Uma lição objetiva
A missão do lar estende-se para além do círculo dos seus membros. O lar cristão deve ser uma lição prática que ponha em relevo a excelência dos princípios verdadeiros da vida. Semelhante exemplo será no mundo uma força para o bem. … Ao deixarem um lar assim, os jovens ensinarão as lições que aí aprenderam. Por essa maneira, penetrarão em outros lares princípios mais nobres de vida, e uma influência regeneradora será sentida na sociedade.
O lar em que os membros são polidos, cristãos corteses, exerce vasta influência para o bem. Outras famílias notarão os resultados conseguidos por um lar assim, e seguirão o exemplo dado, guardando por sua vez o lar contra as influências satânicas. Os anjos de Deus visitarão com frequência o lar em que a vontade de Deus domina. Sob o poder da graça divina esse lar se torna um lugar revigorador para os enfraquecidos e fatigados peregrinos. Mediante vigilância no dominar-se, impede-se que o próprio eu se afirme. Formam-se hábitos corretos. Há cuidadoso reconhecimento dos direitos alheios. A fé que opera por amor e dá sentido à vida serve de leme, direcionando toda a família. Sob a santificada influência de tal lar, o princípio da fraternidade estabelecido na Palavra de Deus é mais amplamente reconhecido e obedecido.
A influência de uma família bem ordenada
Não é questão de pequena importância para uma família, o manter a posição de representantes de Jesus, guardando a lei de Deus em ambiente de incrédulos. Requer-se de nós que sejamos cartas vivas, conhecidas e lidas “por todos os homens”. 2 Coríntios 3:2. Essa posição envolve tremendas responsabilidades.
Uma família bem ordenada, bem disciplinada, fala mais em favor do cristianismo do que todos os sermões que se possam pregar. Uma família assim dá prova de que os pais foram bem-sucedidos em seguir as instruções de Deus, e de que seus filhos O servirão na igreja. Sua influência aumenta, pois, à medida que comunicam, recebem para tornar a comunicar. O pai e a mãe encontram auxiliares nos filhos, os quais transmitem a outros as instruções recebidas no lar. A vizinhança deles é beneficiada, pois com isso se enriquece para o tempo e a eternidade. Toda a família se acha empenhada no serviço do Mestre; e pelo seu piedoso exemplo são outros inspirados a ser fiéis e leais a Deus no trato com o Seu rebanho, Seu lindo rebanho.
A maior prova do poder do cristianismo, que se pode apresentar ao mundo, é a de uma família bem ordenada, bem disciplinada. Isso recomenda a verdade como nenhuma outra coisa o pode fazer, pois é um testemunho vivo de seu poder sobre o coração.
A melhor prova de cristianismo de uma família é o tipo de caráter gerado pela sua influência. As ações falam mais alto que a mais positiva profissão de piedade.
Nossa ocupação neste mundo… é descobrir que virtudes podemos ensinar a nossos filhos e nossa família, a fim de que exerçam influência sobre outras famílias, e assim podemos ser uma força educadora ainda que jamais venhamos a abraçar o magistério. Uma família bem ordenada e disciplinada é mais preciosa aos olhos de Deus do que ouro fino, mesmo que o mais fino ouro de Ofir.
Maravilhosas possibilidades
Curto é o tempo de que dispomos. Não podemos passar por este mundo mais de uma vez; tiremos pois, ao fazê-lo, o melhor proveito de nossa vida. A tarefa a que somos chamados não requer riquezas, posição social, nem grandes capacidades. O que se requer é um espírito bondoso e desprendido, e firmeza de propósito. Uma luz, por pequena que seja, se está sempre brilhando, pode servir para acender outras muitas. Nossa esfera de influência pode parecer limitada, nossa capacidade diminuta, escassas as oportunidades, nossos recursos reduzidos; no entanto, se soubermos aproveitar fielmente as oportunidades de nossos lares, maravilhosas serão nossas possibilidades. Se abrirmos o coração e o lar aos divinos princípios da vida, poderemos ser condutos que levem correntes de força vivificante. De nosso lar fluirão rios de vida e de saúde, de beleza e fecundidade numa época como esta, em que tudo é desolação e esterilidade.
Os pais tementes a Deus difundirão de seu círculo doméstico para os de outros uma influência que atuará como aquele fermento que foi escondido em três medidas de farinha.
O trabalho fiel feito em casa educa outros a fazerem a mesma espécie de trabalho. O espírito de fidelidade para com Deus é como fermento e, quando for manifestado na igreja, terá efeito sobre outros, e será uma recomendação para o cristianismo em toda parte. A obra dos soldados de Cristo que a Ele se devotam inteiramente é de tão vasto alcance como a própria eternidade. Então, por que há tanta falta de espírito missionário em nossas igrejas? É por haver negligência na piedade doméstica.
A influência de uma família mal dirigida
A influência de uma família mal dirigida é dilatada e desastrosa para toda a sociedade. Acumula uma onda de males que afeta famílias, comunidades e governos.
É impossível viver de maneira que não exerçamos influência no mundo. Membro algum da família poderá encerrar-se em si mesmo de maneira que nenhum outro membro não lhe sinta a influência e o espírito. A própria expressão da fisionomia terá influência para o bem ou para o mal. Seu espírito, palavras, ações e atitudes para com os outros, serão inequívocos. Se essa pessoa viver no egoísmo, reterá como que uma atmosfera má ao seu redor; ao passo que se estiver cheia do amor de Cristo manifestará cortesia, bondade, terna consideração para com os sentimentos de outros e, através de atos de amor, comunicará àqueles com quem convive sentimentos brandos, gratos e felizes. Ficará evidente que ela vive para Jesus e que aprende diariamente lições a Seus pés, dEle recebendo luz e paz. Estará habilitada a dizer ao Senhor: “Pela Tua brandura me vieste a engrandecer.” 2 Samuel 22:36.
Ellen G. White, Fundamentos do lar Cristão, Capítulo 3.
Descubra mais sobre Weleson Fernandes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.