Culto em Primeiro Lugar

Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. Gên. 8:20.

Depois de um extraordinário livramento, nada mais justo do que prestar um culto de louvor e adoração a Deus. Já em terra seca, após cento e cinquenta dias de predomínio das águas, Noé ergueu um altar. Ele deve ter dito: Antes de qualquer outra coisa, agradeçamos a Deus o fato de estarmos vivos. Para o holocausto, ele escolheu animais limpos e aves limpas. O patriarca tinha convivido com essas criaturas na arca, acariciando-as e alimentando-as. Agora, porém, devia sacrificá-las, oferecendo-as a Deus sobre o altar. Os animais escolhidos não tiveram tempo de andar pela terra desolada, nem as aves puderam alçar vôos altaneiros. Estavam destinadas a uma cerimônia muito especial.

O culto foi tocante. Reverência solene, gratidão profunda, alegria incontida, senso de dependência do Soberano do Universo: estes foram os ingredientes da primeira reunião após o dilúvio. Deus fora colocado em primeiro lugar porque Ele havia colocado Noé e sua família num lugar seguro.

Não é necessário que sejamos salvos de um dilúvio para pormos Deus em primeiro lugar em nossa vida diária. O dom da existência, a saúde, o auxílio dos anjos, a consolação do Espírito Santo, a salvação encontrada em Cristo Jesus e a esperança que nos aquece a alma – todas estas coisas são mais que suficientes para colocarmos a Deus antes de qualquer outra atividade. Noé, certamente, não despendeu tempo para verificar os estragos provocados pelo dilúvio. Ele também não se aventurou a subir algum morro ou montanha para ter uma visão mais ampla da terra. Por maior que fosse a curiosidade, o mais importante era agradecer a Deus o grande livramento. Ellen White assim descreve a atitude do patriarca: “Na alegria de seu livramento, Noé não se esqueceu dAquele por cujo gracioso cuidado haviam sido preservados. Seu primeiro ato ao deixar a arca foi construir um altar, e oferecer de toda a espécie de animal e ave limpa um sacrifício, manifestando assim sua gratidão para com Deus pelo livramento, e sua fé em Cristo, o grande sacrifício.” – Patriarcas e Profetas, págs. 105 e 106.

Nada deve impedir o dever da comunhão com Deus, no início de um novo dia. Não há prioridade que supere o louvor e a gratidão. Fala-se muito hoje em qualidade de vida. Na maioria dos métodos adotados, porém, Deus não faz parte da agenda. Seja o culto familiar ou individual o primeiro ato de nossa vida!

Pensamento para Reflexão

Começar o dia com Deus é o primeiro passo para a vitória em todos os nossos empreendimentos.

Rubens S. Lessa, A Esperança do Terceiro Milênio, pág. 123.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×