Deus havia feito era muito bom. 

Mas Adão e Eva tinham o seu cantinho, o seu Lar. Deus criou para eles um jardim, o Jardim do Éden, toda a terra e os animais estavam sob seu domínio, mas o Jardim do Éden era o lar deles.

A privacidade, o senso de ter o seu espaço próprio, o seu lugar, parece-nos que sempre foi o plano de Deus. 

Note: Jesus, certa ocasião, mostrou a falta deste espaço particular, como diz o Evangelho de Mateus 8:20 “As raposas tem covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Fiquemos portanto, com o que a Bíblia diz: “E edificarão casa e as habitarão” o restante são inquietudes; vamos nos empenhar em estarmos lá para ver não adianta conjectuar o que Deus não revelou.

33.C – Como será o relacionamento de marido, esposa e filhos no céu?

O Evangelho de Mateus no capítulo 22 a 33, relata-nos quando os saduceus em certa ocasião, interrogaram Jesus propondo-lhe uma questão de uma mulher que teve 7 maridos, e após a ressurreição de todos, com quem a mulher ficaria? 

Jesus então respondeu: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.”

E a Bíblia confirma isto, quando diz que nosso corpo será transformado num piscar de olhos, e o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, e que isto que é mortal, se revista da imortalidade, conforme está escrito em I Cor. 15:52 e 53.

Os salvos serão transformados, e serão como os anjos, onde não haverá casamentos nem procriação. 

Portanto, estaremos numa esfera mais elevada, pois o homem foi criado segundo a Bíblia um pouco inferior aos anjos, conforme Hebreus 2:7, que diz: “Fizeste-o um pouco menor do que os anjos, de honra e glória os coroaste …”

O idioma que vamos falar no céu, será a língua dos anjos. Em I Cor. 13:1, o apóstolo Paulo menciona que os anjos tem a sua linguagem peculiar.

CONCLUSÃO:

Encerro esta Consultoria Bíblica com o texto de I Cor. 2:9: “Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviam, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam.”

Ou seja, o que conseguirmos imaginar, assim não será o Céu; pois, o que Deus está nos preparando, não há como descrever com palavras. 

Está além de nossa compreensão. Fiquemos, portanto, com os dados que a Bíblia nos oferece, alegremo-nos com a certeza de que Deus está preparando um lugar para aqueles que o amam.

Vamos pois, amar a Jesus, seguí-lo de todo o coração, lembrando que amar não significa apenas dizer “Eu o amo”, mas seguir os seus mandamentos, pois Ele disse, conforme o Evangelista João, no capítulo 14:15, as seguintes palavras: “Se me amais guardareis os meus mandamentos.”

Vamos seguir os passos de Jesus, Ele nos deu o exemplo, e a recompensa será muito além de nossas expectativas. Lembre-mo-nos que vale a pena seguir a Cristo. Temos um Céu a ganhar; e um inferno a evitar. Gostaria você de sempre seguir a Jesus?

 

– Veja aqui o Índice Completo das Perguntas

 

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

035. É pecado jogar video game?

Para o programa “Linha Aberta” do dia 09 de Abril de 2001. “Você acha prudente …

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

Deixe uma resposta