O Dilema da Dúvida

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. João 10:28-29.

A dúvida é um dilema que incomoda muita gente. E com Tomé não foi diferente. Meio desconfiado e com um pé atrás, ele olha para Jesus e não acredita no que está vendo. O Mestre, lendo-lhe o coração, propõe: “Põe aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no Meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.” João 20:27.

Certo homem perguntou ao bispo Sheen: “O senhor crê que Jonas permaneceu três dias no ventre de uma baleia?” O bispo respondeu: “Não sei, mas quando eu for para o Céu, vou perguntar-lhe.” Então o homem replicou: “E se Jonas não estiver no Céu?” O bispo respondeu: “Pergunte a ele.”

A dúvida é a causa de muitas desgraças. Na esteira da dúvida, há todo tipo de concepção a respeito do Universo e da vida.

Há dúvida até mesmo entre pessoas que se dizem cristãs. Certa ocasião, uma senhora de nossa igreja me disse: “Sou adventista há muitos anos, mas tenho dificuldades para entender certas coisas da Bíblia.” Não foi fácil convencê-la de que a Palavra de Deus é digna de crédito. Sugeri-lhe, então, que lesse o capítulo “Expulse a dúvida”, do livro Caminho a Cristo.

Algum tempo depois, aquela irmã, toda feliz e com o livro na mão, ressaltou o seguinte trecho: “Os ensinos e restrições da Palavra de Deus não agradam ao coração orgulhoso, amante do pecado, e os que não se sentem dispostos a obedecer-lhe os preceitos, estão prontos a pôr-lhe em dúvida a autoridade. A fim de chegar à verdade é mister que em nós exista um sincero desejo de conhecê-la, e um coração voluntário para obedecer-lhe. E todos quantos, com este espírito, se põe a estudar a Bíblia, encontrarão abundantes provas de que ela é a Palavra de Deus, e poderão obter quanto a suas verdades uma compreensão que os tornará sábios para a salvação.” (Pág. 111).

Ellen White afirma, algumas linhas abaixo, que existe “uma prova que está ao alcance de todos – tanto do mais culto, como do mais iletrado – e esta é a da experiência. Deus nos convida a verificar por nós mesmos a veracidade de Sua Palavra, a fidelidade de Suas promessas. Ele nos convida: ‘Provai e vede que o Senhor é bom.’” Sal. 34:8.

Pergunta para Reflexão:

Duvidar, enquanto muitos crêem, é sinal de intelectualidade ou insensatez?

Rubens S. Lessa, A Esperança do Terceiro Milênio, pág. 114.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×