Calvino e a Música

João Calvino, pouco depois da Reforma Protestante, século XVI, nos deixou uma série de recomendações a respeito da importância da música no culto, ao escrever o prefácio do primeiro Saltério Genebrino, publicado em 1565.

O saltério era um hinário contendo todos os salmos em forma de poesia. Esses salmos haviam sido metrificados e colocados em rima por Clément Marot e Théodore de Béze, e haviam sido musicados por Claude Goudimel a pedido de Calvino, porque ele queria que os salmos voltassem a ser usados nos cultos, como hinos, tal como o livro dos Salmos, os quais haviam sido compostos em poesia hebraica e eram cantados no segundo templo de Jerusalém. A influência dos diversos saltérios que surgiram na hinologia a partir desta época foi tremenda.

Talvez o que deu maior popularidade ao Salmo 100, um dos muitos musicados por Louis Bourgeois, de melodia que conhecemos, foi a sua música, denominada Old Hundredth. O seu ritmo original era alegre e saltitante, bem no espírito do texto que nos convida a celebrar ao Senhor com alegria. Esta melodia ainda é usada hoje em muitas igrejas, com o texto da Doxologia “A Deus Supremo Benfeitor”.

A linguagem de exaltação a Deus contida nestes salmos metrificados, com o tempo, se tornou parte do pensamento cristão, e as idéias messiânicas neles incorporadas, fortaleceram a crença de que Jesus é o Cristo, escolhido para ser o salvador sa humanidade. A grande gama de emoções coberta pelos salmos, tocava os corações e os despertava à fé e à coragem. Devido a esta visão de Calvino o uso dos salmos metrificados cantados passou de Genebra para a Inglaterra e Escócia, e tornou-se generalizado em muitos países.

No Brasil, o primeiro hinário evangélico compilado foi os Salmos e Hinos, publicado em 1861; esta compilação foi uma das tarefas realizadas pelo primeiro casal de cristãos protestantes chegado no Brasil, Robert e Sarah Kalley. Este hinário ainda é o mesmo utilizado pela nossa Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Calvino deixou muito bem claro, no prefácio já mencionado, que quando nos reunimos no nome de Cristo para adora-Lo, não estamos ali para nos entretermos ou divertir os espectadores, mas para que haja proveito espiritual. Para Calvino, quando não há doutrina, também não há edificação e que, se quisermos de fato honrarmos os ensinos de Cristo, devemos conhecer o conteúdo de tudo o que é usado na liturgia, saber o que significa e qual a sua finalidade, para que o seu uso seja justificado e salutar.

Calvino sempre fundamentou a liturgia do culto baseada em três elementos principais: A Pregação da Palavra, as Orações e a Administração dos Sacramentos. Calvino também citou o teólogo Agostinho, dizendo que devemos ter grande cuidado para não usar, no culto, músicas que sejam levianas ou frívolas. Em vez de usar cânticos vãos e prejudiciais, ele sugere que os cristãos se acostumem a usar os Salmos, de músicas mais sóbrias, e a serem moderados, usando músicas que tenham peso e majestade, próprios para a igreja do Senhor Jesus Cristo.

Portanto, devemos tomar todo cuidado para não fazer da música um elemento simples; ao contrário, a música é para adoração do Criador e edificação da igreja.

Escrito por: João Wilson Faustini


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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