Como Aliviar seu Trabalho em Casa

Como podemos cumprir todas as obrigações familiares nesse mundo pós-moderno sem terminar o dia como um trapo, sem perder o ânimo e a vontade de recomeçar tudo no dia seguinte?

Neste momento histórico as atribuições femininas crescem consideravelmente, de tal forma que, muitas vezes, não sabemos como realizar tudo, ou como lidar com o sentimento de culpa por não fazer o que planejamos.

Muitas de nós, mulheres, além de trabalharmos diuturnamente em casa ainda temos que trabalhar fora para ajudar no orçamento doméstico, quando não somos as únicas responsáveis por todas as despesas do lar, não só ajudando, mas mantendo. No grupo feminino grande parte é “dona de casa em período integral”. No primeiro caso, a sobrecarga pode ser reduzida com a ajuda de uma boa secretária do lar. Graças a esse auxílio podemos chegar em casa depois de um longo dia de trabalho sem nos preocuparmos com as tarefas domésticas. Dessa maneira sobra mais tempo para dedicarmos aos filhos, ao marido, e por que não, a nós também.

O que fazer quando somos as responsáveis por realizar os diversos afazeres domésticos? Nesse caso, aqui estão algumas dicas para facilitar sua vida:

Abrir mão da onipotência – se não quiser terminar o dia esgotada, é necessário entender que não é possível fazer tudo sozinha e com a perfeição que gostaria. Somos seres humanos e nos cansamos depois de tantas atividades. Muitas vezes é necessário pedir a colaboração dos demais membros da família, a fim de não nos sobrecarregarmos. Com um pouco de colaboração nosso dia pode ficar mais leve, podemos evitar o estresse e, o que é muito importante, estaremos ensinando nossa família a dividir as responsabilidades do lar.

Deixar de lado a culpa – devemos sentir-nos felizes por todas as coisas que, graças a Deus, fazemos ao longo do dia, evitando alimentar o sentimento de culpa pelas coisas que não conseguimos realizar. Isso é muito importante porque o sentimento de culpa pode ir aos poucos minando a auto-estima e as crenças de auto-eficácia das pessoas. Não faz mal sentir culpa por uma coisa ou outra que não conseguimos fazer, desde que isso não se torne algo crônico e disfuncional.

Separar tempo para você – é muito agradável chegar ao fim do dia com a sensação de haver ajudado a suprir todas, ou a maior parte, das necessidades dos outros. Mas, é importante também separar tempo para realizar coisas que te faça sentir bem, pensando em você mesma, algo que proporcione alegria e bem estar. Um momento para “carregar as baterias”.

Procure praticar algum hobby diariamente, ou pelo menos tenha momentos de “ócio produtivo”. Isso a ajudará a encarar o dia seguinte com mais energia e bom humor.

Universidade Adventista Del Plata

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

PASSOS NA FORMAÇÃO DO LAR

  INTRODUÇÃO: 1. Poucos são capazes de imaginar o poder e os resultados que estão …

POR QUE ALGUNS PAIS FALHAM?

  Introdução: 1. Deus enviou o jovem profeta Samuel com a seguinte mensagem para Eli:2. …

Um Lar Segundo a Vontade de Deus

  Introdução: 1. Ler Ecl. 4:9-10, 12…2. A aritmética é a arte de calcular…3. Meus …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×
%d blogueiros gostam disto: