Médicos Sem Fronteiras – Sua Doação pode Salvar Vidas !

Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.

São cerca de 28 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos que faziam com que muitos se calassem frente aos fatos testemunhados.

MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.

A organização é uma iniciativa independente de governos e sustentada, em grande parte, por contribuições privadas, o que lhe confere agilidade e liberdade para oferecer ajuda humanitária onde for necessário.

Oferecer cuidados de saúde em situações de crise é a base do trabalho de Médicos Sem Fronteiras. Conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação de MSF. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.

Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, MSF também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona, ou não existe. A organização oferece cuidados de saúde básica e de prevenção em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas.

Principais modos de Ação do MSF:

– Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis

– Alimentação e nutrição

– Saúde materno-infantil

– Campanhas de vacinação Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas (malária, tuberculose, chagas, HIV/Aids etc)

– Atendimento a feridos e cirurgia de guerra

– Cuidados de saúde mental

– Atendimento a vítimas de violência sexual

– Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade

– Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento

– Recuperação de hospitais e clínicas

– Treinamento de profissionais (equipe MSF e parceiros de organizações governamentais e não-governamentais)

Quem quizer contribuir financeiramente, se alistar como um voluntário ou apenas saber mais sobre o trabalho dessa organização pode procurar mais informações no site: Médicos sem Fronteiras.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

O que você precisa saber sobre a fome em 2012

Quantas pessoas passam fome no mundo e onde a maioria delas vive? Quais são os …

E se você precisasse beber água suja todos os dias para sobreviver?

Em 2010, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) promoveu uma campanha chamada “Dirty Water” (água suja). O …

Seis graus de separação entre você e uma criança com fome

A teoria dos “Seis graus de separação” diz que toda pessoa no mundo está conectada …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×