O Falso Lema Propaganda do CACP

Numa comunidade do Orkut um indivíduo que se apresentou como “representante” do CACP (possivelmente o Prof. Paulo Cristiano), falhou em responder perguntas bem objetivas, claras, que um irmão adventista levantou.

Para quem não sabe, vamos mais uma vez reproduzir o que constitui a linha de pensamento doutrinário tradicional, tanto dos protestantes e evangélicos quanto dos católicos sobre a Lei de Deus e o Dia do Senhor:

A — Os Dez Mandamentos são universais e eternos, válidos e vigentes para os cristãos.

B — A lei divina nas Escrituras se diferencia em preceitos morais, cerimoniais, civis, etc.

C — Dentro do Decálogo há o quarto mandamento estabelecendo que um dia inteiro entre os sete da semana deve ser o dia de descanso a ser santificado. Este princípio foi instituído na criação do mundo e deve ser mantido pelos cristãos hoje (mesmo que aplicado ao primeiro dia, sendo chamado de “Sábado Cristão”).

D — Jesus não transgrediu o quarto mandamento, mas sim reformou sua observância de acordo com a essência do princípios sabático.

Esses 4 posicionamentos teológicos foram estabelecidos oficialmente há séculos em documentos confeccionais batistas, presbiterianos, metodistas, luteranos, congregacionalistas, anglicanos, episcopais, católicos, ortodoxos, e mais recentemente por assembleianos, mórmons, e muitos outros mais. Como seria coerente relacionar ao CACP o texto de Judas 3 (sobre “a fé uma vez confiada aos santos”) enquanto que estão em grande contradição com o ensinamento de todas essas igrejas-mãe sobre essas questões? Pois assim devemos denunciar os erros propagados pelo CACP: a heresia Neo-Antinomista/Dispensacionalista, que está muito longe de representar o pensamento clássico, histórico e oficial de todas as igrejas-mãe da cristandade (das quais tantas outras derivaram).

Não existe uma só dessas igrejas-mãe que ensinem nos seus documentos confessionais qualquer coisa que desqualifique, desautorize ou descarte os Dez Mandamentos ou dê a entender que eles não são normativos à igreja cristã como regra de conduta, ou que não exista a distinção entre as leis morais (o Decálogo) e cerimoniais (abolidas na cruz) e civis (para o governo de Israel como Estado soberano), ou que o 4º mandamento não seja de origem edênica e que represente um mandamento de caráter moral e universal (mas sua santificação aplicada ao Domingo).

Sendo que as teorias do CACP contradizem todos esses ensinos históricos de toda a cristandade, então não procede dizer que preservam “a fé uma vez confiada aos santos” (Jd 3). Usam isso apenas como “lema” para passar uma falsa imagem de que defendem o pensamento tradicional, enquanto que ensinam exatamente o oposto.

Fonte: Adventismo em Foco


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Desmascarando o CACP – Rebatendo os erros doutrinários de um artigo do Sr. Paulo Sérgio Araújo

“Afinal, Que Sentido Tem a Palavra “Alma” na Primeira Metade de Mateus 10:28?   Diz …

CACP está entre os Piores Sites Apologéticos do Brasil

Apologeta que é bom não dá brecha para os polemistas, mas quando se trata dos …

A Refinada “educação” e espírito Cristão dos “Apologetas” do CACP !

Esta é a cópia de um post do Prof.Azenilto Brito, feita na comunidade Adventista do …

Deixe uma resposta