Julgueis sim. É preciso julgar.

Os cristãos têm deixado de pensar. E o principal motivo pelo qual isso tem acontecido é a errônea interpretação de uma das frases mais ditas pelos cristãos nos dias de hoje: “Não julguem para que não sejam julgados” (Mt 7:1 e Lc 6:37). O problema é que distorceram as palavras de Jesus! Fazemos julgamentos o tempo inteiro e é assim que escolhemos entre uma coisa ou outra. Isso não está errado! Na verdade, essa é a única forma possível de viver, afinal, todos os dias julgamos qual roupa será a melhor, o que vamos comer, que caminho devemos tomar até o trabalho… Tudo isso é julgamento! E o próprio Jesus, em outra ocasião, disse: “Não julguem segundo a aparência, mas segundo a reta justiça” (Jo 7:24).

O que Jesus quis dizer é que não devemos julgar as pessoas como salvas ou perdidas. Mas devemos, precisamos e não podemos deixar de julgar as ideias. São elas que moldam nossas atitudes, fazem nosso caráter e nos conduzem para a salvação ou perdição. Pelo amor de Deus, julguem ideias, não pessoas. Os profetas fizeram isso, Jesus o fez e nós, mais do que nunca, precisamos disso para discernirmos entre o certo e o errado.

É claro que ao julgarmos as ideias, sofreremos perseguição e seremos hostilizados. Vejam o que aconteceu aos profetas, discípulos e ao próprio Jesus! Quase todos foram mortos por combater ideias que conflitavam com a verdade! Mas PRECISAMOS fazer julgamento de novas e antigas ideias para que entendamos o caminho que estamos seguindo e avaliemos se é por aí que queremos seguir.

Essa mensagem não é um pedido para que vocês parem de julgar as pessoas. O centro desse texto é: julguem as ideias! Voltem a ser seres pensantes, voltem a debater ideias, repudiem as enganosas, combatam as erradas e as já estabelecidas! Precisamos mudar! Mudem! Transformem-se!

“Pensem nisto, pois: ‘Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado’” (Tiago 4:17).

E nós sabemos que precisamos combater ideias erradas. Não tenha medo de defender a verdade. Seu futuro eterno depende disso.

Por Gabriel Cayres

Fonte: Reação Adventista


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Pregações rasas e pregadores inaptos

Neste sábado, fui a uma nova igreja com minha esposa. O sermão pregado pelo pastor …

A Bíblia não é um Self-Service

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir …

Breve Análise da Unidade Protestante

                Aproveitando o mês de outubro, quando se …

Deixe uma resposta