A Tristeza Vem Antes

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. Atos 3:19.

O discurso que o apóstolo Pedro fez no pórtico de Salomão, foi incisivo. Ele não teve medo de dizer que os sacerdotes e líderes haviam crucificado o Filho de Deus. A certa altura, rogou a seus ouvintes que se arrependessem. Ele estava ainda falando “quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus” (Atos 4:1), e o prenderam juntamente com seu companheiro João.

As palavras de Pedro não caíram no vazio. “Muitos… dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número… a quase cinco mil.” Atos 4:4. E o primeiro passo para a conversão foi o arrependimento. Outros, porém, não atenderam ao convite divino para o arrependimento. Desprezaram para sempre a oferta do Céu, ou deixaram esse passo para mais adiante.

Conta-se que um rabi caminhava com alguns de seus discípulos, quando um deles perguntou: “Quando um homem deve se arrepender?” O rabi respondeu calmamente: “No último dia de sua vida.” Então, vários de seus discípulos protestaram dizendo: “Mas jamais saberemos qual será o último dia da nossa vida.” Sorrindo, o famoso rabi disse: “A resposta para esse grande problema é muito simples: Arrependam-se agora.”

De fato, agora é o tempo oportuno. Agora é o tempo de ouvirmos a voz do Espírito Santo, pois o arrependimento é um dom de Deus. (Atos 5:31; Rom. 2:4). Arrependimento é tristeza pelo pecado. O termo hebraico nacham significa “sentir-se triste”. O equivalente em grego é metanoeu, ou seja, “modificar a mente”. O verdadeiro arrependimento leva a uma mudança de atitude em relação a Deus e ao pecado.

Davi, num momento difícil de sua vida, aceitou o apelo do Espírito Santo. Sentiu-se profundamente triste pelos pecados que cometera. “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e, segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. … Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. … Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável.” Sal. 51:1, 3 e 10.

O Arrependimento é uma experiência dolorosa, mas constitui um passo necessário para se obter o perdão. O pecador perdoado desfruta de paz, certeza e alegria. Deus restituiu a Davi a alegria da salvação. E como teria ficado a cabeça de Davi, se ele tivesse caído na cilada de se arrepender mais adiante?

Pensamento par Reflexão

O arrependimento é a porta para o paraíso da alegria duradoura.

Rubens S. Lessa, A Esperança do Terceiro Milênio, pág. 113.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×