Não é o Louvor que Deus Quer


“Pois quando tirei vossos pais da terra do Egito, não lhes falei nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas ordenei-lhe isto: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordenar, para que vos corra tudo bem” – Jeremias 7:22-23 (Almeida Século 21).

Temos uma enorme capacidade de adaptar a Palavra de Deus às nossas conveniências e convicções culturais. Ao invés de nos regermos pela Palavra, com muita facilidade subordinamos a Palavra a nós. Quem ouve (se consegue prestar atenção e consegue entender) os sermõezinhos dos grupos de louvor, antes de cada corinho, pode pensar que o que Deus mais espera de nós é que cantemos nos cultos.

O que Deus mais espera de nós não é culto, mas obediência. Isto fica bem claro no texto de Jeremias 7:22-23. Os contemporâneos do profeta pensavam que culto era mais importante que obediência a Deus. No versículo 24, Deus diz que pensando e agindo assim “andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração perverso. Andaram para trás, e não para diante”. Ou seja, fizeram o que lhes agradava, que não era, necessariamente, o que agradava a Deus.

Que obediência é mais importante que culto já fora dito em I Samuel 15:22: “Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros”.

A igreja contemporânea também dimensionou o que agrada a Deus como sendo o que agrada: cantar, liberar emoções, buscar boas sensações. Não é que cultuar seja errado. Preciso afirmar isto que porque os crentes têm uma facilidade enorme de colocar na boca dos outros palavras que os outros não disseram. O que digo e repito é que obediência é mais importante que culto. Reafirmo que se uma pessoa louva a Deus, entra em transe em louvor, faz ar de quem está sentindo dor quando canta, seja o que for, mas não tem uma vida de obediência à Palavra de Deus, seu louvor não tem valor. É catarse de suas emoções, mas nada significa para Deus. É fingimento. O maior louvor é o da vida, e sem vida o louvor é ofensa a Deus porque zomba de sua onisciência.

Assim como Iahweh, no Antigo Testamento, Jesus também expressou que segui-lo se manifesta em obediência, não em louvor. Ele não disse: “Vós sois meus amigos se me louvarem”, mas disse: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14). Não confundam as coisas, nem se deturpe o que digo. A questão é esta: seu louvor pode fazer muito bem a você, mas nada significar para Deus se você não encarna e assume a Bíblia no seu viver. Cumprir a Bíblia pode lhe ser muito duro, mas é o que Deus espera de você.

Por faltar obediência à Palavra, a igreja contemporânea é forte em celebração e fraca em santidade. Porque louvor não produz santidade, mas é a obediência à Palavra que produz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11) e “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

Louvar a Deus é bom e nos faz bem. Mas o que ele mais espera de nós é obediência. Deus habita no meio dos louvores. Mas se glorifica na nossa obediência. “Obedecer é melhor”.

Autor: Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho


Fonte: Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

039. O que Ellen White fala sobre Dança

Dança – uma Escola de Depravação   Em muitas famílias religiosas a dança e o …

A igreja da parede preta

Surgem das novas comunidades evangélicas, movimentos carismáticos que atraem uma verdadeira multidão de adeptos; mas, …

A música no culto e o Sola Scriptura

Há algum tempo, um pastor adventista postou um vídeo em seu canal no Youtube falando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×